Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Geraldo Júnior solicita desapropriação de construção no Cidade Jardim

Através de projeto piloto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) vai lançar, até final deste mês, o Núcleo de Atendimento a Saúde do Trabalhador
26/01/2019 às 19:02
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Durante o evento Abraço à Praça que aconteceu na manhã desse sábado (26), na Rua Leonor Calmon, no Cidade Jardim, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Geraldo Júnior (SD), mais uma vez demonstrou sua indignação contra a construção do Loteamento Reserva Cidade Jardim. 

2. O empreendimento da empresa Villas Construtora Ltda, foi iniciado na localidade de forma irregular, sem alvará de construção, autorização para supressão de vegetação e licença ambiental. Além disso, o condomínio que tem previsão de implantação de 12 edifícios, geraria um estrangulamento do trânsito no bairro, já que a única saída prevista no projeto original seria pelo Candeal, passando a ser pelo Cidade Jardim.

3. A Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) emitiu de forma acertada notificação suspendendo imediatamente as obras no local por conta da falta de autorização dos órgãos de fiscalização para a empreitada.

4. “Não irei permitir que o interesse individual de um único empreendimento venha prejudicar as milhares de famílias que vivem no Cidade Jardim. É um absurdo. Um condomínio com 12 edifícios começa a ser feito no Candeal, sem estudo de impactos de vizinhança, sem tratar questões importantes como ambientais, infraestrutura, trânsito e transporte. E ainda mudam o planejamento como querem, a bel-prazer, sem consulta, sem respeito às leis, normas vigentes e, principalmente, à população. Estou do lado do povo”, declarou o parlamentar.

5. Geraldo Júnior destacou ainda que solicitará a desapropriação da área para que a mesma seja destinada para construção de um espaço de lazer para os moradores do local.
                                                                   *****
6. Um homem que estava na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi atingido por um raio durante a forte chuva que caiu na cidade na tarde de ontem (26) e morreu. De acordo com o Centro de Operações Rio, quase 700 raios atingiram a cidade em poucas horas. 

7. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o banhista, de 35 anos, estava na altura do Hotel Copacabana Palace quando foi atingido. Ele teve uma parada cardíaca e foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto com vida, mas não resistiu.

8. A parceria entre o Clube de Desconto e as concessionárias do Grupo MC, em Salvador e Feira de Santana, termina o mês de janeiro com promoções especiais para o servidor estadual baiano. 

9. Até o dia 31, estão ativos três serviços especiais: revisão de férias para cinco itens do veículo, a partir de R$ 199; super troca de verão, incluindo óleo e filtro de óleo a partir de R$ 99, com direito a uma ducha grátis; e troca de pneus com benefícios especiais. Todas as ofertas podem ser conferidas no site www.grupomcparcerias.com.br. 

10. O pacote de benefícios é válido para cinco concessionárias, entre elas Brune (Renault), em Patamares, e Morena Veículos (Ford), na Avenida Luís Eduardo Magalhães – ambas em Salvador. Já no interior, integram o Grupo MC as concessionárias Norauto Veículos (Ford), Jubiabá Veículos (Renault) e Jacuípe Veículos (Fiat), todas na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana.

11. Os eleitores do município de Lauro de Freitas terão mais uma opção de local para realizar o recadastramento biométrico na cidade. A partir desta terça-feira (29),  em parceria com a Prefeitura, a quadra do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Itinga, será utilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral para atender a população com horário estendido e ininterrupto das 8h às 18h.

12. O cadastro da imagem e digitais dos eleitores é obrigatório e dever ser feito até o dia 22 de fevereiro, prazo final do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) para as cidades da Região Metropolitana de Salvador. Inicialmente, em Lauro de Freitas, foram dispensados pelo Tribunal 14 kits que atendiam diariamente cerca de 500 pessoas, com a ampliação do serviço mais 40 kits foram destinados ao município, que atenderão a aproximadamente 2 mil pessoas diariamente.

13. De acordo com o TRE, o município possui 130.735 eleitores. Destes mais de 75 mil eleitores ainda não foram biometrizados em Lauro de Freitas. O procurador geral do município, Kivio Dias, alerta para a necessidade de estar quite com a justiça eleitoral. “As pessoas que não fizeram o procedimento até a data estabelecida podem ter o título cancelado. 

14. O cancelamento tem outras implicações, como não poder se inscrever em concursos públicos ou prova para cargo ou função pública”, disse.

15. Através de projeto piloto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) vai lançar, até final deste mês, o Núcleo de Atendimento a Saúde do Trabalhador. A iniciativa visa o atendimento psicológico de funcionários desta secretaria, inicialmente sendo neste primeiro momento voltado exclusivamente para o quadro interno da equipe que atua na sede do órgão, rua Sabino Silva, 437, bairro Kalilândia.

16. O serviço, cujo projeto foi de autoria do secretário licenciado Ildes Ferreira, pensando no bem estar do servidor público, começa a funcionar na manhã do dia 4 de fevereiro. Entretanto, no dia 29 deste mês, às 15hs, será realizada a apresentação do projeto no salão da Sedeso.

17. O atendimento será desenvolvido através de demanda espontânea, com processo terapêutico pela psicóloga Tânia Rodrigues. A iniciativa é da Divisão de Gestão do Trabalho, do qual Paula Brito integra, integrada ao Departamento de Gestão do Suas, sob a coordenação da diretora Soneide Rios. E a cada dois meses serão desenvolvidas também atividades de acolhimento dando as boas-vindas aos novos funcionários do órgão.

18. A psicóloga Tânia Rodrigues enfatiza que o primeiro passo será o desenvolvimento de uma pesquisa através da aplicação de um questionário com os funcionários da Sedeso. “Pretendemos desenvolver um trabalho que possibilite ganhos na qualidade de vida dos trabalhadores visando o enfrentamento da depressão, que é considerada como mal do século”, afirmou.

19. Na última quinta-feira (24/01), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) recebeu ofício do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) informando que foi recomendado ao Instituto de Gestão e Humanização (IGH), gestora da Maternidade José Maria de Magalhães Netto, que realizasse a contratação de 65 enfermeiras(os) e 4 técnicas(os) de enfermagem para a instituição.

20. A medida tem como base relatório de fiscalização do Coren-BA que apontou o déficit de profissionais no quadro da maternidade em visitas realizadas pela enfermeira fiscal Mirele Fiorenza Borborema Custódio nos anos de 2016, 2017 e 2018.

21. Segundo o ofício do MP-BA, a gestora tem até o dia 22 de fevereiro para encaminhar o cronograma de contratação dos novos trabalhadores em número suficiente, conforme posição do Coren-BA, sob pena de eventual ajuizamento de ação civil pública.

22. De acordo com o relatório da fiscal, a maternidade possui 488 profissionais de enfermagem, sendo 159 enfermeiras(os) e 329 técnicas(os) de enfermagem. No entanto, a instituição deveria dispor de 557 trabalhadores, sendo 224 enfermeiras(os) e 333 técnicas(os) de enfermagem, conforme cálculo de dimensionamento de pessoal baseado na Resolução Cofen nº 543/2017.

23. Os setores que possuem maior déficit de profissionais são a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidades de Internação/Alojamento Conjunto, mas a fiscalização também detectou falta de enfermeira(o) na sala de vacina nos finais de semana e feriados e a falta de enfermeira(o) no Centro de Material de Esterilização (CME) durante o período noturno e nos finais de semana.