Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TSE cria situação inusitada em direito e Lula segue aparecendo na TV

Notícias falsas sobre descontos no pagamento de serviços de habilitação e veículos têm sido divulgadas nas redes sociais, em nome do Detran-BA, neste período eleitoral.
02/09/2018 às 20:25
MIUDINHAS GLOBAIS:
  
  1. Só mesmo no Brasil acontece situações como a que está acontecendo com o Poder Judiciário e o ex-presidente Lula da Silva. Ora, como um presidiário condenado a 12 anos de prisão, inelegível, pode aparecer nas campanhas do PT no rádio e na TV mesmo não sendo citado que é candidato a presidente, mas, falando o que quer e bem entende, como se pode ver no comercial do candidato ao Senado, Jaques Wagner (PT).

  2. O correto seria não participar de nada. Trata-se em nossa concepção de uma situação inusitada criada pelo próprio TSE que permitiu sua presença nas campanhas eletrônicas desde que não aparecesse como candidato a presidente. Com tal precedente, qualquer um que esteja preso pode fazer o mesmo.

   3. A partir desta segunda-feira, 3, quando Fernando Haddad estará com o ex-presidente em Curitiba, na Superintendência da PF, para que Lula decida o que fará na campanha, teremos um novo quadro. Uma corrente do PT quer logo o nome de Haddad como candidato a presidente e uma outra quer manter Lula na ribalta por mais algum tempo. Mas, a decisão final será de Lula.
                                                          *****
   4. Mesmo 8 anos após a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Nordeste do Brasil continua com índices alarmantes em relação à gestão do lixo. Hoje, 88,6% dos municípios da região destinam os resíduos incorretamente em lixões, 0,50% dos materiais descartados são reaproveitados, 34% dos domicílios não contam com coleta de lixo e 95,1% dos municípios ainda não instituíram uma fonte de arrecadação específica para custear os serviços. 

   5. É o que mostra o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers).

   6. O estudo mede a adesão dos municípios brasileiros às metas da legislação e a avaliação é feita a partir do desempenho em quatro dimensões: engajamento, recuperação de recursos coletados, sustentabilidade financeira e impacto ambiental. 

   7. Assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, o ISLU varia entre 0 (zero - baixo desenvolvimento) e 1 (um - alto desenvolvimento) e analisa os dados oficiais mais recentes disponibilizados pelos próprios municípios no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). 

   8. O desempenho das cidades é classificado entre ‘muito alto’ (acima de 0,8), ‘alto’ (acima de 0,7), ’médio’ (acima de 0,6), ‘baixo’ (acima de 0,5) e ‘muito baixo’ (abaixo de 0,5).

   9. Entre as cinco regiões do Brasil, o Nordeste é a que possui o pior índice. Sua média geral é de 0,540, inferior ao índice médio nacional, de 0,616.  Nesta 3ª edição, o ISLU mostra que das 762 cidades do Nordeste analisadas pelo ISLU, 200 aparecem no nível “muito baixo”; 407 no baixo; 153 no médio e apenas dois alcançaram o ‘alto’. Entre as principais cidades, as melhores notas estão enquadradas no desempenho ‘médio’.

   10. No dia 22.09, pacientes com idade acima 60 anos serão atendidos por uma equipe multidisciplinar na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia - Instituto do Cérebro – na rua Deocleciano Barreto, 10, no Chame-Chame, para a realização do diagnóstico precoce do Mal de Alzheimer. O atendimento, que é gratuito, será das 7h às 18h. 

   11. Os pacientes serão atendidos por neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além de estudantes de Medicina e de outros cursos da área de saúde -, e farão a primeira fase da avaliação diagnóstica, que consiste da aplicação do questionário de avaliação estado mental e exames através do eletroencefalograma e retirada de sangue para dosagem da apolipoproteína E. 

   12. Quem apresentar fatores de risco será encaminhado para exames de imagens posteriores na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia, no Laboratório de Cognição. A promoção é do Projeto a Neurologia e a Neurociência na Comunidade, sob coordenação do professor dr. Antônio Andrade.

   13. Os bombeiros que atuam em Salvador e região metropolitana participaram, ao longo das últimas semanas, de um treinamento de suporte básico à vida. Nas aulas, coordenadas pelo Grupamento Salvar, os bombeiros tiveram a oportunidade de atualizar o conhecimento que já possuem sobre técnicas de desengasgo e identificação de parada cardiorrespiratória.

   14. O treinamento foi realizado na sede do 1º Grupamento de Bombeiros Militares, na Barroquinha, em Salvador. A expectativa é que o treinamento alcance os 3 mil bombeiros que atuam na capital e interior do estado.

   15. De acordo com a major Keyla Macário, subcomandante do Salvar, as aulas da 10ª turma foram finalizadas na última sexta-feira (31), com a participação de 240 bombeiros. “Esse treinamento faz parte de um programa de formação continuada, planejada pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros têm que estar em constante treinamento e estudo dos temas que abrangem a nossa atividade operacional”, esclarece.

   16. Primeiro de setembro de 1918. O mundo vivia os horrores da primeira guerra mundial, mas em Salvador, na Rua Conselheiro Zacarias, Cidade Baixa, casa número 6, um grupo de 45 homens e mulheres reuniu-se para organizar a Igreja Batista dos Mares, pregando a paz que há em Jesus Cristo. 

   17. Esse fato marcante foi lembrando pelo deputado estadual Heber Santana (PSC), que parabenizou a igreja e, através de moção de congratulação, fará registrar o evento em ata dos trabalhos da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba). Neste sábado, 1º de setembro, o centenário da igreja será celebrado com culto festivo.

   18. Primeiro líder da igreja, o pastor M.G. White conduziu os trabalhos até maio do ano seguinte, sendo sucedido pelo pastor Carlos Barbosa. Ao longo desses 100 anos, 16 pastores dirigiram a Igreja Batista dos Mares, que hoje está localizada na Rua Fernandes da Cunha, 9, Mares, e é liderada, há 34 anos, pelo pastor Isaías Andrade Lins Filho.

   19. Adoração, comunhão, trabalho social e evangelização são os focos da Igreja Batista dos Mares, que hoje congrega mais de 500 famílias, alcançando com sua ação inúmeros bairros da cidade e diversas cidades baianas. 

   20. Ao longo de um século de existência organizou diversas igrejas, a exemplo das igrejas batistas de Itapagipe, PIB Periperi, Jerusalém, PIB Feira de Santana, Getsêmani, Vera Cruz, Pérola dos Mares e Moriá, e as congregações em Macururé, São Bartolomeu, Nova Canaã em Alto do Cabrito, e Sítio Camaçari, em Santo Amaro.

   21. O baixíssimo desempenho em português e matemática dos alunos do ensino médio da rede estadual da Bahia, apontado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), divulgado na quinta-feira pelo Ministério da Educação, foi considerado preocupante pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).

   22. Ele atribuiu o baixo desempenho estudantil a uma acentuada queda na qualidade do ensino na rede estadual observada nesses quase 12 anos de administração do PT. “Isso a despeito da intensa propaganda do governo anunciando avanços na educação que não correspondem à realidade”, observou.

   23. Os dados do SAEB sobre o desempenho dos estudantes em português e matemática mostram a Bahia com pontuação abaixo da média e nas últimas posições entre as 27 unidades da Federação.

   24. A média entre os estados foi de 259 pontos nas duas disciplinas e os estudantes baianos chegaram a apenas 243 pontos em matemática e 244 em português – bem distante do índice considerado adequado, que é de 350 pontos em matemática e 300 em português.

   25. Notícias falsas sobre descontos no pagamento de serviços de habilitação e veículos têm sido divulgadas nas redes sociais, em nome do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), neste período eleitoral. Pessoas clonam perfis e se passam por servidores do órgão, oferecendo vantagens em troca da transferência eletrônica de dinheiro.

   26. O departamento alerta  que não envia mensagens aos cidadãos pela internet e que os valores das taxas são estabelecidos por lei e devem ser pagos no banco. Para ter acesso às informações, o usuário dispõe do portal de serviços ( www.detran.ba.gov.br) ou pode se dirigir a um dos postos de atendimento do órgão, na capital e no interior.

   27. "Vivemos um momento delicado no país, com essa avalanche de fake news, que confundem e prejudicam a população. A Secretaria de Segurança Pública está investigando o crime. Como trata-se de uma quadrilha que atua em vários  estados, a Bahia vai provocar a Associação Nacional dos Detrans para pedir a participação da Polícia Federal no caso", declarou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.