Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

‘Duelo’ entre Bonner e Haddad rende ótima audiência ao Jornal Nacional

A RecordTV Itapoan realizará o debate entre os candidatos à eleição para Governo da Bahia no dia 29 de setembro (sábado), a partir das 13h25, na sede da emissora no bairro da Federação.
17/09/2018 às 18:43
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Segundo o Blog Sala de TV, de Jeff Benício, a sexta-feira, dia 14, William Bonner e Renata Vasconcellos entrevistaram ao vivo Fernando Haddad, novo cabeça de chapa da campanha presidencial do PT. O ex-prefeito de São Paulo teve meia hora de visibilidade no mais tradicional (e contestado) telejornal da televisão brasileira.

   2. A média da edição foi de 31.3 pontos. Este índice representa 6,3 milhões de telespectadores na Grande São Paulo, principal área de aferição de audiência da empresa Kantar/Ibope.

   3. Foi o melhor resultado de público do JN durante a semana de 10 a 15 de setembro, mesmo com o jornalístico começando às 20h55 por conta da propaganda eleitoral obrigatória na TV. A sabatina com Haddad empatou em audiência com a entrevista de Jair Bolsonaro (PSL) e ficou alguns décimos atrás da participação de Ciro Gomes (PDT).

   4. Os vários confrontos entre o presidenciável petista e William Bonner geraram uma infinidade de manifestações em portais, blogs, canais no YouTube e nas redes sociais.  Neste espaço, o acalorado embate foi destacado em post de sábado, dia 15, com o título ‘“A Globo condena por antecipação”, diz Haddad a Bonner’.

   5. Nesta semana, os presidenciáveis com melhor desempenho nas pesquisas de intenção de votos do Ibope e do Datafolha serão entrevistados pela âncora Renata Lo Prete na bancada do Jornal da Globo, no estúdio de São Paulo.

   6. Pela ordem de sorteio: hoje, Ciro Gomes (PDT); amanhã, Geraldo Alckmin (PSDB); na quarta, Fernando Haddad (PT); e na quinta-feira, Marina Silva (Rede). 

   7. Jair Bolsonaro (PSL) foi convidado, mas permanece internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, em recuperação das duas cirurgias decorrentes do atentado a faca sofrido no último dia 6.
                                                             *****
   8. A relação entre cidadania, política e democracia serão discutidas entre o historiador e escritor brasileiro Leandro Karnal e o filósofo francês Gilles Lipovetsky na próxima edição do Fronteiras Braskem do Pensamento. O debate especial acontece nesta segunda-feira (dia 17/09), às 20h30, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, e terá mediação de Fernando Schuler, curador do Fronteiras.

   9. Karnal intitulou sua participação como Hamlet na casa de noz: cidadania e consciência, enquanto o francês propõe uma discussão com o tema Cidadania política, pluralismo e democracia na era hipermoderna. 

   10. Antenado com o momento atual do Brasil, o debate entre os dois conceituados pensadores atraiu a atenção do público; os ingressos já estão esgotados. Karnal é um dos mais populares intelectuais do país, sendo que alguns de seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil, como O inferno somos nós, Todos contra todos, Crer ou não crer, Santos fortes e Diálogo de culturas. Sagaz e com bom-humor, ele costuma levar o público a refletir sobre temas cruciais para compreender a realidade brasileira e para conhecer o ser humano.

   11. Uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no próximo dia 20, às 15h, concede o título de cidadão baiano ao superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef), Alexandre Baroni. A honraria foi uma proposição da deputada Fabíola Mansur (PSB), que teve aprovação unânime dos seus pares na Casa. 

   12. “O importante trabalho que vem sendo realizado por Baroni à frente da superintendência e em prol da inclusão merecem todas as homenagens, é o nosso reconhecimento. Esse título é uma forma de retribuir e destacar o excelente serviço que Baroni tem prestado à Bahia , um trabalho que nos inspira a buscar a superação diária de nossos desafios”, declarou Fabíola.

   13. Natural da cidade de Ourinhos (SP), Baroni é formado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (PR). Aos 24 anos, ele sofreu lesão medular traumática ocasionada por acidente automobilístico que desencadeou um quadro de tetraplegia.

   14. O candidato Zé Ronaldo (DEM) dá uma pausa em suas viagens em campanha pelos municípios do interior e participa nesta segunda-feira (17), a partir das 18h, do Encontro com Multiplicadores no Hotel Fiesta, no Itaigara, em Salvador.  A idéia é levar a multiplicadores e formadores de opinião as propostas do programa de Zé Ronaldo para melhorar as diversas áreas do estado, como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, entre outras.

   15. Participam do Encontro o prefeito ACM Neto, a candidata a vice-governadora Mônica Bahia e os candidatos ao Senado, Jutahy Jr e Irmão Lázaro, além de candidatos a deputado federal e estadual, líderes comunitários, vereadores que apóiam a coligação e formadores de opinião da capital e da região metropolitana .

   16. Com a presença de lideranças estaduais e nacionais foi realizada, nesta segunda-feira (17), a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), na Bahia, ao mesmo tempo que celebra os 55 anos da federação. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.

   17. O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, fez uma contextualização histórica desses 55 anos da Fetag e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que também completa 55 anos de existência e, além de apresentar diversas ações que vem sendo executadas, voltadas para o desenvolvimento rural, reconheceu a importância da federação na destinação de políticas públicas para o rural.

   18. “Estão sendo executadas diversas ações pelas secretarias do Governo, não só em ações voltadas para a agricultura familiar, inclusão socioprodutiva, agroindustrialização, mas também em áreas como a da educação, com escolas em comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária e fábrica escola. Essas são políticas públicas construídas de forma participativa e isso é simbólico e histórico, e agente precisa reconhecer isso”.

   19. A RecordTV Itapoan realizará o debate entre os candidatos à eleição para Governo da Bahia no dia 29 de setembro (sábado), a partir das 13h25, na sede da emissora no bairro da Federação. Os candidatos confirmados são: João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), José Ronaldo (DEM), Marcos Mendes (PSOL) e Rui Costa (PT).

   20. Dessa forma, a RecordTV Itapoan convida a imprensa para realizar a cobertura do debate e informa que será disponibilizado um espaço exclusivo para os veículos de comunicação. Ressaltamos que o contato com os candidatos para realização de entrevistas será permitido ao final do debate, sendo assim, o acesso ao estúdio será restrito.

   21. Caso queira participar da cobertura, favor enviar até o dia 21 de setembro, sexta-feira, o nome de até três profissionais, com RG, para efetuarmos o cadastro. Informamos que apenas os profissionais cadastrados terão acesso à RecordTV Itapoan.