Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO corta o cabelo e tem encontro com Temer na quarta-feira

Domingo tem a prova do Enem e a prefeitura de Salvador montou um esquema especial de ônibus para que os candidatos não cheguem atrasados à prova
02/11/2018 às 19:29
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. De acordo com informações do portal Globo.com, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), escolhido por Jair Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil de seu governo, disse nesta sexta-feira (2) que o presidente eleito vai se reunir com Michel Temer em Brasília na próxima quarta-feira (7).

   2. "Na terça, ele vai para Brasília, se avista com os poderes. Na quarta, vai encontrar às 16h com o presidente Temer. E retorna na quinta", disse Onyx. O deputado e o presidente eleito têm passado os últimos dias definindo nomes que comporão o próximo governo e a equipe de transição, que vai começar a funcionar em Brasília a partir da próxima semana.

   3. Questionado sobre a reunião desta sexta com o presidente eleito, Onyx não quis dar detalhes. "Neste momento de transição, é hora de falar menos e trabalhar muito", afirmou.

   4. Logo depois que Onyx saiu, Bolsonaro também deixou a casa, com escolta policial. Ele acenou para apoiadores que ficam em frente o condomínio onde mora o presidente eleito. A assessoria de Bolsonaro não informou para onde ele foi.

   5. Mais cedo, Bolsonaro recebeu um alfaiate, que tirou as medidas do presidente eleito para confeccionar o terno da posse de 1º e janeiro. Também em casa, Bolsonaro cortou o cabelo, com o cabeleireiro que lhe presta o serviço desde que começou a carreira política.
                                                               *****
   6. Com o objetivo de alertar os homens para os cuidados com a saúde e os riscos do câncer de próstata – doença que causou o óbito de 156 homens no município de janeiro a agosto deste ano – a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, preparou diversas ações para o Novembro Azul. Na rede municipal, cerca de 15 mil atendimentos entre consultas, exames, vacinas e testes rápidos voltados para o homem serão realizados durante o mês.

   7. A abertura da campanha acontece oficialmente na próxima terça-feira (06), no auditório da Universidade Salvador (UNIFACS), às 08h, na Av. Paralela, contará com a participação do secretário municipal de saúde, Luiz Galvão. A temática abordada será “Masculinidades e Saúde Mental: Homem também chora”.

   8. De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda, a SMS desenvolveu uma programação visando estimular a saúde preventiva do público masculino. “Nossa perspectiva é ampliar o acesso dos homens às ações de prevenção e oportunizar o acesso aos exames, ultrassonografias, consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês”, explica.

   9. Apesar de todo o esforço de campanhas como o Novembro Azul, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame para detecção do câncer de próstata – o tão temido exame de toque. “O tema deste ano foi escolhido justamente para quebrar esse tipo de preconceito. Geralmente o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade e “coisa de mulher".  

   10. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, destacou Adriana Miranda.

   11. Policiais militares da 8ª CIPM prenderam um paulista com várias passagens pela polícia logo após roubar um veículo na cidade de Itapetinga, a 464 quilômetros de Salvador. 

   12. A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) recebeu a informação de que um veículo modelo L 200, cor branca, havia sido roubado em Ilhéus e o rastreador indicava que o carro estava se deslocando sentido Itapetinga.

    13. Ao avistar o automóvel na BA 263, em Itapetinga, a equipe do Peto fez o acompanhamento e deu ordem de parada ao motorista, que não obedeceu e tentou fugir em alta velocidade.

   14. Nas proximidades do trevo da Lagoa, o veículo deu um "cavalo de pau" e colidiu em seguida. O criminoso tentou fugir, mas foi alcançado pela Polícia Militar.

   15. O preso, que tem uma ficha criminal extensa, com várias passagens pela polícia, foi apresentado na Delegacia Territorial de Itapetinga.

   16. (FEIRA) A partir de segunda-feira, dia 5 de novembro, as obras de drenagem da cidade entram em nova fase, causando grande impacto na rotina do cidadão feirense. As intervenções vão acontecer em um trecho que liga a avenida de Canal à Tomé de Souza. Os bairros Feira IV, Feira IX, Rua Nova, e adjacências da região do centro de abastecimento, deverão ter a rotina do trânsito modificada. O prazo de conclusão da obra dado pela empresa Via Engenharia é de no máximo 70 dias. 

  17. Os veículos vindos da Olimpio Vital terão como desvio principal para ter acesso à rua Tomé de Souza, a rua Platina no bairro Rua Nova, que foi escolhida devido às melhores condições de trafegabilidade pelo volume de veículos que passarão pela região.

   18. Com intuito de evitar atrasos dos candidatos às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas neste domingo (04) e no próximo (11), a Prefeitura organizou esquema especial de trânsito e transporte. 

   19. Equipes de fiscalização da Transalvador estarão presentes nos principais corredores de tráfego, disciplinando o trânsito nas escolas de maior movimento, especialmente para impedir estacionamento irregular e bloqueios que possam atrapalhar os estudantes. Quem for fazer uso do transporte coletivo terá reforço em 86 linhas que vão operar com 515 veículos. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) afirma que as outras linhas mantêm o funcionamento normal na cidade.

   20. As linhas de ônibus atenderão aos principais corredores da Orla, Miolo e Subúrbio. As provas começam 12h (13h horário de Brasília) e a operação especial de transporte vai acontecer das 8h às 15h. Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de nove veículos reguladores nas Estações Acesso Norte, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização para apoio dos candidatos na chegada da realização das provas, entre 8h e 15h.

   21. Nas questões do trânsito, a Transalvador informa que o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) estará monitorando o trânsito através das câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, auxiliando os agentes do órgão para que possam atuar com celeridade e eliminar qualquer intercorrência no trânsito. 

   22. A Transalvador orienta ainda aos candidatos que se dirijam com antecedência aos locais de prova, a fim de evitar atrasos devido ao grande fluxo de veículos próximos às escolas. Já os condutores devem estar atentos aos locais de estacionamento Zona Azul, que estarão funcionando normalmente nos dias de prova. 

   23. A Transalvador não autorizou eventos paralelos nos horários do Enem que causem interdição das vias, e que possam interferir no deslocamento dos candidatos para a prova. Os eventos permanentes, como o Ruas de Lazer, também estarão suspensos no Dique do Tororó e avenida Magalhães Neto.

   24. O vereador Sílvio Humberto (PSB) foi procurado em seu gabinete por um grupo de taxistas da cidade de Salvador. Os trabalhadores estão abordando os vereadores da capital, em busca de apoio para a aprovação, sem emendas, do Projeto de Lei nº 258/18, de autoria do Executivo Municipal, que tem por objetivo regulamentar o serviço de transporte de passageiros por aplicativos (Uber, 99Pop entre outros). A categoria reivindicou o posicionamento do parlamentar sobre o PL.

   25. Em virtude da quantidade de trabalhadores reunidos na mobilização, o legislador promoveu uma audiência com os taxistas, no auditório do Edifício Bahia Center, Anexo da Câmara Municipal. Durante o debate, as reivindicações da categoria foram expostas e o edil se comprometeu a levar para a discussão do Projeto, os pleitos apresentados. Sílvio defendeu a necessidade de que os impactos da tecnologia na vida dos cidadãos sejam considerados, a fim de contribuir na isonomia de tratamento entre os motoristas de aplicativos e os taxistas.

    26. "Nossa posição é que o tema seja debatido exaustivamente, tanto com os representantes das duas categorias, como também com a população. Isso, em nome dos interesses dos soteropolitanos e da melhoria da cidade. Esta é uma discussão que impacta sobremaneira na vida dos trabalhadores, mas também dos usuários. O debate precisa ser ampliado", pontuou o vereador.