Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Diesel tem aumento 13,03% na refinaria e deve subir preço nas bombas

Vá preparando seu bolso porque até o final da eleição a marcha da instabilidade está em andamento
31/08/2018 às 18:55
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Petrobras elevou o preço de venda do óleo diesel em 13,03%, a partir de hoje e a alteração deve impactar no preço final ao consumidor. É o primeiro aumento da Petrobras depois dos protestos dos caminhoneiros, em maio, quando os preços do diesel na refinaria foram congelados a R$ 2,0316. A justificativa da Petrobras para o reajuste é o aumento dos preços internacionais do diesel e câmbio.

   2. Para o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus, “o aumento do diesel, após três meses de congelamento, joga por terra todo o esforço do Governo Federal de fechar acordo com os caminhoneiros, que paralisaram o país em maio”.  

   3. No papel de entidade de classe, o sindicato, via circular, está relembrando aos revendedores que continuam em vigor as Portarias 735 e 760, que determinam o repasse do desconto dado pelo subsidio do Governo Federal no preço do diesel até dezembro deste ano, e que o cálculo para esse repasse deve ser informado em placa, em local visível do posto.

   4. O Sindicombustíveis Bahia ressalta que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não os aumentos ao consumidor, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custos. O sindicato não interfere no mercado e zela pela livre concorrência e pela livre iniciativa.
                                                                     *****
   5. Lançada no final do ano passado, a campanha Nota Premiada Bahia não só passou a contemplar os participantes com prêmios em dinheiro, como também simplificou as regras para as entidades filantrópicas inscritas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). 

   6. O novo modelo mudou a forma de captação de notas, que passaram a ser compartilhadas eletronicamente pelos consumidores cadastrados na Nota Premiada Bahia, a campanha de educação fiscal do Governo do Estado que oferece prêmios em dinheiro aos participantes, e reduziu a burocracia para o pagamento e aplicação dos recursos disponibilizados pelo programa.

   7. O primeiro repasse de recursos sob as novas regras ocorreu este mês e contemplou 316 entidades da capital e interior com um total de R$ 3 milhões para aplicação imediata. Com o novo modelo, que aboliu a necessidade de recolhimento de notas fiscais em papel, a contagem de pontos passou a ser feita com base nas emissões da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), desde que associadas ao CPF cadastrado pelo participante no www.notapremiadabahia.ba.gov.br. 

   8. Outra novidade é que o participante pode apoiar até duas instituições, uma da área de saúde e outra da social, o que equivale a dobrar o efeito do gesto solidário: se o apoio for a duas entidades, cada nota associada ao CPF pontua da mesma forma para ambas.

   9. A Embasa informa que, para possibilitar serviço de manutenção em equipamentos do sistema de abastecimento de água de Itaparica e Vera Cruz, o fornecimento de água será interrompido na próxima terça-feira, 4 de setembro, a partir das 9h, nestes locais. O serviço deve ser concluído às 16h do mesmo dia, quando o abastecimento começará a ser retomado gradativamente, com previsão de regularização plena em até 48 horas. Durante esse período, a Embasa recomenda a utilização racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.

   10. A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), revisa dívidas dos consumidores para verificar se há exagero nas taxas e nos juros cobrados. Já foram realizados 1.841 cálculos desde o início do ano. O procedimento pode ser efetuado gratuitamente, através do Setor de Cálculo da Diretoria, que fica na Rua Chile, número 03, Centro. Lá, o cálculo revisional é gratuito e efetuado para que os cidadãos possam recorrer junto às empresas credoras os valores das dívidas que forem abusivos.

   11. A Codecon é o único órgão municipal do segmento nas regiões norte e nordeste do país que realiza a planilha de cálculos de forma gratuita. “O trabalho promovido pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor é muito importante por ajudar os consumidores no entendimento de juros abusivos. A proposta é que eles possam resolver com brevidade sua situação, de forma a não acarretar transtornos maiores para a vida financeira dos mesmos”, avalia o diretor da Codecon, Alexandre Lopes.

   12. O primeiro passo para o cidadão realizar a planilha de consumo junto à Codecon é levar documento de identidade, CPF e documentos comprobatórios ligados ao tipo de planilha que o consumidor pretende fazer, exemplo: extratos do cartão de crédito desde quando o cidadão ficou inadimplente; comprovantes de pagamento do plano de saúde; e contrato de adesão de empréstimos. O atendimento é feito por ordem de chegada.

   13. A partir da próxima segunda-feira (03) a TVE realiza uma rodada de entrevistas ao vivo com os candidatos ao Senado, nas eleições de 2018. As entrevistas serão realizadas às 19h, durante o TVE Notícias. No dia seguinte, às 18h30, a Rádio Educadora FM veiculará, em um programa especial, a entrevista exibida na TV.

   14. Cada bloco terá 22 minutos de duração nos dois veículos. O candidato terá até 2 minutos para responder cada questão, totalizando 17 minutos entre perguntas e respostas, e mais 3 minutos para considerações finais. As perguntas serão as mesmas para todas as candidaturas, com temas distintos, e elaboradas pela equipe de jornalismo da TVE e Rádio Educadora FM.

   15. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio:

03.09 - Marcos Maurício (DC)

04.09 - Francisco José (Rede) 

05.09 - Celsinho Cotrim (PRTB)

10.09 - Jorge Vianna (MDB)

11.09 - Angelo Coronel (PSD)

12.09 - Fábio Nogueira (PSOL)

13.09 - Comandante Rangel (PSL)

14.09 - Irmão Lázaro (PSC)

17.09 - Jaques Wagner (PT)

18.09 - Jutahy Magalhães Júnior (PSDB)

 
   16. A emissora exibe ainda, entre os dias 10 e 17 de setembro, uma rodada de entrevistas com os candidatos ao governo da Bahia, e um debate eleitoral, no dia 20, às 21h, transmitido simultaneamente pela TVE, Rádio Educadora FM, pela página oficial da TVE no Facebook (/TVEBahia), pelo canal do YouTube (/debateTVE) e pelo Portal do IRDEB.

   17. O Grupo CAM promove, neste sábado (1º de setembro), o 1º Curso de Manejo Intra - Hospitalar do Paciente Oncológico, no auditório do Centro Médico do Hospital Português. Com abertura do Dr. Rodrigo Guindalini, coordenador médico do centro de oncologia do Grupo CAM/CLION do Hospital Português, o curso é destinado aos profissionais da área de saúde. Abordando múltiplas dimensões da Oncologia, o curso mantém as diretrizes das duas instituições, aliando excelência em medicina multidisciplinar humanizada, ética e inovação.

   18. O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atenderá a população do bairro do Imbuí a partir da próxima segunda-feira (3), permanecendo no local até o dia 28 de setembro. O serviço itinerante ficará estacionado no 12º Centro de Saúde (CS) Alfredo Bureau, localizado na Rua Jaime Sapolnick, s/n – Marback.

   19. Devido a uma manutenção no equipamento durante os dias 03 a 07 de setembro, apenas cadastramento e triagem vão ser realizados pelos profissionais. O procedimento cirúrgico será iniciado a partir da segunda-feira (10). Em 2018, mais de 3,5 mil cirurgias foram realizadas pelo Castramóvel. Para o procedimento, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional

    20. É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal. O horário de atendimento é das 8h às 12h, com distribuição de 100 fichas. Cada pessoa pode levar até três animais. Nas terças e segundas-feiras, os profissionais realizam a triagem dos animais. Já as cirurgias são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras.

   21. O vereador J. Carlos Filho (SD) irá assumir a disputa, no lugar do pai, o ex-deputado J, Carlos (SD) para uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. O ex-deputado e candidato a deputado estadual, J. Carlos (SD), foi diagnosticado com encefalite, encontra-se internado desde o dia 18 de agosto na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Aliança, em Salvador.

   22. Segundo o vereador J.Carlos Filho a decisão da renúncia da candidatura de J. Carlos foi tomada pela família com intuito de preservar a saúde do pai. “Por se tratar de um tratamento a longo prazo,  embora com um quadro estável, ele não terá como levar adiante o desejo de concorrer a uma vaga na AL-BA e por isso foi dado entrada no pedido de renúncia junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA)”.

    23. Em reunião com lideranças do Subúrbio Ferroviário, pescadores e rodoviários no escritório político de J. Carlos, no São João do Cabrito, para comunicar a decisão da família, o agrupamento sugeriu lançar o nome do vereador para disputa. “ Pai e filho sempre defenderam as mesmas causas, ambos nos representam e não podemos ficar sem representação nesta disputa. 

   24. Unidos agora por uma força maior, a recuperação do nosso grande líder, a continuidade de um projeto que existe há mais de 20 anos e em meio a dificuldade de lidar com um líder e pai com a saúde abalada, achamos que J. Carlos Filho poderá assumir esta batalha em nome da nossa causa e em nome do pai, com certeza é o que “Jotão” iria decidir”, pontuou Marcio Copque, uma das lideranças do subúrbio.

    25.  A Rede de Consultores Internos da Bahia (RCI), iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb) para disseminar e implementar tecnologias de gestão em órgãos e unidades do Poder Executivo baiano, acaba de formar 24 novos servidores na função. A certificação aconteceu na sede da Saeb, com a presença de chefias diretas, outros consultores e autoridades da Secretaria, além da equipe da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI), responsável pelo projeto.

   26. Os novos consultores participaram de processo seletivo, iniciado em fevereiro deste ano, composto por três etapas: análise curricular, análise de perfil e período de formação. Ao todo, foram seis meses de capacitação nas tecnologias de gestão listadas: Planejamento Estratégico com Balanced Scorecard, Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM). Esta é a segunda turma formada pela RCI desde sua formação, em 2011.

   27. Entre os aprovados, o maior contingente é da Universidade do Estado (Uneb), com seis consultores, seguida da Polícia Militar da Bahia, com cinco consultores, e da Secretaria da Saúde (Sesab), com quatro. A turma ainda é composta por servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e das secretarias de Segurança Pública (SSP), do Planejamento (Seplan), do Meio Ambiente (Sema) e da Administração (Saeb).