Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Audiência pública discute implantação de parque marinho na Barra

Pioneiro em Salvador, o Parque Natural Municipal Marinho da Barra vai conservar três naufrágios entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria: o Bretagne (1903), Germânia (1876) e o Miraldi (1875).
09/11/2018 às 11:33
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), convoca todos os interessados para a primeira consulta pública para a criação do Parque Natural Municipal Marinho da Barra. O evento será realizado entre as 14h e 15h20 da próxima segunda-feira (12), no auditório externo do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBa), em Ondina.
 
2. O titular da Secis, André Fraga, fará a abertura com breve contextualização do parque e sua importância para a cidade. O evento contará ainda com a presença de Bernardo Mussi, do projeto Fundo da Folia que, desde 2010, promove a limpeza do oceano da Barra após o carnaval; do professor doutor Francisco Barros, do Instituto de Biologia da UFBa, e do professor doutor José Rodrigues, do Instituto de Geociências da UFBa.
 
3. “Esse parque é muito importante para a cidade. Está dentro do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lous, e representa a conservação do nosso patrimônio histórico. Aquela é uma região de uma riqueza ambiental e ecológica muito grande e tem importância para o turismo, visto que muitos mergulhos são realizados no local, por se tratar de um berçário da vida marinha”, afirma Fraga.
 
4. Pioneiro em Salvador, o Parque Natural Municipal Marinho da Barra vai conservar três naufrágios entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria: o Bretagne (1903), Germânia (1876) e o Miraldi (1875).
 
5. Áreas de Proteção – O PDDU de 2016 consolidou a delimitação de 42 áreas protegidas na cidade. Dentre essas, 16 foram balizadas pela primeira vez, o que representou a inclusão de cerca de 17,3 milhões de metros quadrados de novos espaços reservados para o lazer contemplativo e para a pesquisa científica no município.
 
6. Entre os parques urbanos criados estão o do Ipitanga I, o Parque Fazenda Grande e a unidade de conservação Estação Ecológica da Ilha dos Frades. Há, ainda, a implementação em andamento do Parque de Bairro Pedra de Xangô, situado em Cajazeira X, cuja primeira minuta do projeto já foi elaborada pela Fundação Gregório de Mattos e será discutida em nova reunião com os moradores locais.
 
7. Em junho desse ano, foi criado o primeiro Bosque Etnobotânico do Parque, próximo à Pedra de Xangô, monumento tombado pela Prefeitura no ano anterior. No bosque, foram cultivadas espécies sagradas, como akoko, sangue lavou, espada de Iansã, tapororoca e aroeira.
                                                      *******
8.  A Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb) irá capacitar, durante todo o mês de dezembro, 618 pessoas em 23 turmas de capacitação voltadas aos funcionários públicos do Poder Executivo baiano. Do total de turmas ofertadas, 13 são para formação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia), somando 268 vagas. 

9. Além desta temática, as capacitações de UCS/Saeb para dezembro irão abordar as áreas de redação oficial e novo acordo ortográfico, gestão da qualidade, licitação, compras e formação de instrutores internos, brigadistas de incêndio e no Sistema de Administração de Patrimônio (Siap). Mais informações pelo telefone (71) 3115-1620 / 1654 / 1590.
 
 10. Servidores interessados em aprimorar seus conhecimentos por meio dos cursos ofertados pela UCS/Saeb podem acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), na seção Cursos, e acompanhar o calendário e as regras para as matrículas. Dentre as capacitações na modalidade EAD, é possível se inscrever, até o dia 23 de novembro, nos cursos do SEI Bahia, Gestão da Qualidade e Reforma Ortográfica – sendo que os dois últimos serão ministrados por meio de parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os três cursos totalizam 300 vagas.
 
 11. Dentre os cursos presenciais, ainda é possível se matricular nas capacitações Redação Oficial e Novo Acordo Ortográfico, Formação de Brigada de Incêndio e Formação de Instrutores Internos. O primeiro está com vagas abertas até o dia 27 de novembro e acontece presencialmente nas dependências do SAC Servidor, no Multishop Boca do Rio, de 3 a 5 de dezembro. Serão ofertadas 25 vagas.

11. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o dia D do Novembro Azul, neste sábado (10). Para o atendimento exclusivo à população masculina, 60 unidades estarão abertas das 8h às 17h. Os interessados devem comparecer aos postos portando documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
 
12. Na ação, os homens serão atendidos pelo médico clínico e, se necessário, encaminhados para consultas especializadas, como urologistas, endocrinologistas entre outros. Além disso, o público-alvo poderá atualizar o cartão vacinal e realizar testes rápidos para doenças como o HIV, sífilis e hepatite.
 
13. Além do dia D, a rede municipal oferta 15 mil atendimentos durante o mês, para oportunizar o acesso aos exames de ultrassonografias e consultas.

14. O deputado federal Bacelar (Podemos) vai solicitar ao governo do estado a manutenção do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, que pode fechar as portas no próximo ano. 

15. “A comunidade precisa do funcionamento da unidade, que há meio século surgiu no bairro da Muritiba, o mais populoso da cidade, com quase 13 mil habitantes. A escola é local de união, é onde se encontram pais de alunos, corpo docente e funcionários, na busca por alternativas para  melhorar o dia a dia das famílias . É um ponto anti-violência”, ressaltou Bacelar.
 
 16. O deputado se reuniu com um grupo de professores da instituição, nesta sexta-feira (9), na sede do Podemos, em Salvador.
 
17. Construído há 50 anos em um  terreno adquirido pelos professores, o Colégio Luiz Viana Filho atende hoje 500 alunos do ensino médio e corre o risco de ser extinto, de acordo com informações da Coordenação Regional de Educação. “Os professores seriam relocados para cidades vizinhas e os alunos passariam para outra unidade. 

18. A cidade está mobilizada para não deixar isso acontecer e nós também estamos juntos com a comunidade. A qualidade do ensino é reconhecida, toda a equipe de professores estudou no colégio e diversos alunos já conquistaram prêmios nacionais. Temos a certeza que vamos conseguir reverter essa situação”, profetizou Bacelar.
 
 19. O oftalmologista Alex Ozores, especialista em cirurgias de retina e catarata, receberá neste sábado (10), às 20h, o Troféu Imprensa 2018 - premiação que condecora as personalidades mais lembradas pelos feirenses e que também contribuíram diretamente para o crescimento econômico da região. O oftalmologista, que acumula no currículo participações como congressista e palestrante em congressos nacionais e internacionais. 

20. Ele atua no município desde 2006, é diretor médico do HCOE Hospital de Olhos  e está em processo final para inauguração da sua clínica, que contará com atendimento personalizado, alta tecnologia e muito conforto, a “Alex Ozores - Oftalmologia Avançada”, prevista para iniciar atividades no início de 2019, no Edifício Ícone Tower. A premiação é organizada pelo Jornal Noite e Dia e a entrega da homenagem ocorrerá no Clube de Campo Cajueiro, em Feira de Santana.

21. Promover o debate sobre questões ligadas às juventudes e às políticas de segurança pública é o objetivo da audiência que acontece no dia 13 de novembro (terça-feira), das 8h às 12h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores da capital baiana. 

22. O evento é fruto de articulação entre a Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (Reprotai), CIPÓ – Comunicação Interativa, Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), Instituto Quilombo e Associação dos Moradores do Conjunto Santa Luzia.
 
 23. A audiência abordará questões ligadas à Programas de segurança pública do governo do estado da Bahia, como o Pacto pela Vida, além de iniciativas da sociedade civil que contribuem para o enfrentamento da violência, a exemplo de projetos culturais. Dentre os participantes do debate estão o representante do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), Jabes Soares; a vereadora Marta Rodrigues, além de jovens representantes da Reprotai, da CIPÓ, do MJPOP e do Instituto Quilombo.