Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Em mensagem de Natal, Temer diz deixar cargo com com dever cumprido

Temer disse que o Brasil avançou durante seu mandato e gradeceu aos brasileiros pelo apoio
24/12/2018 às 06:40
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O presidente Michel Temer, em pronunciamento feito na noite desta segunda-feira, 24, em cadeia de rádio e TV, para felicitar a Nação pelo Natal, disse que deixará o cargo em 31 de dezembro "com a alma leve e a consciência do dever cumprido". Para ele, "valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido".

2. O Brasil, nas suas palavras, avançou. "Podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso País em um novo tempo."

3. INTEGRA: Dentro de mais alguns dias, encerro o meu mandato como presidente do Brasil. Mas hoje não estou aqui para falar do que foi feito no meu governo e de como foi feito. Isto cabe ao tempo demonstrar. Também não estou aqui para falar do que vivi e como vivi. E, sim, do que desejo para a vida de todos nós. Que é o de termos um Brasil cada vez mais próspero e cada vez mais fraterno, cada vez mais igual.

4.  E nesta noite tão especial, em que ao lado da família e dos amigos renovamos a fé e a esperança em dias melhores, dias que, com certeza, virão, eu quero, acima de tudo, agradecer. Agradecer a Deus, por ter me dado oportunidade, a honra de servir ao meu país. Agradecer por ele ter me dado serenidade para cumprir a missão que me foi designada. 

5. Agradecer por ele ter me permitido fazer valer a Ordem e Progresso estampado na nossa bandeira e que se tornou a marca da nossa gestão. Agradecer a minha família, por ter me ajudado a vencer os desafios que se apresentaram pelo caminho. Agradecer aos meus ministros, a toda a minha equipe, homens e mulheres de valor, que estiveram em todos os momentos ao meu lado e sempre me ajudaram a dar a volta por cima.

6. E, é claro, agradecer a todos os brasileiros. Indistintamente. Aos que me apoiaram e também aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso. É poder pensar e provar que é possível fazer mais pelo Brasil e pela vida de todos, independentemente das dificuldades, das barreiras impostas. Aliás, foi o que me deu ainda mais força para seguir em frente.

7. Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. E, tenham certeza, gostaria de ter dado um Brasil ainda melhor a todos vocês. Mas também podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo.

8. Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido. De coração, de coração mesmo, o meu muito obrigado a todos vocês e uma feliz noite de Natal. Fiquem com Deus, fiquem em paz."
                                                          ******
9. A Secretaria da Cultura (Secult) recebe, de 2 a 31 de janeiro de 2019, inscrição para a pauta do Teatro Municipal de Ilhéus que será executada no primeiro semestre do próximo ano. O processo de seleção é dirigido a pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas em qualquer parte do Brasil, que deverão obedecer às condições e exigências estabelecidas no regulamento.

10.  Serão considerados espetáculos do município de Ilhéus aqueles em que pelo menos 75% dos envolvidos comprovar que nasceram e, ou, residem na cidade há pelo menos dois anos.

11. O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, informa que o objetivo do edital é colaborar com a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores aos projetos e pautas nos Teatro Municipal, bem como difundir o fazer das mais diversas artes em espaço cênico destinado a este fim.

12, O chamamento de construção de pautas do teatro, denominado de edital Pauta Livre tem por finalidade a seleção de propostas de teatro (auto, comédia, drama, farsa, melodrama, ópera, monólogo, revista, stand-up comedy, musical, surrealismo, tragicomédia, teatro infantil, teatro de fantoches, teatro de sombras), dança (ballet, salão, break, contemporânea, dança do ventre, moderna, flamenco, frevo, hip hop, jazz, kuduro, lambada, salsa, samba, sapateado, tango) e música (afro, músicas de câmara, erudita e folclórica, samba, pagode, gospel, pop, blues, rock, rap, MPB, jazz e reggae).

13. As pautas do teatro a ser preenchidas compreendem de quarta-feira a domingo, no período de 1º de março a 21 de junho de 2019. Serão selecionados espetáculos de teatro infantil e de adulto, dança e música, inéditos ou já estreados.

14.  “As propostas selecionadas terão isenção da taxa de agendamento e não receberão quaisquer ajuda financeira por parte do município, mas ficam condicionadas à divisão de bilheteria. Cada proponente poderá marcar até quatro pautas, sequencialmente, ou de forma alternada”, ressalta o secretário.

15. Os ilheenses e milhares de turistas que lotam a cidade para a temporada de verão terão dois dias de festas Réveillon 2019, com atrações já confirmadas. Pegadeira, Papazoni, Via de Acesso e Deni do Timbalada, garantem a alegria no domingo (30). Na noite da virada (31), o comando da fica por conta das atrações Rafa e Pipo e Dois Amores, com participações especiais de artistas ilheenses nas duas noites.

16. A Prefeitura de Ilhéus organiza um esquema especial, a fim de garantir mobilidade, conforto e segurança durante os dois dias de festa. O evento conta com o apoio e patrocínio do Governo do Estado, que junto com a Prefeitura Municipal e secretarias de Turismo e Cultura, soma esforços para organizar uma grande festa na Avenida Soares Lopes nos dias 30 e 31 de dezembro a partir das 19h.

17. As férias escolares são um momento aguardado pelas crianças, mas muitas vezes o período em casa pode se tornar monótono se não tiver ocupações diárias programadas, além de ser uma preocupação para os pais que trabalham fora. Preencher o período com atividades lúdicas e educativas, que assegurem a diversão e o aprendizado, podem ser uma boa opção.

18. Com foco nesta proposta, foi elaborado o ACBEU Summer English Experience, que consiste na oferta de um portfólio de atividades dinâmicas e diferenciadas, com encontros independentes de curta duração, voltada para desenvolver fluência na língua inglesa.

19. As atividades são abertas para o público, ou seja, mesmo não alunos da ACBEU podem participar, e há opções para crianças, jovens, adultos e também para qualificação de professores de inglês. Com exceção dos workshops para professores, todas as atividades podem ser experimentadas através de uma aula gratuita. Os encontros têm duração de uma hora e são mediados por professores da ACBEU.

20. Para as crianças, há diferentes opções de atividades que desenvolvem habilidades como a capacidade de trabalhar em grupo, a cooperação e negociação, além de conhecimento em ciências, tecnologia, arte, engenharia e matemática.

21. Para os adultos, será trabalhada a conversação com o objetivo de desenvolver a fluência na língua inglesa, através de bate-papos e atividades interativas baseadas em temas atuais definidos pelo professor junto aos integrantes do grupo. Para adultos, além do Conversation Time existe a possibilidade de fazer o Games for Fun e atividades Maker.