Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FAZENDÁRIOS da Bahia fazem paralisação por 24h diante arrocho salarial

Associação de ex-vereadores quer trazer para Salvador corpo de Thomé de Souza. Já tem mais de 20 anos que se fala nisso.
02/04/2019 às 19:14
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os fazendários do Estado paralisaram atividades nesta terça (02), mantendo sem funcionamento a maior parte das repartições de atendimento da Secretaria da Fazenda, postos fiscais e postos do SAC. A categoria também participou da caminhada que saiu do Campo Grande e foi até a Praça Municipal, em Salvador, que reuniu também os trabalhadores em Educação, técnicos da UNEB e UEFS, servidores da Saúde e funcionários da Justiça. 

   2. Os servidores reclamam do congelamento salarial, que já provocou perdas de 25% nos vencimentos desde 2013. O funcionalismo questiona também o sucateamento do Planserv, o aumento da alíquota previdenciária para 14% e o não pagamento da URV no executivo, itens que fazem parte da pauta geral de reivindicações, que atinge a todos os funcionários públicos do Estado. 

   3. Já os fazendários cobram outros pontos específicos da categoria, como o cumprimento do teto constitucional, mudança em gratificações dos técnicos administrativos, aumento do ponto da gratificação dos servidores do fisco e cumprimento das decisões judiciais transitadas em julgado. 

   4. O Sindsefaz (Sindicato dos Fazendários) questiona o discurso de que não há recursos para reajustar os vencimentos dos servidores. A entidade informa que entre janeiro e março deste ano a arrecadação subiu R$ 505 milhões se comparado com o mesmo período de 2018, um crescimento de 9,5%. “O governo diz que não tem dinheiro para atender nossos pleitos, mas nas ruas, no rádio e na TV somos bombardeados com uma intensa propaganda de feitos da atual gestão”, denuncia Claudio Meirelles, diretor de Organização do Sindicato. 

   5. O deputado Alan Sanches (DEM) diz que apoia os servidores, mas, destacou que a passeata de protesto deveria ter sido feita na governadoria e não no centro comercial da cidade.
                                                                    *****
   6. A Prefeitura de Santo André informou que a causa da morte de Arthur Araújo Lula da Silva, de sete anos, neto do ex-presidente Lula, não foi meningite. O caso aconteceu no dia 1º de março deste ano. As informações são do jornal O Globo.

   7. O neto do ex-presidente Lula deu entrada no Hospital Bartira por volta de 7h da manhã com febre, náuseas e dores abdominais. O quadro evoluiu para confusão mental e a criança morreu por volta do meio-dia. Na época, a causa atribuída pelo hospital foi meningite. “Apesar da notificação, o resultado do exame de líquor, realizado no mesmo dia pelo próprio Hospital Bartira, acusa bacterioscopia negativa”, informou a Prefeitura de Santo André.

   8. Amostras de sangue foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado divulgado nesta segunda-feira (1º) descartou todos os tipos de meningite como causas da morte. A Prefeitura de Santo André, no entanto, não informou qual o motivo do óbito de Arthur.

   9. A Associação dos Ex-Vereadores de Salvador (AveSalvador), presidida por Silvoney Sales, abraçou a proposta de Cristovão Ferreira Júnior “Cristóvinho” para que os restos mortais de Thomé de Souza, fundador da cidade de Salvador, e da esposa sejam transferidos de Portugal para a capital baiana. A proposta foi apresentada na manhã de hoje (02/04) durante reunião da entidade, destacando-se ainda o papel do português como primeiro governador-geral do Brasil. 

   10. Os restos mortais de Thomé de Souza estão no antigo mosteiro da cidade de Vila Franca de Xira, em Portugal. A indicação será encaminhada ao governador Rui Costa, ao prefeito ACM Neto e ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

   11. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já recebeu, desde o início das chuvas em março, 4.213 mil chamadas de emergência. Destes, 373 foram trotes, que obstruem as linhas e podem atrasar o atendimento a uma demanda realmente importante. 

   12. O serviço de telefonia da Codesal para registros de ocorrências atende durante 24 horas o ano inteiro. Com o início do período de chuvas, o número de as chamadas já começa a aumentar.

   13. As demandas da população são recebidas em 35 pontos de atendimento gratuitos, através do 199. São registrados casos como ameaças ou deslizamentos de terra e de imóveis, quedas de árvores ou risco de alagamentos, por exemplo. 

   14. A população pode ainda fazer as solicitações através do Fala Salvador 156, ou na sede da Defesa Civil, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô).

   15. O recadastramento no programa Primeiro Passo, auxílio financeiro de R$ 50 mensais dado pela Prefeitura às famílias com crianças em idade de creche e pré-escola (do nascimento aos cinco anos) que não encontraram vagas nas unidades públicas, continua aberto nas Prefeituras-Bairro até o próximo dia 10 de abril. Quem não se recadastrar terá o benefício suspenso. 

   16. Para ser feito, o beneficiário deve procurar uma das dez Prefeituras-Bairro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, portando RG, CPF e NIS do responsável.

   17. O deputado Marcell Moraes chamou o refeito Herzem Gusmão de "preguiçoso" em fala na ALBA.

   18. Quando a deputada Mirela Macedo (PSD) entrou nesta terça no plenário da ALBA quase é aplaudida pelos parlamentares da oposição. Mirela anda chateada com Rui Costa que foi a Lauro de Freitas e não a convidou.

   19. Roger Machado na mira do Bahia para ser o novo técnico.

   20. O deputado Adolfo Menezes (PSD) diz que Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil e se comporta como prefeito de uma cidade pequena.

   21. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta terça-fera, 2, que não está familiarizado com o uso de atiradores de elite, os snipers, pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, autorizado pelo governador Wilson Witzel, mas que concorda que o policial "não precisa esperar levar um tiro para reagir".

   22. "Não estou familiarizado com essa questão, e precisaria entender melhor ao que o governador está se referindo. O fato é que um policial não precisa esperar levar um tiro de fuzil pra reagir, mas ter que ver as circunstâncias", disse Moro, depois de participar de uma palestra fechada ao público não pagante na maior feira de defesa e segurança da América Latina, a Laad 2019.

   23. Duas medidas endossadas pelo governo Bolsonaro, o reajuste de até 4,33% no preço dos remédios e a formação de um grupo de trabalho que vai estudar a redução no imposto sobre cigarros, foram criticadas pelo deputado estadual Jacó (PT) nesta terça-feira (02), em sessão plenária na Assembleia Legislativa da Bahia. 

   24. Na avaliação de Jacó, trata-se de mais uma atitude contra a população brasileira, depois do encerramento do programa Farmácias Populares pelo governo "golpista" de Michel Temer.

   25. Numa ação solidária, policiais militares da 19ª CIPM ajudaram um homem que passava por necessidades e se encontrava em situação de vulnerabilidade há mais de um mês pelas ruas de Salvador. João Paulo do Nascimento, 31 anos, se perdeu dos amigos durante o carnaval, e só conseguiu retornar para a cidade de origem, em Ribeira do Pombal, na noite de segunda-feira (1), com um gesto social dos militares.

   26. João Paulo resolveu pedir comida e abrigo na sede da 19ª CIPM, bairro de Paripe. Após conversar com a guarnição sobre a situação, os PMs fizeram uma cotização, compraram a passagem e levaram João até a rodoviária, onde ele embarcou para a  terra natal, agradecido pela sensibilidade e acolhimento da equipe.

   27. A Unentel Distribuição acaba de fazer uma contratação de peso para seu time comercial. Vera Thomaz, ex-Country Manager da Plantronics do Brasil, é a nova Diretora Comercial da companhia. A Unentel Distribuição tem 30 anos de expertise distribuindo produtos de TI no Brasil com marcas como a Poly – antigas Plantronics e Polycom.

    28. Para Frederico Passos, Diretor de Desenvolvimento da empresa, este é mais um passo para tornar a Unentel referência na distribuição de produtos de TI no país. “Estamos confiantes no sucesso dessa parceria num ano de intensa expansão da Unentel. Vera assume a operação comercial na recém-implantada filial de São Paulo, onde as taxas de crescimento da empresa passam de 2 dígitos ano após ano”, comemora. O escritório fica Rua Cardeal Arcoverde nº 1749, em Pinheiros.