Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VISITA DE LULA AO VELÓRIO DO NETO TEVE REPERCUSSÃO POLÍTICA LIMITADA

Furdunço enorme no Ilê Aiê com fraude nos vouchers de cortesia com 80 falsificações. A Policia foi acionada.
02/03/2019 às 11:47
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Se o PT imaginou produzir um ato político diante da presença do ex-presidente Lula da Silva no velório do neto, em São Bernardo do Campo, conseguiu apenas em parte ao reunir integrantes de sua cúpula no cemitério da região do ABC, berço político de Lula, emoldurando o esquife do jovem com a bandeira petista. 

   2. Houve alguma repercussão mas não tanto quando pudesse se imaginar. Há de se dizer que o Carnaval - quando muitos políticos viajam para o exterior - atrapalhou e muito. Pior teria sido, a Lava Jato ter proibido a visita de Lula. Aí, sim, a repercussão e o embate político poderiam ter sido bem maiores.
 
   3. O que se deu em São Bernardo foi um ato humanitário por parte da Justiça concedendo a Lula o direito de ver o neto na sua última oportunidade não se podendo estabelecer com esse precedente, como alguns estão a julgar e querer, que ele seja amplo e irrestrito a outros presidiários. 

   4. Trata-se, no caso de Lula, de um ex-presidente da República condenado pela Justiça por atos de improbidade, porém, um político que tem grandes serviços prestados à Nação. Portanto, não representa um preso comum. 

   5. Também não se pode criticar como alguns estão a fazê-lo do aparato policial da escolta de Lula e da PM de SP, pois, se trata de um ex-presidente que ainda é muito querido pela população, mas, também, tem pessoas que o detestam. Daí que toda proteção é pouca. 

   6. Ainda assim, pelo que se viu o trato ao ex-presidente foi cortez, sem algemas, sem admoestações, e S. Exa. foi e voltou a Curitiba com segurança. 

   7. A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Estado informa que o governador Rui Costa cancelou todos os compromissos programados para este sábado (2) de Carnaval em Salvador. Rui foi a São Bernardo do Campo, na manhã de hoje, para o velório do neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo, de 7 anos.

   8. Fez certo o governador, mas, deu uma pisadinha de bola na sexta quando da morte do neto de Lula já com imensa repercussão, ao postar um video tocando tambor e dançando na saida do Olodum, sexta, à noite.
                                                                   *****

  9. Furdunço no Ilê: Nesta tarde de sábado (2 de março), a diretoria do Ilê Aiyê identificou uma fraude nos vouchers de cortesia que dão direito a fantasias do bloco, distribuídos para parceiros e amigos da entidade. Até o momento, cerca de 80 fantasias foram entregues a pessoas que compraram os vouchers fraudados, o que acarretou que outros associados ficassem sem fantasias, já que foram produzidas na quantidade correspondente ao número previsto de foliões para este ano. 

   10. O Ilê Aiyê já acionou a Polícia Civil,  que visitou a sede do bloco nesta tarde, e informa que os associados prejudicados terão fantasias para desfilar na segunda e terça-feira De Carnaval, com entrega na segunda-feira pela manhã. A Polícia Civil vai entrar na investigação do caso    

   11 Está na internet a Agência de Notícias da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Salvador. Através do endereço www. agenciadenoticias. salvador. ba. gov. br, os profissionais de imprensa e veículos de comunicação de qualquer lugar do mundo poderão baixar fotos (em alta resolução), vídeos e ter acesso aos textos do Carnaval e de outras ações do município.

   12. Para ter acesso às imagens em alta resolução, é preciso fazer um cadastro no próprio site informando os seguintes dados: nome do veículo, e-mail e CNPJ da empresa. Após a aprovação do cadastro, as fotos em alta resolução estarão disponíveis. As imagens podem ser utilizadas livremente, desde que citando o crédito dos profissionais.

   13. Baianos e turistas estão sendo abordados no Carnaval de Salvador por equipes da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foliões que brincam na pipoca, em blocos e camarotes recebem o "Passaporte do Trânsito Legal", contendo orientações sobre mobilidade, com alerta para que a pessoa não use transporte clandestino, serviços oferecidos pelo Detran e telefones de emergência de órgãos de tráfego, segurança e saúde.

   14. O turista mineiro Paulo Soares Regueira aprovou a iniciativa do órgão. "Muito legal essa atitude do Detran baiano, com a preocupação em orientar os visitantes para uma locomoção segura no Carnaval".

   15. Junto com o "Passaporte", o folião recebe um informativo sobre as punições da Lei Seca que, em casos de acidentes com morte, prevê multa de quase R$ 3 mil, suspensão do direito de dirigir e até oito anos de prisão. O Detran ainda promove a simulação do teste do bafômetro. As ações fazem parte da campanha de conscientização "Carnaval com trânsito seguro fica mais legal".

   16. Em entrevista à imprensa concedida hoje (02), prefeito ACM Neto falou sobre a música do Carnaval, os artistas da festa e a importância da renovação cultural da folia. A entrevista foi concedida na Sala Oficial de Imprensa Paulo Gaudenzi, no Campo Grande

   17. Agentes da Transalvador flagraram, na madrugada de hoje (02), cinco pessoas comercializando credenciais de moradores na Avenida Centenário. Os selos que estavam sendo vendidos irregularmente foram apreendidos pelos agentes de trânsito, e o grupo foi detido e conduzido a um posto policial.

   18. Os proprietários dos adesivos serão identificados pelo órgão e as credenciais bloqueadas. Essas pessoas terão também seu cadastro bloqueado para o recebimento no próximo ano. 

   19. “Nós buscamos meios de facilitar o acesso do morador a sua residência neste período, que sempre fica mais complicado devido ao grande fluxo de veículos acessando a região. Por isso nós criamos estas credenciais, que deveriam ser exclusivas. Infelizmente, alguns moradores insistem em vender esse benefício, e, portanto, serão penalizados”, afirmou o superintendente Fabrizzio Muller.

   20. Durante a operação da segunda noite de Carnaval, foram registradas 1.208 autuações, além de 71 remoções de veículos em situação irregular. Além disso, 560 veículos foram autuados por transitar irregularmente na faixa exclusiva para ônibus e taxis, localizada na Av. Centenário. Cerca de 350 agentes participaram da operação nesta sexta-feira.

   21. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) tem uma série de orientações para os foliões durante o Carnaval. E uma delas é a não utilização de armas brancas (espetinhos, facas, garrafas de vidro, martelos, chave de fenda e tesoura) nos circuitos da folia. Dessa forma, a pasta, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), retirou 582 objetos como potencial de arma branca durante a festa até aqui.

   22. Com essas apreensões, a secretaria visa trazer segurança para foliões e ambulantes. “Normalmente, neste período, a Secretaria de Saúde (SMS) registra um aumento no número de ocorrências relacionadas à arma branca. Então, consideramos importante esta comunicação no sentido de tentar prevenir alguns casos. Brincar com cuidado e segurança é sempre melhor”, comentou Felipe Lucas, titular da Semop.

   23. Como forma de alertar possíveis riscos, a Semop disponibiliza colaboradores nos circuitos Dodô e Osmar que informam como evitar acidentes com esses materiais que podem aparecer ser inofensivas. Além de prevenir incidentes, o objetivo dessa ação é evitar apreensões e prejuízos ao comercio informal.