Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CÂMARA DE SALVADOR terá postura independente e harmoniosa, diz GJ

Os trabalhos legislativos da Assembleia e da Câmara de Salvador se iniciam na segunda-feira, 4
01/02/2019 às 19:12
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Nesta segunda-feira (4), às 9h30min, o presidente Geraldo Júnior dirige a  instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura. Na sessão solene, o prefeito ACM Neto fará a leitura da Mensagem do Executivo e um balanço dos dois últimos anos de sua administração. O vereador Geraldo Júnior (SD), presidente do Legislativo Municipal de Salvador, afirma que “a Câmara manterá o diálogo independente e harmonioso com o Executivo Municipal, como prevê o princípio republicano, e os vereadores sempre vão buscar o melhor para Salvador”.

   2. O presidente afirma que o ano legislativo será mais um de muito trabalho, sempre em sintonia com a cidade e o povo. “Estamos atentos às demandas da sociedade e vamos aproximar ainda mais a Câmara do cidadão, dando vez e voz para quem não tem voz”, afirma Geraldo Júnior.


   3. A nova etapa também marca o encerramento de mandato de quatro vereadores, eleitos deputados. As renúncias foram protocoladas e publicadas no Diário Oficial do Legislativo (DOL) desta quinta-feira (31).  Os suplentes assumem os postos de efetivos, no Salão Nobre, antes do início da sessão.

    4. Ex-presidente da Casa, o vereador Leo Prates (DEM) deixa o Legislativo soteropolitano para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Assume em definitivo o posto deixado por ele na CMS o suplente Vado Malassombrado (DEM). Também eleito deputado estadual, o vereador Paulo Câmara (PSDB) será substituído por Atanázio Júlio (PSDB), veterano no Legislativo municipal.

   5. Outro vereador que migra para a Casa Legislativa estadual é Hilton Coelho (PSOL). A legenda passa a ser representada na Câmara de Salvador por Marcos Mendes. 

    6. Eleito deputado federal pelo PHS, o vereador Igor Kannário seguirá para Brasília e será substituído por Fábio Souza (PHS).

    7.  Além dos vereadores que encerram mandato na Câmara de Salvador, outros seguem escalados para servir a cidade através do Executivo municipal. Com a efetivação de Vado na CMS, o vereador licenciado e secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (DEM), terá Demétrio Oliveira (DEM) como suplente.

    8. Cotada para gerir a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPM), a vereadora Rogéria Santos (PRB) poderá ser substituída pelo suplente Alex Mini (PTN), por conta da coligação partidária (A Voz da Cidade - PRB/PTN).
                                                                 *****
    9. O governador Rui Costa participa na segunda-feira (4), às 16h, da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Durante a Sessão Solene na Alba, o governador apresentará ao Poder Legislativo sua mensagem anual, conforme determina a Constituição Estadual. Rui fará ainda um balanço das atividades do ano anterior e os planos do Governo do Estado para 2019.

   10. A preparação para o ano letivo 2019 na rede estadual de ensino começa na segunda-feira (4), com a Semana Pedagógica, que segue até sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. A abertura da atividade, em Salvador, será às 8h, no Colégio Estadual Norma Ribeiro, no bairro do Arenoso e marcará o primeiro contato do novo secretário Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, com a comunidade escolar.

   11. Jerônimo estará acompanhado por Walter Pinheiro, que tomará posse na Secretaria do Planejamento do Estado, na quinta-feira (7). 

   12. A jornada pedagógica na rede estadual está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. 

   13. Durante os cinco dias de encontro, os participantes irão discutir ações e atividades, bem como avaliarão o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

   14. A CCR Metrô Bahia contará com uma estratégia de atendimento especial neste domingo (3), para garantir a segurança e o conforto dos torcedores no primeiro Ba-Vi de 2019, que será disputado na Arena Fonte Nova.

   15. As estações de Metrô contarão com reforço nas bilheterias e haverá um aumento na frota de trens, para gerar maior oferta de lugares para atender a demanda. Os passageiros também contarão com reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) ao longo de todo o sistema, nas estações com maior fluxo no retorno pós-jogo e nas escoltas dos trens.

   16. Na Estação Campo da Pólvora, que fica a cerca de 400 metros do local do evento, a CCR Metrô Bahia reforçará a organização nas filas e orientações de uso do metrô, como proibições de consumo de bebidas alcóolicas, cigarros e permanecer no sistema sem camisa e/ou calçado. 

   17. Também será feito o monitoramento eletrônico por cerca de 2.000 câmeras das estações, passarelas de acesso e terminais de ônibus, no Centro de Controle Operacional (CCO) e nas Salas de Supervisão Operacional (SSOs) da concessionária.  O horário de funcionamento do Metrô não sofrerá alteração (das 05h às 00h).

   18. Durante todo o mês de fevereiro, servidores estaduais baianos poderão aproveitar a promoção especial das marcas Philco e Britânia, parceiras do Clube de Desconto do Servidor. Entre os benefícios estão abatimentos de até 40% sobre o valor de produtos e frete grátis, válido para compras acima de R$ 99,90, usando o cupom FRETEOFF. 

   19. Para que a promoção seja efetivada, as compras devem ser realizadas no hotsite de cada empresa: www.philcoparcerias.com.br/clubededesconto , para produtos da Philco, e www.britaniaparcerias.com.br/clubededesconto , para produtos da Britânia.

   20. As instruções para acesso ao hotsite da Philco e Britânia estão disponíveis no box de informações das empresas, na área do Clube de Desconto, disponível no Portal do Servidor ( www.portaldoservidor.ba.gov.br ). Vale lembrar que o primeiro acesso deve ser feito mediante cadastro de e-mail pessoal válido e código específico para os servidores estaduais. A campanha vai até 28 de fevereiro e as compras com frete gratuito devem ser feitas até o dia 10 do mesmo mês.

   21. Por meio da parceria com o Clube de Desconto, o servidor estadual terá acesso a mais de 150 produtos voltados para climatização, cozinha, cuidados pessoais, som, vídeo, refrigeração e informática, entre outras linhas.

   22. Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) será enviada para Minas Gerais para atuar no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho. Vinte e oito bombeiros se deslocam na noite desta quinta-feira (31), do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), no Iguatemi, para a cidade mineira. Eles levarão equipamentos de busca, a exemplo de câmeras térmicas e ferramentas de corte, e quatro veículos de tração, a pedido do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 

   23 anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, por meio do seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui). “Autorizei a Secretaria da Segurança Pública [SSP] a enviar uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros para ajudar na operação de resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho, atendendo a um pedido do Governo de Minas Gerais. 

   24. Já tinha manifestado a intenção de apoiar o estado e hoje estamos enviando um grupo especializado em salvamento terrestre de Salvador para a cidade mineira. O momento é de solidariedade, e continuo colocando as forças do Estado à disposição do Governo de Minas Gerais", escreveu o governador na rede social. 

   26. A cooperação entre os estados ocorrerá nos moldes do apoio que o Governo da Bahia deu ao estado do Ceará neste mês de janeiro. Integram o grupo que irá para Minas Gerais especialistas em busca e resgaste em estruturas colapsadas (Brec).

   27. O Salvador Shopping informa que segue acompanhando as negociações da convenção coletiva entre lojistas e comerciários e que, enquanto aguarda nova determinação do Tribunal Regional do Trabalho, terá funcionamento especial neste domingo.

   28. Quem passar pela Estação da Lapa a partir da próxima segunda,4, e quiser curtir os principais jogos do momento pode aproveitar a ação da empresa Saga no local. Até o dia 8, sempre entre 10h e 18h, o público vai poder jogar em estações de XBOX One e Playstation. A ação é gratuita e acontece no piso térreo, em frente ao metrô.

   29. Levantamento da Super Data Research aponta que o Brasil é o principal mercado de jogos digitais da América Latina e o quarto maior do mundo em consumo. São 3,4 milhões de gamers digitais no país. Os brasileiros movimentam cerca de US$ 1,5 bilhão ao ano, de acordo com a pesquisa, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

   30. O deputado estadual Marcell Moraes foi escolhido nesta sexta-feira (01), como líder do bloco formado pelos partidos PSDB e PSC na Assembleia Legislativa da Bahia. Em seu segundo mandato, com perfil aguerrido e combativo na Casa, Moraes afirma que o país vive uma mudança política e a prioridade é trabalhar para que o interesse público esteja à frente das questões partidárias. O deputado afirma ainda que além das questões políticas, utilizará todos os espaços para fortalecer o trabalho de cuidado e proteção animal.