Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Polícia prende autor da morte de professor universitário, afirm a SSP

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e, para marcar a data, as unidades móveis (Hemóveis) da fundação ampliam os dias e horários de atendimentos aos interessados .
16/11/2018 às 08:47
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em nota no site da SSP há a afirmaçlão de que, "reconhecido por testemunhas, Átila Santos de Souza é um dos envolvidos no latrocínio do professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, de 36 anos, ocorrido no bairro do Rio Vermelho, em setembro deste ano. Ele teve o mandado de prisão temporária cumprido, na quarta-feira (14), por policiais da 1ª Delegacia de Homicídios Atlântico (DH/Atlântico)".

   2. Átila cumpria pena por outros crimes em regime semiaberto e estava foragido do sistema prisional. Ele responde a quatro processos por roubo e foi preso, no bairro de Engenho Velho de Brotas, no dia 1º deste mês.

   3. “Nós solicitamos a prisão temporária dele, que foi deferida pela Justiça, após as investigações apontarem sua participação no crime", explicou a delegada Marta Karine, coordenadora da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/ Atlântico). 

   4. Outro envolvido no latrocínio do professor, Anselmo da Conceição, também está com um mandado de prisão em aberto e encontra-se foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro do assaltante pode ser encaminhada à polícia por meio do para o disque denúncia (71) 3235-0000, para capital, e pelo 181, no interior. Não é necessário identificar-se.
                                                                         ********
   5. Motivado por um pedido do senador Otto Alencar (PSD), o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) passou a colher informações de fatos que vise instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O intuito do órgão é investigar omissões cometidas pela Coelba em resolução de problemas perante a população consumidora do Estado. 

   6. “Comecei a conversar com os pares de devemos nos debruçar sobre o assunto. A Coelba tem virado as costas para os apelos feitos pelos poderes públicos de resposta a ações que atinge diretamente a vida do povo”, comentou.

   7. Alex, que tem ouvido demandas de diversas entidades públicas e privadas, conversou recentemente com o senador Otto, que pretende também levar o assunto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

   8. “É um verdadeiro absurdo o número de obras públicas e privadas de interesse social que venham beneficiar muito o nosso estado, principalmente a coletividade que estão paradas e que a Coelba não cumpre prazos caracterizando um descaso total com o consumidor, o poder público e com todos os baianos. Precisamos apurar tudo isso. Se trata de uma empresa privada ofertando um serviço de concessão pública”, reiterou Alex. 

   9. Desde 1997 a Coelba passou de estatal para empresa privada de capital externo e interno que possui a concessão de operar a rede de distribuição de energia elétrica em todo o estado da Bahia.

   10. Uma CPI precisa de fato determinado e o PSD parece estar tateando.

   11. O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e, para marcar a data, as unidades móveis (Hemóveis) da fundação ampliam os dias e horários de atendimentos aos interessados em doar sangue ou realizar o cadastro de medula óssea. Em Salvador, um dos locais vai receber a ação é a Estação da Lapa, entre os dias 19 e 23 de novembro, das 9h às 18h30. 

   12. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
 
   13. Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
 
   14. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da 

   15. futuro ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, ao contrário de seus antecessores no Itamaraty, é defensor declarado de posições político-ideológicas, o que sinaliza um rompimento na tradição de neutralidade na condução da política internacional do país.

   16. "Sou Ernesto Araújo. Tenho 28 anos de serviço público e sou também escritor. Quero ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista. Globalismo é a globalização econômica que passou a ser pilotada pelo marxismo cultural. Essencialmente é um sistema anti-humano e anti-cristão. A fé em Cristo significa, hoje, lutar contra o globalismo, cujo objetivo último é romper a conexão entre Deus e o homem, tornando o homem escravo e Deus irrelevante. O projeto metapolítico significa, essencialmente, abrir-se para a presença de Deus na política e na história.", escreve Araújo no texto de apresentação de seu blog, o Metapolítica 17.

   17. O diplomata é diretor do departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty e é declaradamente um admirador do presidente norte-americano, Donald Trump. "O presidente Donald Trump propõe uma visão do Ocidente não baseada no capitalismo e na democracia liberal, mas na recuperação do passado simbólico, da história e da cultura das nações ocidentais", defende.

   18. desembargador federal Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o tribunal de segunda instância da Lava Jato, assinou nesta sexta-feira, 16, a exoneração do juiz federal Sérgio Moro. O magistrado deixará a toga a partir da próxima segunda-feira, 19, para assumir o 'superministério' de Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro (PSL).

   19. No documento apresentado ao tribunal, Moro relata que aceitou assumir o ministério a partir de janeiro do ano que vem e responde as críticas de sua participação na transição enquanto ainda permanecia oficialmente como juiz federal. "Houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro governo", afirmou.

   20. Segundo Moro, a decisão de permanecer na magistratura até a posse seria para dar cobertura previdenciária aos seus familiares em "caso de algum infortúnio". "Embora a permanência na magistratura fosse relevante ao ora subscritor por permitir que seus dependentes continuassem a usufruir de cobertura previdenciária integral no caso de algum infortúnio, especialmente em contexto no qual há ameaças, não pretendo dar azo a controvérsias artificiais, já que o foco é organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça."