Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ATENTADO A BOLSONARO tem dimensão maior do que apenas uma loucura

Cabe a PF agora analisar todos os videos fetos por celulares e chegar a alguma conclusão definitiva
07/09/2018 às 18:52
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O atentado contra Jair Bolsonaro, candidato do PSL a presidência da República, não foi praticado por um louco como há insinuações em várias midias. Pela dimensão do episódio e a investigação de três suspeitos tudo indica que, como disse a PM de Minas Gerais, foi algo planejado, organizado por um grupo. 

   2. Evidente que também não se pode imputar a este ou aquele partido algo que não se tem a menor prova. Daí que as declarações nessa direção são infundadas e fazem parte apenas do jogo político.

   3. Cabe a Policia Federal apurar os fatos e se o ministro da Segurança, Raul Julgamann, já disse que estão investigando suspeitos agora tem que revelar o final da apuração. Este caso é completamente diferente do de Mariele Franco vereadora assassinada no Rio de Janeiro, pois, prendeu-se o suspeito do esfaqueamento e existem vídeos feitos por simpatizantes de Bolsonaro no momento do crime no centro de Juiz de Fora.

   4. Há, portanto, um vasto material inclusive já circulando nas redes sociais e apontado este e aquele suspeito, até uma mulher, e a PF pode perfeitamente analisar esses videos e chegar a alguma conclusão. Causa também surpresa que diante campanha presidencial tão radicalizada somente agora fala-se em medidas de segurança mais fortes para proteger os candidados.

   5. O clima de radicalismo neste campanha e a tentativa de desmoralizar a Justiça já vem acontecendo há muito tempo. E esse clima segue porque há insistência nessa direção com recursos e mais recursos tentando inclusive anilquilar uma lei parfa se colocar um candidato na marra.
                                                                            ******
   6. A violência assusta a população da Bahia. O estado aparece liderando índices de assassinatos e outros que demonstram o aumento da criminalidade. Para o candidato a governador pela coligação Coragem para Mudar a Bahia, Zé Ronaldo, é preciso combater a insegurança com empenho. No seu plano de governo, as primeiras medidas serão a criação de uma Força Tarefa para enfrentamento do tráfico e as organizações criminosas e valorizar o trabalho dos policiais.

   7. O ex-prefeito de Feira de Santana ouviu o apelo de muitos moradores nas cidades que visitou durante carreata realizada nesta quinta-feira (6), que saiu de Ouriçangas, passou por Irará, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e encerrou em Teodoro Sampaio. Ele esteve presente também na inaguração do comitê do deputado Paulo Azi, em Alagoinhas, ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto.

   8. Zé Ronaldo participou da satividades acompanhado pela candidata a vice-governadora, Drª Mônica Bahia e dos candidatos ao senado, Jutahy Junior e Irmão Lázaro. “A Bahia amarga os piores índices de criminalidade do país e quem sofre é o povo. O governo do PT nunca se mostrou interessado em equalizar os problemas do Estado. 

   9. Vamos criar uma força-tarefa especial, temporária, e criar Unidades Policiais de Resposta Rápida. Chega dessa história do cidadão de bem ter medo de sair de sua residência para ir ao mercado. Muito me entristece andar pela Bahia e ouvir dos baianos relatos de criminalidade”, disse o ex-prefeito de Feira de Santana.

   10. “Dá pra confiar em um deputado que quer se eleger, mas não quer dizer ao povo quem é o candidato a presidente e o candidato a governador dele? Então, quando vocês pegarem um papelzinho que não tenha o número, o nome ou a foto dos candidatos a presidente e governador, o único pedido que eu faço é pra não jogar o papel no chão, pra não sujar a cidade. Lugar de papel que não presta é no lixo. Mantenha a cidade limpa.

   11. ” A provocação vem do governador Rui Costa, candidato do PT à reeleição, dita nesta quinta-feira (6), em discurso para moradores de Itabuna, na quarta semana da Correria pela Bahia.“Cuidado com aqueles que escondem aliança com os inimigos do Nordeste, inimigos da Bahia”, alerta Rui.

   12. A caravana que pretende passar por 18 cidades, de hoje até segunda-feira, começou a jornada em Ilhéus, pela manhã, quando Rui liderou caminhada pelas ruas do centro da cidade, da Catedral até o Palácio Paranaguá. À tarde, a passagem por Itabuna foi marcada pela grande quantidade de pessoas que receberam a comitiva, que também tinha os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

  13. “A região Sul da Bahia nunca recebeu tantos investimentos na implantação novos projetos que devem diversificar a economia e apoiar um novo ciclo de desenvolvimento”, exaltou o candidato petista, que também caminhou pelas ruas de Ibicaraí nesta quinta, antes da visita a Itabuna. 

   14. Policiais militares do 8° Batalhão resgataram, na tarde de quarta-feira (5), um homem que seria executado por criminosos no Bairro Parque Ecológico, no município de Porto Seguro. A ação aconteceu após denúncias de que a vítima havia sido sequestrada, amarrada por cordas e arrastada pela rua por três suspeitos.

    16. Os policiais se dirigiram ao local para verificar as informações quando foram recebidos a tiros. Durante o revide, os três suspeitos conseguiram fugir por uma mata próxima. A vítima foi deixada com as mãos e os pés atados. A PM resgatou a vítima e a conduziu a delegacia para prestar esclarecimentos a respeito das circunstâncias do fato.

   17. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, realiza neste domingo (09), durante mais uma edição da Parada Gay, o Projeto Fique Sabendo, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção do HIV. O posto de coleta funcionará na Travessa Corneta Lopes, Campo Grande, ao lado do Teatro Castro Alves, das 10 às 17 horas e o resultado do exame sai em até 30 minutos.

   18. Os usuários com sorologia positiva contaram com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

   19. Além do incentivo ao diagnóstico precoce, no local também serão distribuídos materiais educativos e camisinhas, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessa doença sexualmente transmissível. As ambulâncias do SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Barris e Brotas estarão de prontidão para atender possíveis situações de emergência.

   20. Técnicos da secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveram, nesta quinta-feira, 6, um trabalho de capacitação de toda a rede municipal de saúde do município de Ilhéus para os serviços de prevenção ao sarampo. As ações foram realizadas durante todo o dia, no auditório da Faculdade Madre Thaís, com o acompanhamento do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela.

   21. A capacitação contou com palestras de sanitaristas vinculadas à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, Aldaci Matos Andrade e Vânia Leão Carneiro. No dia anterior, quarta-feira, houve uma reunião estratégica para definir ações de combate ao sarampo com os membros do Núcleo Regional Sul de Saúde.

   22. O diretor de Vigilância em Saúde do Município, Gleidson Santana Souza, admite que há um caso suspeito de sarampo na região de Olivença, mas que todos os procedimentos epidemiológicos estão sendo realizados na área. “Nós já fizemos bloqueios em toda as regiões: onde mora, onde trabalha e os caminhos que percorreu.  Além de vacinarmos mais de 500 pessoas, estamos fazendo monitoramento desse paciente juntamente com o pessoal da Sesab”, afirmou.