Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

URNAS DÃO AVISO AOS POLÍTICOS TRADICIONAIS: OU MUDAM; OU DANÇAM

O recado que está saindo das urnas em todo país precisa ser entendido pelos políticos
11/10/2018 às 19:08
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Eleição não se vence por antecipação daí que o esforço dos candidatos tem que ser feito até a véspera do pleito deste segundo turno, dia 27. No dia 28, ai não dá mais tempo para nada e caberá ao eleitor decidir. Pelo exposto até agora em pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL) tem uma folga de milhões de votos à frente de Fernando Haddad (PT) não que ele represente grande coisa, mas, a população em sua maioria está dizendo que cansou do PT e da roubalheira no Brasil.

   2. Esse fenômeno eleitoral já aconteceu no final da década de 1980 após a abertura democrática no Brasil com a eleição de Fernando Collor de Nelo e seu noviço PRN. Tal como acontece agora com o PSL, o PRN naquela época elegeu uma bancada enorme de deputados federais e aqui na Bahia, Aroldo Cedraz e Marcos Medrado. E permitiu que Pedro Irujo se candidatasse a prefeito de Salvador obtendo mais de 100.000 votos mesmo sem saber falar português. Agora, o fenômeno se repete com a eleição da professora Dayane e outros que ela puxou com sua enxurrada de votos.

   3. Collor todos nós sabemos o que aconteceu com ele depois de eleger-se prometendo caça aos marajás e se tornando um deles, sendo apeado do poder através impeachment. E, pouco tempo depois a morte do seu lugar-tenente PC Farias. O cenário atualmente é diferenciado. Bolsonaro promete extinguir a corrupção e a roubalheira e diminuir o gigantismo do Estado. Se eleito, é aguardar para ver.

   4. A população não está dizendo sonente não ao PT mas também aos políticos à moda antiga e a clã Sarney foi sepultada no Maranhão, os Magalhães da Bahia sofreram uma baixa tremenda, Requião no Paraná, o folclórico Suplicy em SP, os cabrais e seus seguidores no Rio e todos aqueles (ou quase todos) investigados pela Lava Jato. O caso de Lúcio Vieira Lima é embelmático: de um dos mais votados em 2014 para fora da Câmara em 2019.

   5. É um alerta e tanto para ACM Neto que teve sua liderança arranhadíssima ao não candidatar-se a governador e assiste ao avanço do PT e aliados no Estado, em especial na capital. Demorou demais para entender o fenômeno Bolsonaro e só agora, a reboque de Zé Ronaldo e do seu partido, decide apoiar o candidato do PSL. Deve ficar atento à sucessão na PMS, em 2020, pois, se apresentar um candidato que não esteja sintonizado com esse novo momento do país vai dançar.

   6. ACM, o velho, errou feito ao impor a candidatura de César Borges a prefeito, em 2004, sendo derrotado por João Henrique, o qual naquela época representava o pensamento novo, o caçador de chupa-cabras. Hoje, JH virou o velho e Cesar Borges já deixou a política partidária.

   7. É provável que Bolsonaro ganhe a eleição do dia 28, mas, ainda assim, na Bahia, qualquer que seja o resultado (ele pode diminuir a diferença para Haddad) o mérito será todo dele e dos seus seguidores anônimos. Depois do tsunami é bom estudar o que fazer.
                                                                   *****
   8. O deputado estadual Tom Araújo (DEM), reeleito para o seu terceiro mandado, em que conquistou, no último domingo, 57.570 votos, fez um agradecimento aos eleitores que apostaram na continuidade de seu trabalho. 

   9. "Sempre digo que minha vida é dedicada a cuidar das pessoas. Aprendi isso desde cedo com meu pai, Hamilton Rios de Araújo, quando foi prefeito de Conceição do Coité", recordou o deputado. Tom disse que neste novo mandato que se inicia ano que vem, irá fazer ainda mais e defender os interesses daqueles que mais precisam. 

   10. "Meu projeto foi referendado pelo eleitor. É isso que os baianos querem e é isso que vou dar continuidade", enfatizou, lembrando que reforçou a ênfase no social durante a propaganda eleitoral gratuita. "Aos amigos de todos os cantos da Bahia, meu muito obrigado. Me deram a oportunidade de continuar a fazer o que mais gosto: cuidar das pessoas! Obrigado Deus, obrigado a minha família, obrigado a você!

   11. A integração natural entre cultura e turismo ganha destaque durante a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), aberta nesta quinta-feira (11), no Recôncavo Baiano. Considerado um dos maiores eventos literários do país, a festa é realizada com patrocínio do governo do Estado e atrai grande número de turistas, o que se traduz em ocupação hoteleira de 100%. 

   12. Eventos como a Flica potencializam o turismo e a economia do município, como fica evidente no movimento da hotelaria.  “Antes mesmo de se definir a data do evento, já tínhamos uma lista de espera por vagas”, disse Euler Oliveira, recepcionista da Pousada Pai Thomaz, que possui 13 apartamentos. Segundo ele, as vagas esgotaram assim que o evento foi anunciado.

   13. O hotel Convento do Carmo, o mais tradicional da cidade, também teve os 26 apartamentos reservados com antecedência, segundo a recepcionista Josinete Conceição Batista. “Já em agosto, alcançamos plena ocupação para o período da festa literária”.

   14. Hoje (11), durante as comemorações dos 60 anos da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), o vereador Edvaldo Brito (PSD) recebeu a Medalha Benemérito Dalva Mattos na sede localizada no Queimadinho, em Salvador. 

   15. O vereador e outras autoridades foram homenageadas pelos serviços prestados à entidade fundada em 1958 pela advogada e professora Dalva Mattos, que hoje atende a mais de 70 crianças e adolescentes em situação de risco, exclusão e vulnerabilidade social, que, além de acolhidas, têm educação integral com cursos, serviços psicológicos e de saúde, moradia e alimentação. 

   16. Brito muito conviveu com Dalva Mattos. Inicialmente sendo seu aluno na disciplina de História no Colégio da Bahia. Depois, quando ela foi aluna de um dos seus mestres, Alberico Fraga, no curso de Direito. Como prefeito de Salvador, Edvaldo pode muito ajudar a OAF e estreitar ainda mais os laços com sua antiga amiga: 

   17. “Nunca poderia imaginar que um dia seria homenageado com a medalha que leva o nome de uma das pessoas mais admiráveis que conheci na vida. Que o exemplo de Dalva Mattos se perpetue, sirva de modelo para outros seres humanos de coração nobre e que a OAF seja eterna, até que nossas crianças não precisem mais de cuidados excepcionais”. 

   18. Entre os agraciados também estavam o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, o vice-prefeito da capital baiana Bruno Reis e o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia Roberto Sá Menezes.
16. Durante rondas no bairro Lagoa Dourada, na cidade de Jacobina, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 24ª CIPM e do 2º Pelotão prenderam em flagrante dois homens e duas mulheres com oito quilos de maconha, na manhã de quarta-feira (10).

   19. Os PMs avistaram um veículo Logan com placa de São Paulo estacionado e o proprietário do carro colocando no porta-malas dois baldes plásticos e uma mochila. Um outro homem, que acompanhava a ação, já era conhecido das autoridades policiais por tráfico de drogas. Imediatamente a PM abordou os suspeitos e localizou oito quilos de maconha, pronta para o consumo, no interior dos baldes e da mochila.

   20. O indivíduo assumiu ser o dono da droga e contou que tinha ligado para o proprietário do veículo para fazer uma corrida da Lagoa Dourada até a Catuaba. Em sequência foi realizada uma busca na residência dele, onde foi encontrada uma pequena quantidade de maconha e uma balança.

   21. Os dois homens e duas mulheres que estavam no imóvel, assim como material apreendido, foram encaminhados para a sede da 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Jacobina.

   22. O Shopping Bela Vista funcionará em horário especial nesta sexta-feira (12) e domingo (14). Nos dois dias, a Praça de Alimentação e espaços de Lazer ficarão abertos das 12h às 21h, bem como farmácias e o supermercado GBarbosa. As lojas estarão fechadas. A Alpha Fitness, o SAC e as salas de cinemas do complexo Cinépolis funcionarão em horários independentes e a programação poderá ser consultada nos respectivos sites.

   23. Superintendente institucional da Apae Salvador, Ilka Santos de Carvalho recebeu na manhã de hoje (11) a Medalha Benemérito Dalva Mattos, concedida pela Organização Auxílio Fraterno. O reconhecimento, realizado por aprovação unânime do Conselho de Administração da OAF, aconteceu na celebração de 60 anos da instituição, em sua sede. Dona Ilka, como é carinhosamente chamada, é uma das principais incentivadoras na trajetória de 50 anos de atuação da Apae Salvador desde a sua fundação.

   24. Quatrocentas crianças de creches comunitárias de diversos bairros de Salvador assistiram ao espetáculo infantil Sítio da Amizade, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, nesta quinta-feira (11). A ação faz parte da semana de comemorações do Mais Infância, projeto executado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. 
 
   25. Garantidos pelas VSBA, os ingressos permitiram que os pequeninos, que são assistidos pela entidade, interagissem na peça de apreciação musical encenada pelo grupo português Foco Musical e pela Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O coordenador pedagógico das Voluntárias, Manoel Calazans, lembra que, "para muitos deles, é o primeiro contato com o teatro. A participação em eventos culturais e artísticos, que ajudam a formar cidadãos interessados nas artes, é também uma das premissas das Voluntárias”. 
 
   26. Quatrocentas crianças de creches comunitárias de diversos bairros de Salvador assistiram ao espetáculo infantil Sítio da Amizade, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, nesta quinta-feira (11). A ação faz parte da semana de comemorações do Mais Infância, projeto executado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. 
 
   27. Garantidos pelas VSBA, os ingressos permitiram que os pequeninos, que são assistidos pela entidade, interagissem na peça de apreciação musical encenada pelo grupo português Foco Musical e pela Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

   28.  O coordenador pedagógico das Voluntárias, Manoel Calazans, lembra que, "para muitos deles, é o primeiro contato com o teatro. A participação em eventos culturais e artísticos, que ajudam a formar cidadãos interessados nas artes, é também uma das premissas das Voluntárias”.