Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Dois homens são presos com bloqueadores de sinal de satélite

Uma ação da Policia na localidade de Portão, Lauro de Freitas, termina com um homem morto e dois feridos
20/01/2019 às 10:25
 MIUDINHAS GLOBAIS:

 1.Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Nordeste) interceptaram, na entrada do município de Ribeira do Pombal, um caminhão tanque roubado, de placa PKM-2799, carregado com gasolina, na manhã deste sábado (19). Dentro do veículo, os PMs encontraram instalado um bloqueador de sinal de satélite, conhecido como 'Chupa Cabra'.

 2. Na abordagem, o condutor do caminhão, Gleison Junior de Jesus foi preso em flagrante e explicou aos policiais que num posto de combustíveis, na BR 116, logo após a cidade de Ribeira do Pombal, ele trocaria o aparelho. “Seguimos para o local indicado por ele e lá prendemos também José Moises Santos de Almeida, que estava com outro bloqueador para ser instalado no caminhão”, explicou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais dos Santos.

 3. Ainda de acordo com o oficial, Gleison e José explicaram que trocariam o aparelho para em seguida continuarem a viagem até o município de Itabaiana, em Sergipe. “Imediatamente deslocamos para a referida cidade, com apoio da polícia sergipana e lá encontramos um galpão com diversas peças de veículos roubados e mais um caminhão”, disse o major.

 4. Todo material ilícito apreendido encontrado em solo sergipano foi apresentado na Delegacia Regional de Itabaiana, enquanto que José Moises Santos de Almeida e Gleison Junior de Jesus, juntamente com o caminhão tanque recuperado na Bahia, foram apresentados na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal.
                                                                       ****
  5. Mais uma chance de realizar o sonho de chegar ao Ensino Superior! Começou neste domingo, 20, o Vestibular Uesb para ingresso nos cursos de graduação em 2019. Durante os dois dias do processo seletivo, uma estrutura de segurança e aplicação de provas é montada para atender os mais de 13 mil estudantes que participam do Vestibular em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

   6. Neste primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que resolver questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática e Redação. Foram disponibilizadas 4h30 para que os estudantes finalizassem essa primeira etapa do processo seletivo. Uma das provas mais aguardadas do Vestibular é a Redação, que trouxe como proposta a discussão sobre "Ciência e tecnologia: acesso, benefícios e malefícios".

   7. A cobertura dos dois dias de provas está disponível na edição especial da Revista Eletrônica da Uesb. No material, será possível conhecer histórias de candidatos, detalhes do processo de seleção, aspectos das provas, entre outras curiosidades que fazem parte do Vestibular.

   8. Dados do primeiro diaApenas um candidato foi eliminado neste domingo, devido ao porte de aparelho celular durante a prova. Além disso, o percentual de abstenção na realização do exame foi de 15,6%, nos três campi.
                                                                       ****
   9. Nesta segunda-feira (21), às 8h30, na Rua Desembargador Manoel Pereira, no Costa Azul, em Salvador, o governador Rui Costa assina ordem de serviço para início das obras complementares da segunda etapa da urbanização integrada da comunidade de Paraíso Azul, orçada em R$ 20,32 milhões, com término previsto em 24 meses. 

  10. Após a solenidade, Rui visita as obras já realizadas que fazem parte do projeto de Urbanização Integrada em Assentamentos Precários, executado no bairro pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O projeto contempla um total de 718 habitações, 8 boxes comerciais, instalações de redes de saneamento, acessos e urbanização.

   11. Os mais de 40 mil condutores baianos que respondem ao processo de suspensão do direito de dirigir podem apresentar a defesa prévia, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), até o próximo dia 31.

   12. Em Salvador, os interessados devem se dirigir ao protocolo do órgão, na Central de Atendimento, no Shopping da Bahia, à Coordenação de Acompanhamento dos Processos de Habilitação (CAPH), na sede do Detran, na Avenida ACM, ou às unidades do departamento que funcionam nos SACs. No interior do estado, o cidadão deve procurar as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou postos avançados da autarquia.

   13. A defesa precisa estar escrita, datada, assinada e acompanhada de cópia de identificação civil. O documento também pode ser enviado pelos Correios para o endereço da sede do Detran (Avenida ACM, 7744, Pernambués, Salvador-BA/ CEP 41.100-140). O motorista que não apresentar o recurso responderá ao processo com os efeitos da revelia. A relação dos condutores notificados está disponível no site www.detran.ba.gov.br.

   14. A Secretaria da Educação do Estado abriu as inscrições do processo seletivo para 10 mil vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 82 municípios da Bahia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 21 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal da Educação.
 
   15. As vagas para 42 cursos técnicos de nível médio são direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.
 
   16. Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios,  Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha,  Alimentos,  Saúde  Bucal,  Edificações, Informática,  Eletromecânica, Paisagismo, Dança,  Recursos Humanos e  técnico Guia de Turismo.
 
   17. Como se inscrever - No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, o curso e po turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. 

   18. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.
 
  19. A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro na unidade escolar para a qual foi classificado. 

   20. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no ENEM conforme declarado no ato da inscrição.