Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Barroso vai barrar propaganda se PT insistir em mostrar Lula candidato

Boletim médico aponta que o estado de saúde de Jair Bolsonaro tem evoluído mas o quadro ainda é preocupante
09/09/2018 às 19:04
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA) O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso determinou neste domingo, 9, que a coligação do PT à Presidência da República deixe de apresentar ou apoiar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato em suas propagandas eleitorais. Caso haja novo descumprimento da decisão do TSE de que Lula não pode aparecer como presidenciável no horário eleitoral no rádio e na TV aberta, Barroso decidiu que a propaganda da coligação petista deve ser suspensa.

   2. O plenário do TSE negou no último dia 31, por 6 votos 1, o registro da candidatura do petista ao Palácio do Planalto e determinou que ele fosse substituído até o dia 11 de setembro, próxima terça-feira. Na sessão, contudo, os ministros concordaram em manter a coligação do PT no horário eleitoral, com a condição de que Lula não poderia ser apresentado ou apoiado como candidato.

   3. Desde então, o partido tem veiculado propagandas protagonizadas pelo candidato a vice-presidente, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que deve substituir Lula como cabeça de chapa ao final do prazo estipulado pela corte eleitoral. Nas peças, o ex-presidente tem aparecido como “apoiador” – “Lula apoia Haddad vice”, diz a legenda que o apresenta. Para Barroso, contudo, a coligação tem descumprido a decisão do TSE.

   4. “As sucessivas veiculações de propaganda eleitoral em desconformidade com o decidido revelam que a atuação da Coligação se distanciou dos compromissos por ela assumidos, a exigir uma atuação em caráter mais abrangente”, afirma o ministro na decisão deste domingo.
                                                                              *****
  5. O quadro de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, "continua em evolução" e ele "tem leve anemia, em decorrência do sangramento inicial", informou o novo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein no fim da tarde deste domingo (9).

   6. "A circulação do intestino para o fígado está preservada. A paralisia intestinal decorrente do grande trauma mostra sinais de que está em regressão, ou seja, é possível que, nos próximos dias, a função intestinal se normalize e o paciente passe a ingerir alimentos por via oral", diz o comunicado.

   7. O presidenciável está internado desde sexta-feira (7) no hospital na Zona Sul de São Paulo se recuperando de uma facada levada durante ato de campanha no Centro de Juiz de Fora (MG), na tarde de quinta (6).

   8. O boletim divulgado no começo deste domingo dizia que o presidenciável "apresenta nítida melhora clínica e laboratorial". De acordo com o comunicado, não há "nenhuma evidência de infecção".

   9. O prefeito ACM Neto lamentou neste domingo (9) a morte do candidato a deputado federal Alcides da Silva Araújo, o Alcidão, um dos mais importantes políticos de Bonfim. “Estivemos juntos em muitas batalhas pelo desenvolvimento de Senhor do Bonfim e do nosso Estado”, disse o prefeito, que também é presidente nacional do Democratas.

    10. Alcidão concorria a uma vaga na Câmara Federal pela Coligação Unidos para Mudar a Bahia (DEM, PRB, PV). “Que Deus dê muita força e serenidade aos amigos e familiares de Alcidão neste momento de profunda dor e tristeza”, afirmou o prefeito de Salvador.

   11. O juiz federal Pablo Zuniga Dourado, substituto do desembargador Hilton Queiroz, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília), negou agravo de instrumento interposto pelo Ministério Público da União e Ministério Público do Estado da Bahia solicitando a paralisação das obras do BRT. A decisão de Pablo Dourado mantém os efeitos da Justiça Federal da Bahia, que determinou a continuidade do projeto que vai beneficiar 340 mil pessoas por dia.

   12. Em sua sentença, o juiz afirmou “que eventual ordem para sustar o contrato com o consórcio BRT implicaria em ofensa ao postulado da segurança jurídica (...) e revela o escopo do constituinte de proteger a estabilidade das relações jurídicas, fundamental à realização plana do Estado Democrático de Direito”.

   13. Pablo Zuniga Dourado disse também que a eventual paralisação das obras do BRT traria prejuízo à Prefeitura de Salvador porque “os recursos financeiros do financiamento tomado na Caixa Econômica Federal já estão no caixa do município, não existindo risco de interrupção das obras, e que a não utilização dos recursos segundo o cronograma de desembolsos é que pode implicar no fim do empréstimo”.

   14. Já iniciadas, as obras do BRT envolvem melhorias na mobilidade, na infraestrutura e no transporte público de uma das regiões mais movimentadas da cidade, as avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e Antonio Carlos Magalhães. A primeira etapa corresponde a um trecho de 2,9 km, ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) ao Iguatemi (Estação de Integração BRT/Metrô). Os trabalhos contemplam criação de viadutos, elevados, vias expressas, ciclovias e estações.

   15. Principal rede de academias do Norte e Nordeste do país, a Alpha Fitness vai inaugurar mais um projeto inovador: a Rede Alpha Studios. A novidade, que inicia suas atividades para o público a partir da próxima quarta-feira, dia 12 de setembro, fica localizada no Shopping Paseo, no Itaigara e conta um moderno estúdio de bike, o Alpha Ride; um espaço para boxe funcional, o Alpha Punch; e um box de crossfit, montado em parceria com a Sotero Crossfit. Nesse dia, a partir das 19 horas, a Alpha vai receber convidados para um coquetel comemorativo. 

   16. Outra novidade é que alguns convidados, parceiros, amigos e formadores de opinião, vão conhecer o funcionamento da Alpha Studios antes mesmo da inauguração. Nos dias 10 e 11 de setembro, segunda e terça-feira, a Rede terá um soft open que promete dar o que falar! “Nós esperamos alcançar um número grande de adeptos. 

   17. Os Studios estão lindos e trazem uma estrutura muito moderna e confortável. Espero que o público goste tanto quanto nós!”, comenta Leandro Cardoso, sócio diretor da Alpha Fitness.

   18. A Secretaria da Educação do Estado realizou, neste sábado (08), a entrega da reforma geral do Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, além de cinco novos laboratórios para o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Rio Corrente, localizados em Santa Maria da Vitória (a 870 km de Salvador). Os atos de entrega contaram com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que também visitou o Centro de Educação Estadual Santa-Mariense, localizado no município.

   19. No Rolando Laranjeira Barbosa, foram entregues as obras de recuperação dos telhados, banheiros, quadra, além da pintura interna e externa, revestimento cerâmico das paredes e revisão elétrica. "Promovemos uma reforma geral para tornar o ambiente escolar ainda mais atraente para o aluno. Também discutimos novos perfis de oferta para a unidade que já promove muitas atividades na área de arte, cultura e ciências, como cursos técnicos de nível médio. 

   20. Debatemos também a possibilidade de ampliação da escola, cujo prédio vizinho pertence ao Estado sediado para um Polo da Universidade Aberta do Brasil", destacou o secretário.