Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INDEPENDÊNCIA DA BAHIA foi apenas complementar ao 7 de Setembro (TF)

Políticos baianos repudiam ataque ao candidato do PSL Jair Bolsonaro esfaqueado em Minas Gerais
06/09/2018 às 22:15
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Comemora-se neste 7 de setembro os 196 anos da independência do Brasil de Portugal com a instalação de um Império e Dom Pedro I como mandatário. Muita gente na Bahia costuma associar a independência da Bahia, em 2 de julho de 1823, como consolidadora da independência do Brasil. Do ponto de vista formal a argumentação é válida porque a Bahia dirigida pelo comandante português Madeira de Melo se manteve fiel a Portugal até 1823.

   2. Acontece que essa insubordinação não tinha força nem capilaridade para expandir-se pelo Brasil, sequer pela região Nordeste, e o imperador desde quando assumiu o poder central do Brasil, em 1822, nunca se assustou com o que ocorria na Bahia onde as forças portuguesas se limitavam a Divisão Auxiliadora e os comandados de Madeira de Melo e não tinham sequer o apoio da força produtiva baiana instalada no Recôncavo. 

   3. Daí que as lutas pela independência se caracterizam como de cerco isolando a capital e privando seus moradores e a tropa portuguesas de mantimentos até o desfecho final em Pirajá e invasão da cidade no dia 2 de julho.

   4. Registre-se que fora as lutas em Pirajá, que foram poucas, em Salvador nada aconteceu e as tropas de Madeira de Melo embarcaram para Portugual em 34 navios na madrugada de 2 de Julho sem perder um soldado. O almirante Crochane que fora mandado por dom Pedro I para atacar Madeira se limitou a acompanhar de Morro de São Paulo a fuga dos portugueses para Lisboa. 

   5. A história da independência da Bahia é toda mal contada, fantasiada, glorificada quando se sabe que todas as tropas envolvidas na refrega não passaram de 3 mil homens, o número de mortos nas lutas seria em torno de 100 a 180, em Cachoeira só morreu um soldado tambor, e até uma hreoina fajuta que nunca existiu criaram ultimamente. Virou uma 'guerra' de ficção. 

   6. O certo é que a independência do Brasil foi consolidada com a Bahia apenas de maneira formal. O que vale mesmo é o 7 de Setembro e o grito no Ipiranga, também sem mortos e guerra.
                                                                     *****
   7. O prefeito de Salvador, ACM Neto, repudiou nesta quinta-feira (6) o ato de violência contra o deputado Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado em Juiz de Fora (MG). “Repudio o que aconteceu com o deputado Bolsonaro. Eleição a gente ganha e perde com base em palavras, propostas e debates, jamais com violência”. De acordo com o prefeito, que também é presidente nacional do Democratas, o que ocorreu com o deputado é um atentado à democracia e não traduz o sentimento do povo brasileiro. “Desejo pronto restabelecimento ao deputado, que foi meu colega na Câmara por muitos anos”.

   8. O candidato Zé Ronaldo (DEM) lamentou profundamente o atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL), dizendo que o debate eleitoral deve permanecer no ambiente das ideias, sem nenhum  espaço para a barbárie e a violência. “É muito triste o que aconteceu. Esperamos com fé em Deus que não tenha sido grave. O povo brasileiro não aceita a violência. Tenho certeza de que esse ato é um fato isolado que não condiz com o povo brasileiro nem com a nossa democracia”

   9. O candidato a senador Jutahy Magalhães Junior (PSDB) classificou como deplorável a agressão ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), lembrando que política se faz com diálogo e argumento, e defendendo que a investigação sobre o ataque seja rápida, assim como a punição ao responsável. "Não podemos caminhar na direção do ódio, da agressão e da intolerância", disse.

   10. Em campanha hoje (06.09), em três municípios do Sul da Bahia – Ilhéus, Ibicaraí e Itabuna – o candidato ao Senado na Coligação MAIS TRABALHO POR TODA A BAHIA, Angelo Coronel, recebeu o apoio de prefeitos, lideranças políticas e de movimentos sociais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da região. 

   11. “Estamos com Rui, Leão, Wagner e Angelo Coronel, porque o nosso projeto político é um só: garantir a governabilidade da gestão comandada pelo governador Rui Costa e defender os interesses do povo baiano e brasileiro. Houve um desgaste com o nosso partido na escolha da chapa majoritária, mas isso já é passado. Vida que segue, vamos votar nos dois senadores da nossa coligação, Wagner e Coronel”, declarou o deputado federal e candidato a suplente de Senador, Bebeto Galvão (PSB).

   12. Os fãs da Pizza Hut vão curtir a novidade: como parte do seu plano de expansão foi inaugurada uma unidade no Salvador Norte Shopping nesta quinta-feira, 06 de setembro. A loja, que já segue o novo layout internacional da marca, está situada na Praça de Alimentação – Piso L3 do centro de compras e vai funcionar no modelo “Express”, com uma equipe preparada para atender aos clientes com mais agilidade e excelência.

   13. A sétima unidade na capital baiana representa a concretização de um desejo antigo da franquia, que desde a primeira inauguração, já vinha planejando a expansão do modelo em shoppings. “Essa é a primeira operação localizada na região Norte da capital baiana. 

   14. Com a unidade do Salvador Norte Shopping vamos atender um pedido dos nossos clientes através das redes sociais e das pesquisas de mercado”, comenta Marcelo Simões, um dos sócios da franquia em Salvador.

   15. Surdos que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) já podem contar com profissionais preparados para se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma iniciativa capacitou 44 instrutores de direção para formar condutores surdos.

    16. O instrutor Clayton Ferreira participou da capacitação. Com 10 anos de experiência na formação de novos motoristas, ele está empolgado com o trabalho que fará com os condutores surdos. “Eu só tenho a agradecer, uma vez que a gente está acolhendo um público que, historicamente, foi muito segregado”, afirma o profissional, que acredita que surdos têm vantagens em relação os ouvintes.

   17. “Esse primeiro grupo está vindo com uma garra muito grande e são pessoas que naturalmente têm um senso de percepção visual muito apurado”, completa.

   18. Para comemorar os 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), celebrado na próxima terça-feira (11), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizará diversas atividades entre os dias 10 e 14. Durante toda a semana, serão distribuídos exemplares do CDC e realizadas ações de fiscalização em diversos shoppings de Salvador.

   19. Na terça, na sede da Codecon, localizada na Rua Chile, a partir das 8h, também haverá distribuição do CDC, além de atendimento aos consumidores, com orientações em relação a contratos de empréstimos. Também neste dia, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estará presente para realizar consultas gratuitas junto aos órgãos de proteção ao crédito. Às 14h30, no Sesc da Rua Chile, serão realizadas palestras sobre as atividades da Codecon e conceitos básicos sobre relação de consumo.

   20. Integrantes do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia reuniram-se com o secretário do Turismo do Estado, José Alves, nesta quinta-feira (6), para discutir ações e projetos que contribuam com o fortalecimento da atividade.

   21. Na pauta, a adequação de espaços públicos para apresentações de rodas de capoeira em Salvador e cidades do interior. A ideia é destinar locais de ampla visibilidade turística para a prática da atividade.

   22. “Com a destinação de lugares específicos para a capoeira atraímos os moradores do local e os turistas, e isto é um incentivo para que surjam escolas, contribuindo para a valorização da prática da capoeira”, disse o secretário estadual do Turismo, José Alves.

   23. Estão em estudos áreas na Ponta de Humaitá, Ribeira, Campo Grande, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina e Abaeté, além do Dique do Tororó.