Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COOFSAÚDE FEIRA: MP/BA denuncia 11 pessoas por organização criminosa

A Operação Pityocampa: MP denuncia 11 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro na CoofSaúde de Feira de Santana
09/01/2019 às 19:46
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Ministério Público estadual denunciou onze pessoas por crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometidos em um esquema fraudulento de licitações e superfaturamento de contratos celebrados pela Coofsaúde Cooperativa de Trabalho com a Prefeitura de Feira de Santana.

   2. O esquema foi desarticulado pela “Operação Pityocampa”, realizada no último dia 18 de dezembro. A denúncia foi oferecida à Justiça no último dia 27. O MP também pediu a decretação de prisão preventiva dos denunciados, pedido acatado pela Justiça na mesma data. 

   3. Segundo a denúncia, a Coofsaúde era, na verdade, uma empresa travestida de cooperativa que “inflava artificialmente, sob rubricas diversas, os seus custos operacionais diretos e indiretos para maquiar os seus lucros e justificar o arbitramento de valores superestimados para os seus contratos”. 

   4. Ainda conforme a denúncia, que se baseou em relatórios técnicos da regional da Controladoria Geral da União (CGU), a cooperativa recebeu entre 2009 e 2018 um total aproximado de R$  285,6 milhões do Fundo Municipal de Saúde e da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. Desse total, estima-se que tenham sido superfaturados R$ 71,6 milhões. 

   5. Entre os denunciados, estão o fundador da Coofsaude, Haroldo Mardem Dourado Casaes, considerado o mentor do esquema; e o empresário Salomão Abud do Valle, que teria criado empresas de fachada utilizadas para realizar a lavagem de dinheiro. Eles são apontados como os principais beneficiários do esquema criminoso. 

   6. Também foram denunciados o dentista Helton Marzon Dourado Casaes, irmão de Haroldo, tido como sócio oculto da organização, responsável por montar uma rede de “laranjas”; o contador Robson Xavier de Oliveira, que teria orientado a lavagem de dinheiro; os office boys Cléber de Oliveira Reis e Januário do Amor Divino, que teriam movimentado milhões do esquema criminoso em operações na “boca do caixa”; e Rogério Luciano Dantas Pina, Diego Januário Figueiredo da Silva, Aberaldo Rodrigues Figueiredo, Fernando de Argollo Nobre Filho e Everaldo Lopes Santana, apontados como “laranjas”. 

   7. A “Operação Pytiocampa” foi deflagrada pelo MP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 21ª Promotoria de Justiça de Feira de Santana, em parceria com CGU, Receita Federal do Brasil (RFB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação também contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam).
                                                               *****
   8. Em vídeo que circula nas redes sociais desde a terça-feira, 8, mostra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sendo cobrado pelo caso de movimentações financeiras suspeitas do ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Fabrício Queiroz.

   9. A assessoria de Moro confirmou o ocorrido no último domingo, 6, em um supermercado em Brasília. O ministro aparece distante na gravação, em um dos caixas do mercado, enquanto um rapaz grita "Por que o Queiroz não é a pauta? A roubalheira do PT é pauta, a roubalheira do Queiroz, do PSL, não é pauta do governo, ele não pode falar sobre isso?".

   10. O Restaurante Amado faz questão de viver o verão em tempo integral e, até o carnaval, também abrirá nas noites de domingo. O restaurante do chef e restauranter Edinho Engel, especializado em gastronomia contemporânea e brasileira, funcionará todos os dias da semana para almoço e jantar, aos domingos, das 12h às 22h.

   11.  Os clientes, que recentemente encontraram um menu renovado com pratos exclusivos preparados pelo chef Ricardo Brito, poderão, a partir de agora, desfrutar do cardápio e da vista mais desejados da Baía de Todos os Santos por mais tempo do que o usual.

  12. Começaram, nesta quarta-feira (9), as matriculas dos alunos novatos nas escolas da rede municipal de ensino de Ilhéus. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), 17 instituições de ensino estão matriculando até o próximo dia 18, sendo sete escolas na zona urbana da cidade e dez na zona rural.

   13. Este ano, foram disponibilizadas cerca de nove mil novas vagas, incluindo alunos da educação infantil ao nono ano, 500 a mais comparando com as do ano anterior, quando foram ofertadas 8.500 vagas para os novatos. Segundo a secretária de Educação, Eliane Oliveira, a meta é atender toda a demanda da população.

   14.  “Após os primeiros dias de matrícula, faremos um balanço para identificar se será preciso abrir novas turmas, alugar mais espaços, criar novas vagas, pois ninguém vai ficar sem estudar”, enfatiza a secretária.

   15. A Seduc disponibiliza um número de telefone para esclarecimento de dúvidas dos pais ou responsáveis (3234-7550). A secretária informa que o setor de estatística, funciona com plantonistas que atendem nos turnos da manhã e tarde, e a depender da demanda, o expediente se estende até as 20 horas para esclarecer as dúvidas da população.

   16. Entidades interessadas em participar da Lavagem do Bonfim 2019 devem se inscrever até esta sexta-feira (11). As inscrições devem ser feitas no setor da Gerência de Eventos, na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur), na Rua Humberto de Campos, 251, na Graça. O departamento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

   17. Os documentos solicitados para inscrição de pessoas físicas são o RG, CPF e comprovante de residência. Já para pessoas jurídicas, os documentos exigidos são o estatuto social, cartão CNPJ, RG e CPF do representante legal da entidade e Documento Único de Transferência (DUT). Todos os documentos devem ter cópia, autenticada ou comum, e acompanhada do original.

   18. No caso de uso de veículos automotores, além dos documentos mencionados na portaria, deve ser apresentado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, RG, CPF e habilitação do condutor – todos também em cópia, autenticada ou comum, e acompanhados do original. Além disso, também são exigidas fotos do veículo a ser utilizado no percurso da festa.

   19. A assistente técnica da Diretoria Administrativa (Dirad) da Câmara Municipal, Tatiana Jucá, e a arquiteta Caroline Piton aproveitaram o período de recesso da Casa para conhecer as dependências do Legislativo, na manhã desta quarta-feira (9). 

   20. Também participaram da visita Mariana Isensse, do apoio administrativo; Jorge Ferreira Primo, engenheiro; e Clara Araújo, estagiária de arquitetura. A comitiva, conduzida por Geovane Dias, coordenador de Serviços Gerais, visitou todos espaços físicos que compõem a Câmara Municipal para conhecimento da estrutura, das pessoas, suas demandas e funcionamento dos setores.

   21. O grupo foi às salas do Cerimonial, Presidência, Diretoria de Comunicação, Ouvidoria, Diretoria Legislativa (Direl), Salão Nobre, Plenário Cosme de Farias e demais setores que funcionam no Paço Municipal. Também conheceram os espaços do Centro de Cultura.

   22. A visita começou na terça-feira (8), quando Tatiana Jucá e Caroline Piton foram aos anexos da Casa, nos edifícios Bahia Center, Rio Lima e Salvador Center. Na segunda-feira (7), o diretor administrativo André Ferraz fez uma reunião com toda a equipe da Dirad, com o objetivo de aproximar e incentivar a interação entre os servidores.

    23. A Diretoria Administrativa será conduzida por André Dias Ferraz e a Fundação Cosme de Farias por Luciano Corrêa Lima Júnior, que ficará responsável pela operação e programação da TV Câmara e Rádio Câmara.

   24. Outra mudança ocorreu na Secretaria de Comunicação da Casa, que passou a ser Diretoria de Comunicação. Será conduzida pelo jornalista Osvaldo Lyra.

   25. Permaneceram nos cargos de gestão no biênio 2019-2020 o diretor legislativo Carlos Lima Cavalcante Neto, o diretor financeiro Waldemar Santos Filho, a controladora Karolyne Mendes Queiroz, a procuradora-chefe Mila Sampaio dos Humildes Pinheiro, a assessora-chefe de Informática, Paula Longa Fernandes, e a secretária de Cerimonial Lara Rivera Câmara.