Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEM CONSULTAR OS 'RUSSOS' PARTIDOS opinam para onde irão 24.69% voto

Kátia Abreu sugere a renúncia de Haddad para Bolsonaro enfrentar Ciro Gomes
10/10/2018 às 11:06
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As eleições para presidente da República em segundo turno e alguns governos de estado acontece dia 28. A que mais interessa entre Jair Bolsonaro (PSL), o qual obteve 46.03% dos votos no primeiro turno contra Fernando Haddad (PT) 29,28% dos votos. Ainda existem 24.69% dos votos que foram dados a outros candidatos sendo que desta fatia Ciro Gomes (PDT) foi o mais votado com 12.47% e praticamente impediu uma vitória de Bolsonaro no primeiro turno.

   2. Agora os partidos, sem consultar os 'russos' (os eleitores) opinam para onde irão. O PSDB com 4.76% dos votos já disse que fica neutro, mas, se trata de uma neutralidade apenas partidária pois, João Dória, candidato deste partido em SP já aderiu a Bolsonaro, o mesmo acontecendo com o candidato a governador do Rio Grande do Sul.

   3. Essa atitude de Alckmin e dos tucanos tem praticamente força zero na Bahia onde ele só obteve 172.900 votos (2.35%) metade do que teve o pastor Isidório para deputado federal. Ademais Zé Ronaldo (DEM) já tinha bolsonarizado e ainda assim, Bolsonaro teve mais votos do que ele na Bahia num toral de 1.725.140 contra 1.502.266 de Zé. A chave da Bahia está em Feira pode Bolsonaro pode virar o jogo se prometer um Colégio Militar.

   4. A questão Ciro Gomes é complexa. Embora tenha perdido a eleição saiu vitorioso com 13.344.366 votos (12.47%), já disse que #EleNão, mas se apoiar Haddad diante de tantas declarações que deu contra este durante a campanha, e Bolsonaro vencer o pleito, Ciro passa a contabilizar ao invés de uma vitória, uma derrota. Isso já aconteceu em Marina que na eleição de segundo turno apoiou Aécio contra Dilma e o eleitor nunca mais perdoou ela.

   5. Quem deu a declaração mais sensata até agora foi João Amoedo, do Novo, que criticou o projeto do PT mas disse que seu partido não vai apoiar ninguém preservando-se para 2022, embora o candidato a governador de Minas já bolsonarizou há muito tempo.

   6. PP disse que ficará neutro mas a senadora Ana Amélia, vice de Alckmin, já bolsonarizou. Cabo Daciolo, Meireles, Marina e Alvaro somam 4.2% mas eles não controlam mais nada. Marina já disse que vai para oposição qualquer que seja o vencedor, mas, para quem já teve 20 milhões e caiu para 1.069.577 não representa nada. Boulos também não representa nada com seus 0.58% porque seus mais de 600.000 eleitores já votaram em Haddad no primeiro turno.

   7. É provável que o número de pessoas que não foram as urnas seja igual ao primeiro turno e diminurá número de brancos e nulos, mas, nada que afete a hegemonia de Bolsonaro. Datafolha de hoje à noite deu ele com 58% dos votos válidos e Haddad com 42%. 
                                                                           *****
   8. O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, chegou mais cedo para 200 alunos da creche Escola Ceifar, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Entre brincadeiras, presentes e lanches, a festa realizada nesta quarta-feira (10) faz parte do programa Mais Infância, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia. Até o final do mês, cerca de três mil crianças terão recebido a ação da instituição. 

   9. O coordenador das VSBA, Manoel Calazans fala das ações durante o mês de outubro. “No mês da criança, todos os dias temos creches sendo atendidas, com brincadeiras, sorteios e entrega de presentes. Durante todo o ano nós desenvolvemos o Projeto Mais Infância, que é voltado para o cuidado com as crianças baianas, atendendo creches comunitárias, participando da formação dos professores, ajudando na reforma e na alimentação escolar. E agora em outubro, temos ações específicas para comemorar o mês da criança”. 

    10. A gestora da Ceifar, Maria Raquel Gomes, avalia que ações como esta são essenciais na vida das crianças. “A instituição vem investindo na formação dos professores, na qualificação das escolas e creches e isso se destaca também em eventos como esse. As Voluntárias são de grande importância para nós”.

   11. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) formou 300 alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos, nesta quarta-feira (10), em solenidades simultâneas em Salvador, Feira de Santana e Ilhéus, locais onde eles irão atuar. Na capital baiana, a formatura de 204 militares ocorreu na Vila Policial Militar, na Avenida Dendezeiros. 

   12. Outros 85 formados são de Feira de Santana e 11 de Ilhéus. O curso, que envolveu instruções teóricas e práticas, foi destinado aos integrantes das corporações que estavam na condição de cabos. Com a nova turma, a PMBA chega a 556 sargentos formados em 2018.

   13. “Nós temos uma ampla promoção para cabo e para sargento nesses últimos anos. Isso faz parte de uma programação de capacitação dos nossos servidores. É a lógica de que nós temos que investir no ser humano qualificado para melhorar a prestação de serviço à sociedade. É uma merecida promoção depois de um longo aperfeiçoamento para que isso retorne para a corporação e para a população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

   14. O Avança OAB mobilizou a advocacia do sul da Bahia, ganhando adesão em Itabuna, onde foi lançado na terça-feira (09), no cerimonial Maison Marie. Líder do movimento, o conselheiro federal Fabrício Castro falou sobre as transformações pelas quais passou a entidade na atual gestão, assim como defendeu a necessidade de ampliar as ações para fortalecer o exercício da profissão no interior do estado. Pré-candidato a presidente da Ordem, Fabrício é o nome apoiado pelo mandatário Luiz Viana.

    15. Para o conselheiro, nos últimos anos, a OAB-BA se tornou mais participativa, aberta e próxima dos advogados e da sociedade baiana. “Apesar de tantas lutas vitoriosas, precisamos avançar em busca de novas conquistas, combatendo firmemente a violação às prerrogativas, enfrentando a crise no Judiciário e melhorando o dia a dia da advocacia no estado”, afirmou.

    16. Em setembro, o Avança OAB reuniu a categoria em Ilhéus para debater propostas e ideias que melhorarem as condições da advocacia no estado. O lançamento da iniciativa em Salvador, no final de julho, mobilizou mais de 700 operadores do Direito, no auditório do Edf. Boulevard Side Empresarial. “A Ordem é de todos”, disse Fabrício, na ocasião, ao destacar a maior participação dos advogados do interior, assim como de mulheres, negros e jovens na OAB.

   17. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) formou 300 alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos, nesta quarta-feira (10), em solenidades simultâneas em Salvador, Feira de Santana e Ilhéus, locais onde eles irão atuar. Na capital baiana, a formatura de 204 militares ocorreu na Vila Policial Militar, na Avenida Dendezeiros. 

   18. Outros 85 formados são de Feira de Santana e 11 de Ilhéus. O curso, que envolveu instruções teóricas e práticas, foi destinado aos integrantes das corporações que estavam na condição de cabos. Com a nova turma, a PMBA chega a 556 sargentos formados em 2018.

   19. “Nós temos uma ampla promoção para cabo e para sargento nesses últimos anos. Isso faz parte de uma programação de capacitação dos nossos servidores. É a lógica de que nós temos que investir no ser humano qualificado para melhorar a prestação de serviço à sociedade. É uma merecida promoção depois de um longo aperfeiçoamento para que isso retorne para a corporação e para a população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

   20. Uma equipe técnica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizou nesta quarta-feira (10) uma visita ao Hospital Municipal de Salvador.  

   21. O objetivo das visitas é realizar vistorias que serão determinantes para a assinatura de um protocolo de compromisso do hospital com a realização das adequações necessárias para a abertura do processo seletivo para residência. A assunção do convênio tornará o Hospital Municipal de Salvador o primeiro equipamento de saúde da Bahia habilitado para o Programa de Residência em Medicina de Emergência.

   22. “O HMS tem todos os requisitos necessários de infraestrutura e equipe para que a gente possa participar desse processo de formação dos novos residentes. Conseguirmos avançar rapidamente n essa implantação que estava prevista somente para daqui um ano e meio e queremos ser pioneiros exatamente porque temos quinze unidades de pronto atendimento na rede municipal e essa formação garantirá profissionais mais qualificados em nossos serviços”, explicou Ivan Paiva, coordenador médico hospitalar e de emergência de Salvador.

   23. O HMS aguarda agora a apreciação do MEC para iniciar a formação dos médicos residentes no setor de emergência do hospital.

   24. O presidente municipal do Democratas, Heraldo Rocha, reagiu às declarações do ex-governador Jaques Wagner sobre o anúncio de apoio do prefeito ACM Neto ao presidenciável Jair Bolsonaro, na tarde desta quarta-feira (10), em coletiva à imprensa no Hotel Golden Tulip. “Wagner e Haddad representam o desgoverno e a corrupção. 

     25 - Certamente, eles têm muito em comum. Pelos desvios de conduta e de dinheiro público, podem ser presos a qualquer momento. Por isso, querem exercer mandatos eletivos para ter foro privilegiado e exercer pressão política para tentar tirar Lula da prisão”, afirmou.

    26. De acordo com Heraldo Rocha, votar em Bolsonaro, no segundo turno, significa se opor ao projeto “desastroso” de poder do PT, que levou o Brasil a uma crise política e econômica sem precedentes. “O candidato paulista é réu em uma ação por irregularidades milionárias na construção de ciclovias. Ele também foi acusado de enriquecimento ilícito pelo Ministério Público de São Paulo. Wagner, por sua vez, não deixou por menos. Na operação Cartão Vermelho, ele é investigado por ter recebido R$ 82 milhões em um esquema criminoso, envolvendo a parceria público-privada com a Fonte Nova Participações”, relembrou.