Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Governadores do Nordeste questionam critérios de avaliação do INEP

Atletas profissionais e amadores inscritos na Maratona Cidade de Salvador 2018 terão a chance se preparar com um treino oficial da prova no próximo dia 15 de setembro
03/09/2018 às 19:30
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Todos os governadores dos estados do Nordeste assinaram uma carta aberta enviada ao Ministério da Educação (MEC), questionando o cálculo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017) referente ao Ensino Médio para as redes estaduais. De acordo com o documento, o estudo calculou a média de proficiência das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática sem considerar os estudantes da Educação Profissional, cujos investimentos e a ampliação da oferta de vagas representam estratégias adotadas pelos estados para melhorar a qualidade da educação.

  2. Para se ter uma ideia, a rede estadual de Educação Profissional da Bahia é a primeira do Nordeste e a quarta maior do Brasil, considerando todas as redes de ensino, segundo dados do próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Somente neste ano estão sendo ofertadas mais de 160 mil vagas. No período de 2015 a 2018, a rede estadual da Bahia registrou um acréscimo de 38,01% na matrícula dos cursos, que estão relacionados ao perfil econômico e cultural de cada localidade. 

  3. Vale destacar que, a partir do novo perfil de oferta, a Secretaria da Educação diminuiu o tempo dos cursos regulares de quatro para três anos e implantou novas modalidades como o regime da pedagogia da alternância, que atende a estudantes que vivem em zonas rurais e filhos de agricultores familiares, imprimindo metodologias e um currículo que influenciem também o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

   4. Segundo a carta dos governadores, a ausência das escolas de Educação Profissional e alunos do cálculo da média dos estados faz com que o indicador divulgado não retrate a realidade, desconsiderando precisamente os efeitos positivos das recentes políticas estaduais de oferta do ensino médio integrado à educação profissional. Documento com este mesmo teor foi encaminhado ao MEC, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio do ofício 1209/2018/Consed, datado de 2 de setembro de 2018.

   5. Segundo os governadores e o Consed, diversos critérios adotados pelo Inep são questionáveis em função das mudanças adotadas em relação às edições anteriores. Antes, a avaliação era por amostragem e passou a ser censitária, sendo que mesmo estipulando a participação mínima de 80% de estudantes por unidade escolar, este critério não foi seguido à risca pela Saeb/Inep, que utilizou as notas das unidades escolares cuja participação dos estudantes foi menor que isso. 

   6. Isto significa, conforme o documento “que o conjunto de estudantes presentes teria seus resultados replicados nos desempenhos de estudantes ausentes na avaliação. A associação dos fatores baixa participação e adoção de peso diferenciado aprofunda o risco de maximizar o desempenho nas escolas ou redes que eventualmente adotem práticas de seleção ou que não obtenham boa participação de seus estudantes”.

   7. A carta expressa que a metodologia adotada é questionável, pois: carece de regulamentação e divulgação prévia de critérios; prejudica o caráter censitário da avaliação por desconsiderar o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; ao não considerar a participação de 80% por escola no cálculo para a rede, desestimula a inclusão de alunos e pode intensificar o risco de seleção (gaming); e apresenta incoerência com o Plano Nacional de Educação ao desestimular estados e municípios a garantirem 80% de participação nas avaliações.

   8. “Tais fatos põem em risco a credibilidade de um sistema de avaliação que tem 20 anos e que se constituem em verdadeiro patrimônio da gestão educacional no Brasil. Por fim, fica claro que a adoção dos critérios citados distorce fundamentalmente a determinação de ampliar a participação de estudantes no exame e tornar a avaliação censitária e fiel ao desempenho das redes, e põe-nos à seguinte reflexão: qual o objetivo educacional do Inep ao mudar consideravelmente as normas de avaliação às vésperas de sua divulgação?”, questionam os governadores.
                                                                      ******
   9. Nos dias 15 e 29 de setembro, a partir das 08h, na Faculdade Dois de Julho, no Garcia, o XII Congresso Brasileiro de Cardiologia Intensiva - XII Intensicardio promove, em sua programação pré-evento, atendimento gratuito para a população, realizando exames para detecção de risco cardiovascular.

  10.  É o “Mutirão de Prevenção a Doenças do Coração” que contará com medição de pressão arterial, glicemia e eletrocardiograma, além de anamnese – entrevista feita pelo profissional de saúde com o paciente. Os exames e a entrevista serão realizados  por uma equipe de médicos, estudantes de Medicina e enfermeiros. As pessoas atendidas que apresentarem risco de doenças cardiovasculares serão orientadas pela equipe a procurar os serviços de saúde.

  11. A queda na qualidade da educação baiana, apontada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujos resultados referentes a 2017 foram divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação, foi considerada preocupante pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação do país.

  12. Geilson disse que a situação é mais grave no ensino médio, etapa do ensino onde é maior a presença do governo estadual. Ele defendeu o direcionamento de investimentos para recuperar o setor e a implantação de uma contínua política de qualificação e valorização dos professores.

   13. No caso do ensino médio, considerando as redes pública e privada, a nota da Bahia no Ideb teve uma queda de 0,1 ponto, passando de 3,1 em 2015 para 3,0 em 2017, bem distante da meta estabelecida, que era 4,3.

   14. Mas se considerada apenas a rede estadual, responsável por cerca de 80% das matrículas nesta etapa do ensino, a nota da Bahia foi apenas 2,7, abaixo dos 2,9 alcançados em 2015, distante dos 3,5 da média nacional e muito longe da meta de 4,1 estabelecida para 2017.

   15. O Shopping Center Lapa acredita que pequenas atitudes, pautadas na educação, podem mudar o mundo. Por isso, a partir desta segunda-feira (03), o empreendimento lança uma ação de sustentabilidade que tem como objetivo mostrar ao público baiano como a mudança de hábito e o conhecimento podem transformar a nossa relação com o meio ambiente. E para isso, ao longo desse mês o Center Lapa realiza uma exposição que mostra atitudes “com educação” e “sem educação”, a fim de exemplificar os benefícios que ações sustentáveis podem gerar.

   16. Apresentada em 22 imagens, a sustentabilidade é o tema central desta ação que faz parte da missão do Shopping Center Lapa, de respeito ao meio ambiente. Durante todo o mês de setembro, a exposição estará aberta ao público na Praça de Eventos, no piso L1.

   17. Atletas profissionais e amadores inscritos na Maratona Cidade de Salvador 2018 terão a chance se preparar com um treino oficial da prova no próximo dia 15 de setembro, quando acontecerá o Run Guga Run. A atividade, programada para acontecer de 5h30 às 9h, reunirá assessorias esportivas e maratonistas para corridas num percurso que terá início e fim no antigo Aeroclube, na Boca do Rio. As inscrições para o treino são gratuitas e seguem abertas até esta quinta-feira (6) na página do Run Guga Run na internet.

   18. As distâncias de cada atleta serão definidas pelos seus respectivos treinadores. O trajeto, que engloba da Boca do Rio até Itapuã, contará com três postos de hidratação. Graças ao êxito do evento no ano passado, o Run Guga Run retorna nesta edição com a mesma proposta de movimentar a cidade através de seus corredores e proporcionar um momento de socialização entre atletas, assessorias e empresas do segmento. 

   19. É sugerida a compra opcional de uma camisa alusiva ao evento - a cada peça adquirida será doada outra camisa ou sunga ao projeto social Ação Tri, responsável pela inclusão social de jovens através do esporte.

  20. “O incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi reflexo do descaso praticado pelo corte de verbas da Cultura, da Educação e da Ciência e Tecnologia. Mais de 200 anos de nossa cultura e história foram consumidos pelas chamas, incluindo verdadeiros tesouros da Bahia, que faziam parte do magnífico acervo. 

  21. O museu abrigava o Meteorito de Bendengó, o maior já encontrado no Brasil, localizado em 1784, em solo baiano. Outra perda irreparável foi o fóssil da Preguiça Gigante de Jacobina, que media mais de seis metros de comprimento. O Museu Nacional era a instituição científica mais antiga do País e possuía mais de três milhões de itens, configurando-se como o maior acervo da América Latina. Esta perda é irreparável para a nossa memória, história, cultura e para a nossa pesquisa científica”. (Walter Pinheiro, secretário da Educação do Estado da Bahia e senador licenciado)

   22. Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assina acordo coletivo da Campanha Salarial com o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi). O ato de assinatura do acordo de 2018 aconteceu nesta segunda-feira (3), no Centro Administrativo, com as presenças do presidente do sindicato, Joaques Silva (Joca), diretor Financeiro, Hermano Oliveira, e o advogado do sindicato, Arnon Marques.

   23. A ação do prefeito foi comemorada pela categoria, por atender às reivindicações apresentadas durante a campanha salarial, cujo acordo  será publicado no Diário Oficial do Município. Foi garantido aumento de 2.98%, que vem sendo pago desde o mês de julho, e também o equivalente retroativo de janeiro a maio. O ticket alimentação, a partir de outubro, será acrescido de 50 reais, além das cláusulas trabalhistas que estão também contempladas no acordo. “Os avanços acontecem quando existe o diálogo”, comentou Arnon Marques.

   24. Para o prefeito Mário Alexandre, é importante mostrar, com base em fatos, que é possível conciliar os desafios da gestão. “Como disse o presidente do Sindicato é gestão, humanização, enxugamento e valorização do servidor”, declarou o prefeito. Também ressaltou que o servidor municipal é o maior patrimônio da cidade de Ilhéus. São cinco mil servidores que estarão com dinheiro em conta na próxima quarta-feira. Viva Ilhéus.”