Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Maioria STF rejeita no plenário virtual recurso de Lula contra prisão


Vereador Hilton Coelho pergunta a SEC se vai fechar o Colégio Luis Viana Filho, em Brotas
14/09/2018 às 19:01
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou até esta sexta-feira (14) pela rejeição de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão após condenação em segunda instância.

   2. O julgamento é realizado no "plenário virtual", no qual os ministros registram suas posições de forma remota, pelo computador, sem se reunir presencialmente para debater e deliberar. A votação eletrônica começou na última sexta (7) e termina às 23h59 desta sexta.

   3. Pelas regras do plenário virtual, o relator – no caso, o ministro Edson Fachin – é o primeiro a inserir o voto no sistema. A partir daí, os outros votam dentro do prazo de oito dias. Até o fim do julgamento, qualquer ministro pode pedir "destaque" para levar o tema à discussão presencial.

   4. Até a última atualização desta reportagem, o placar estava 7 a 1 contra a liberdade. Faltavam os votos de três ministros – Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. (GLOBO.COM)
                                                                   ******
  5. Há duas décadas o Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia foi criado com a nobre missão de utilizar a arte como ferramenta da segurança pública. Formado por 13 policiais militares, a equipe leva alegria e mensagem de paz através de apresentações em hospitais, escolas, abrigos, asilos e instituições filantrópicas de Salvador.

   6. O grupo se apresentou nesta manhã com a peça “Labirinto” no Colégio Resgate, em Salvador, e fará apresentações amanhã (14), às 9h e às 14h, para 500 alunos da rede pública no município de Simões Filho, no Teatro Sesc Senai Senat Simões Filho. A abordagem fala sobre os caminhos percorridos pelos jovens até as drogas e também todo impacto na vida da família e dos amigos.

   7. As peças costumam ter como tema o combate às drogas e a aproximação da polícia com a comunidade, sempre com o foco educativo e cultural, com textos que dialogam com o público - de crianças a idosos, numa linguagem próxima e responsável.

   8. Estatísticas alarmantes de acidentes nas vias, mobilidade e fiscalização. Os temas foram debatidos, nesta sexta-feira  (14), no Sol Barra Hotel, em Salvador, no 3º Congresso e Seminário Estadual de Formação de Agentes e Profissionais de Trânsito. O evento foi realizado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que apresentou a campanha educativa "Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca" e fez uma palestra sobre a valorização da vida no  tráfego.

   9. A campanha é uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv) e foi adotada pelo Detran para a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece entre os próximos dias 18 e 25. "Pedimos o apoio dos participantes do congresso para a multiplicação dessa mensagem de conscientização, que alerta para os graves danos provocados pela mistura álcool e direção", declarou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes. 

   10. O apresentador da SBT Danilo Gentili se envolveu em uma polêmica que rendeu a primeira posição nos tópicos mais comentados do Twitter. Na última quinta-feira, 13, ele publicou um tuíte questionando o voto das mulheres nas eleições de outubro. Segundo a última pesquisa do Ibope, houve uma queda nas intenções de voto para Marina Silva, candidata da Rede.

   11. @DaniloGentili: 
 Prova que o movimento feminista NUNCA foi algo pelo “empoderamento” feminino e é só massinha de manobrinha: Ao invés de votarem na @MarinaSilva - uma mulher - estão se mobilizando entre Ciro e Haddad. Por quê? Porque um líder macho hetero branco esquerdista assim ordenou.

   12. O post repercutiu e motivou a criação da hashtag #CalaBocaGentili. Entre as diversas indignações apresentadas pelos usuários, estava o fato do apresentador ser um homem e ter comentado o movimento feminista, algo que diz respeito às mulheres.

   13. Estão abertas as inscrições para o MBA PPPs e Concessões, o primeiro do Brasil especializado em parcerias público-privadas. As aulas da terceira turma do MBA serão iniciadas no dia 27 de setembro e o público-alvo do curso é constituído por profissionais, gestores e membros de equipes técnicas que atuam ou pretendam ingressar em atividades relacionadas ao universo das Parcerias Público-Privadas, concessões públicas e/ou regulação e controle dos serviços públicos.

   14. O curso resulta de parceria entre a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Liderada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), a RedePPP reúne 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

   15. Ao todo serão 420 horas-aula, das quais 380 horas por meio de ensino distância (EaD) e 40 horas de módulo presencial, com direito a certificado da LSE Enterprise. Todas as informações sobre o MBA “PPPs e Concessões”, como conteúdo programático, relação de professores e mais detalhes, podem ser encontradas no site http://www.mbappp.com.br/.

   16. Com problemas orçamentários de uma cultura em xeque, o candidato ao Senado pela coligação "Bahia acima de tudo, Deus acima de todos" -  Prona, PRTB e PSL -, Celsinho Cotrim defende auxílio mensal para artistas baianos que perderam espaço no mercado, 'após período de apogeu'. 

   17. Segundo ele, trata-se da destinação de um auxílio que contemple aluguel, alimentação, transporte e até mesmo plano de saúde com critérios e valores a serem debatidos e fixados. 

   18. "Essa ideia existe há muito tempo e já foi, inclusive, compartilhada, debatida com o amigo Edu Casanova e agora, enquanto postulante que busca o novo, assumo esse compromisso público com a categoria de apresentar esse projeto no Senado Federal e indicar ao Governo da Bahia", assegurou. 

   19. De acordo com ele, a matéria visa proporcionar dignidade a esses artistas: “Que tanto já contribuíram para a cultura do nosso estado".

   20. O vereador Hilton Coelho (PSOL) solicitou, através de ofício, que o secretario de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, informe acerca da mudança do funcionamento do Colégio Estadual Luiz Viana e até mesmo o seu fechamento. 

   21. “Estudei com muito orgulho e excelentes lembranças no Colégio Luiz Viana. Tomamos conhecimento, por meio de mobilizações da comunidade escolar, de que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) pretende modificar a forma de funcionamento e o uso do Colégio Estadual Luiz Viana, localizado em Brotas, Salvador. O mínimo que se espera é que quaisquer mudanças sejam discutidas com os principais interessados, a comunidade escolar e a população que utiliza a escola”.

   22. De acordo informações, a SEC pretende retirar todos os estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos que estão na unidade de ensino e destiná-los para o Colégio Manoel Vitorino, ao lado da referida escola. 

   23. “Dentre outros questionamentos, o Manoel Vitorino não possui a mesma estrutura física, como quadra poliesportiva, salas ambientes, auditório espaçoso e outros atributos que fazem do Colégio Luiz Viana um dos mais admirados, do ponto de vista da estrutura e qualidade de ensino, no Estado”, acrescenta o legislador.

   24. Há duas décadas o Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia foi criado com a nobre missão de utilizar a arte como ferramenta da segurança pública. Formado por 13 policiais militares, a equipe leva alegria e mensagem de paz através de apresentações em hospitais, escolas, abrigos, asilos e instituições filantrópicas de Salvador.

   25. O grupo se apresentou nesta manhã com a peça “Labirinto” no Colégio Resgate, em Salvador, e fará apresentações amanhã (14), às 9h e às 14h, para 500 alunos da rede pública no município de Simões Filho, no Teatro Sesc Senai Senat Simões Filho. A abordagem fala sobre os caminhos percorridos pelos jovens até as drogas e também todo impacto na vida da família e dos amigos.

   26. As peças costumam ter como tema o combate às drogas e a aproximação da polícia com a comunidade, sempre com o foco educativo e cultural, com textos que dialogam com o público - de crianças a idosos, numa linguagem próxima e responsável.