Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

15 MILHÕES DE FAMILIAS entram em crise no Brasil no ano de 2018

A ITS (Internacional Travessias Salvador) está disponibilizando 600 vagas extras do serviço de Hora Marcada para quem pretende utilizar o ferry-boat entre os dias 14 e 20 de novembro
11/11/2018 às 18:21
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Cerca de 15 milhões de famílias entraram em crise neste ano, enfrentando desemprego, inadimplência e dificuldades orçamentárias, segundo a nova edição do 360º Consumer View, levantamento realizado anualmente pela Nielsen, empresa que estuda consumidores em mais de 100 países.
 
   2. Com isso, o total de domicílios impactados pela crise subiu para 27 milhões neste ano, pouco mais da metade do universo total de 53 milhões de famílias pesquisadas.
 
   3. O levantamento, porém, não considera todo o território brasileiro. Segundo a Nielsen, a região Norte ficou de fora do estudo. Ao mesmo tempo, os números também mostram que 12 milhões de famílias saíram da crise neste ano. Outros 14 milhões de domicílios se mostraram imunes às turbulências financeiras.
 
   4. O levantamento aponta que o número de lares que entraram em crise neste ano superou a parcela daqueles que deixaram as dificuldades para trás, Isso reforça, na visão da Nielsen, um cenário de "looping" (famílias entrando e saindo da crise) que gera "incertezas e dificuldades de forma mais duradoura".
 
   5. Segundo o diretor do Painel de Lares da Nielsen Brasil , Ricardo Alvarenga, uma eventual retomada do emprego e da massa salarial, com a inflação ainda controlada - fatores que influenciam o aumento do consumo das famílias - "não vai ser do dia para a noite".
 
   6. "Há uma alta concentração de desalentados, que não são classificados como desempregados porque não estão mais procurando emprego. Tem uma população 'subocupada' [sem carga horária completa] e, nos trabalhadores informais ou autônomos, a média salarial é mais baixa", explicou.
 
   7. O consumo das famílias tem forte peso no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de 63,4%. Ou seja, mais da metade do que é produzido no Brasil depende da demanda das famílias.
 
   8. Em 2017, após dois anos de recessão, o PIB voltou a registrar crescimento, com uma alta de 1%. Neste ano, continua em expansão, mas em um ritmo menor do que o esperado anteriormente por analistas.
                                                                   ******
   9. O Papai Noel chegou de forma inusitada e radical ao Shopping Paralela, este ano.  Para provar que a diversão não tem limitação de idade e que vale para crianças e adultos, o bom velhinho topou descer escorregando pelo Super Tobogã de 20 metros, instalado em uma mega estrutura do centro de compras, deixando todos de olhos arregalados e com vontade de participar dessa experiência. 

   10. Outra novidade da inauguração da decoração de Natal, que ocorreu neste sábado (10.11), foi o tema inspirado no colorido Mundo Bita, e estava em perfeita harmonia com a magia desta época do ano.

   11. Na praça, também havia muitas luzes, cores, acessórios natalinos e uma árvore gigante com 14 metros de altura. A criançada pode se sentir integrada ao Mundo Bita, já que a decoração é totalmente interativa, além de brincar gratuitamente no gira-gira, jogo da memória, espaço com desenho animado, na mesa para pinturas, dentre outras atividades para o público infantil e seus acompanhantes. 

   12. E como já é tradição no Shopping Paralela, o Papai Noel não ficou sozinho. Ao lado dele, foi disponibilizado o trono pet, para que os bichinhos de animação pudessem sentar e tirar fotos com seus tutores.

   13. O espetáculo de inauguração da praça, que acompanhou a chegada do Papai Noel, contou ainda com flash mob, apresentação de coral com alunos do Colégio Salesiano, bem como apresentação de um conjunto de artistas circenses e bailarinos – todos eles baianos, com o intuito de fortalecer e apoiar o cenário cultural do estado. Ao final do momento mágico, formou-se uma fila de crianças e adolescentes empolgados para ver de perto o bom velhinho e aproveitar para encomendar o presente de Natal deste ano.

   14. Quem não conferiu de perto a inauguração, vai poder visitar e brincar na praça até o dia 24.12. O atendimento do Papai Noel será de segunda a sábado, das 13h às 17h, e das 18h às 21h e, aos domingos e feriados, das 12h às 16h e das 17h às 20h. Os espaços interativos são gratuitos e a descida no Super Tobogã de 20 metros, custa apenas R$ 5, o ingresso.

   15. A Bahia foi escolhida como estado-sede da próxima edição da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs). O anúncio oficial aconteceu na noite desta sexta-feira (9), em Maringá (PR), com presença de atletas, técnicos e dirigentes que estão naquela cidade participando do JUBs/2018.

   16. As competições na Bahia, com realização programada para novembro do próximo ano, terão o apoio do Governo do Estado, por meio Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia do esporte, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com parceria da Federação Universitária Baiana de Esportes.

  17. O JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, quando reúne, em uma única edição, mais de cinco mil alunos-atletas de todo o país, em 15 modalidades individuais e coletivas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.

  19. Segundo o secretário do Trabalho e Esporte, Vicente Neto, o JUBs é muito importante para o desenvolvimento do desporto escolar e universitário. “É um momento muito especial para a Bahia, que já está consolidada como palco de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Por envolver diversas modalidades esportivas, sediar os Jogos Universitários Brasileiros será um enorme desafio, mas tenho certeza de que a Bahia fará os melhores jogos de todas as edições”, disse o secretário.
 
   20. A ITS (Internacional Travessias Salvador) está disponibilizando 600 vagas extras do serviço de Hora Marcada para quem pretende utilizar o ferry-boat entre os dias 14 e 20 de novembro por ocasião do feriado da Proclamação da República (comemorado dia 15, quinta-feira).

   21. Estarão disponíveis no período seis embarcações: Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares. Entre os dias 14 e 15 (de quarta pra quinta-feira), sentido Salvador/Itaparica, o sistema funciona sem interrupção para atender aos horários de Hora Marcada da madrugada. O mesmo acontece no retorno, entre os dias 18 e 19 (de domingo para segunda-feira), sentido Ilha/Salvador.

  22. Os horários extras de Hora Marcada são os seguintes: 50 vagas extras às 4h do dia 14/11; 250 vagas extras, distribuídas em 50 extras para cada um dos horários entre 1h e 5h do dia 15/11; 50 extras às 5h do dia 18/11; e 250 vagas extras, distribuídas em 50 extras para cada horário, entre 1h e 5h do dia 19/11.

   23. Os ferries terão partidas em horários oficiais, de hora em hora, mas a empresa também fará viagens extras nos momentos de maior demanda. A previsão para esses períodos é de saídas de embarcação a cada 30 minutos, em média.

   24. Para esse feriado prolongado, a ITS estima receber um fluxo de aproximadamente 18 mil veículos e 122 mil pessoas, considerando os dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O número é 10% maior que o transportado no mesmo período do ano passado.

   25. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em outubro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. 

   26. O ICEB marcou -73 pontos no mês de outubro, melhora de seis pontos em relação ao registrado em setembro (-79 pontos). Em outubro, o ICEB completou duas altas seguidas e alcançou o maior nível de confiança desde maio último.

   27. A expectativa geral do empresariado baiano, no entanto, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 26 meses seguidos nessa região. O último registro positivo do referido indicador ocorreu em abril de 2013. 

   28. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de setembro a outubro, evidenciou o progresso no indicador de dois dos quatro grupamentos de atividades: Serviços, com aumento de 29 pontos; e Comércio, com alta de 17 pontos. Por outro lado, Agropecuária e Indústria recuaram 23 e 54 pontos, respectivamente. Importante destacar, Indústria, Serviços e Comércio continuaram com indicadores negativos, revelando pessimismo.

   29. A Agropecuária continuou com a melhor pontuação entre os setores pela sexta vez seguida. A Indústria exibiu o maior recuo da confiança em outubro, voltando a mostrar indicador negativo após um mês. A atividade de Serviços apresentou a maior alta da confiança entre os setores e deixou o posto de mais pessimista. Por fim, mesmo com aumento da confiança no mês, o setor de Comércio ficou no posto de mais pessimista.

   30. Do conjunto de itens avaliados, crédito, PIB estadual e PIB nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, inflação, vendas e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.