Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O TEMPO PASSOU NA JANELA E SÓ A SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO VIU (TF)

Ou a Seleção Brasileira muda de mentalidade incluindo a CBF e seus intermináveis problemas ou hexa nunca mais
15/07/2018 às 11:42
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A França é a campeã da Copa do Mundo e acrescenta mais uma estrela em sua camisa de bicampeã (1998) com a geração Zidane e agora (2018) com a geração Griezman e Mbappé e uma equipe bem treinada, táticamente perfeita, com um futebol coletivo e rápido em ataques mortais sob o comando de Didier Deschamps. 

   2. Esse, alías, era o futebol que esperávamnos do Brasil e não aquele jogo caranguejo de toques de bolas pra lá e prá cá, sem objetividade. A Espanha, campeão de 2010, caiu nesta mesma armadilha. E a Alemanhã, campeã de 2014, burocratizou-se.

   3. O time francês é excelente na defesa, no meio de campo e no ataque. Do goleiro ao centro-avante. Ora, diz-se que Giroud não marcou gols. Mas, ajudou e muito a França no controle da bola no ataque, no abrir espaços para outros jogadores. Griezman joga para o time. Tem uma função tática extraordinária e por isso mesmo foi eleito o mlhor jogador da final. 

   4. Parece um maestro comandando uma orquestra e vai da defesa ao ataque com uma facilidade e toques de bolas impressionantes e vice-versa. Pogda, perfeito. Uma elegência e visão de jogo que lembra Didi e Ademir da Guia. Fez um golaço na final, de canhota, bola coloada, indefensável.

   5. O título está em boas mãos assim como a medalha de prata aos croatas com seu time guerreiro e ousado, o mais valente da Copa, jogando um futebol pra frente em busca dos gols. Os laterais da Croácia não são craques mas levam o time à área adversária num piscar de olhos. E Modric é um monumento. Visão de jogo excepcional. Não perde uma bola nos seus pés e seus pases, às vezes, são meio gol. 

   6. Merecidamente o melhor jogador da Copa, o bola de ouro. O técnico, discrestíssimo, duro, eficiente. Sem meia conversa. Mandou um jogador pra casa por ter se recusado a participação de uma substituição num final de partida.

   7. Não adianta ficar fazendo comparativos com a seleção do Brasil. Fomos o fiasco da Copa ainda que Tite tenha dado uma melhorada na equipe em relação a 2014. Mas, ainda estamos jogando o futebol individual, de dribles, de firulas, com defesa frágil, zagueiros e laterias baixos, goleiro que não sabe distribuir uma bola. 

   8. Nesta Copa vimos que os goleiros deixaram apenas de ser aqueles que defendem o gol: participam mais do jogo, muitas bolas são atrasadas propositadamente aos goleiros para nova distribuição. Temos 4 anos para acertar o time. Nós e a América do Sul: Argentina, Colombia, Peru, Chile, tudo jogando futebol do tempo do onça. 

   9. Nossa última vitória foi em 2002. De lá pra cá só deu Europa: Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França 2018/2022). Lá se vão 16 anos de hegemonia.

   10. A Rússia fez uma belíssima Copa apesar da ditadura Putin. Até na entrega dos prêmios quando choveu só o carcamano teve guarda-chuva para protegê-lo. Coisa de comunista. Hoje, muita gente gostaria de conhecer a Rússia, país muito bonito e que tem a cidade de Leningrado, uma pérola. No final, o grupo das meninas cantoras do Riot ainda fez seu protesto.
                                                                     *****
   11. A cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, será a 14ª a receber o projeto Escolas Culturais, a ser lançado nesta terça-feira (17), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, às 9 horas. Implantado pelo Estado da Bahia, o projeto objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O lançamento contará com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

   12. O projeto também já foi lançado em Jequié, Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra, Ipiaú, Irecê e Santo Antônio de Jesus. A iniciativa potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas atividades. 

   13. As escolas que recebem o projeto estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, literatura, inovação, para o audiovisual e o empreendedorismo, dentre outros.

    14. O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

   15. Deste domingo (15) até a terça-feira (17), membros de partidos de esquerda da América Latina e Caribe se encontram no ‘Foro de São Paulo’, em Cuba, para tratar da unidade e integração das siglas. A comitiva do PT, formada pela ex-presidente Dilma Rousseff, pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e por membros da executiva nacional Mônica Valente e o baiano Ivan Alex, levaram a questão do ex-presidente Lula ser um ‘preso político’.

    16. “Estamos levando a conjuntura nacional que impede que o povo brasileiro eleja democraticamente seu presidente. Lula lidera as pesquisas em todos os cenários, e esse é o único motivo real que eles têm para manter ele preso. O que eles não contavam é que mesmo preso Lula desponta como primeiro colocado em todas as pesquisas”, declara o secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex, direto de Havana.

    17. O ‘Foro de São Paulo’ foi fundado por Lula e Fidel Castro, em 1990, e debate justamente assuntos fundamentais para a garantia da democracia na América Latina e Caribe. Para propagar a versão de que Lula é ‘perseguido político’, a ex-presidente Dilma e a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, vão utilizar o palco em Havana para dar o seu recado mais uma vez.

   18. Benito Gama, dedputado pelo PTB, diz que é que Glesi pedir para libertar os presos políticos em Cuba que são dezenas.

   19. O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, estranha a divulgação de uma suposta pesquisa que avalia a qualidade do transporte público sem informar os critérios metodológicos aplicados e realizada por uma empresa de tecnologia sem a mínima expertise e reconhecimento em consultas de opinião pública”. 

   20. “Pelo que se pode conferir na internet, a Moovit é uma empresa israelense de tecnologia que desenvolveu um aplicativo e está oferecendo a governos e empresas um sistema para análise de dados de transporte público”, diz Mota. 

   21. Para ele, a pesquisa divulgada, que aponta o Rio de Janeiro como a cidade de pior transporte público do mundo, São Paulo em terceiro e Salvador em quinto, só atende a uma estratégia de marketing para a popularização da Moovit no Brasil. “Como foi realizada essa pesquisa? Quantos usuários do aplicativo da Moovit existem nessas cidades para legitimar a amostragem?”, questiona o titular da Semob.

   22. Fábio Mota lembra que, nos últimos cinco anos, os usuários do transporte coletivo de Salvador ganharam muitos benefícios. “Implantamos o bilhete único e o Domingo é Meia, renovamos a frota, ampliamos de três para 45 os pontos de recarga do SalvadorCard, com máquinas de autoatendimento em locais estratégicos da cidade, incluindo grandes shoppings, universidades e Prefeituras-Bairro, lançamos um aplicativo que (CittaMobi) que já tem 1,5 milhão de downloads e informa, em tempo real, as melhores rotas e os horários dos veículos, inauguramos o Centro de Controle Operacional e instalamos e reformamos mais de 1.300 abrigos em todos os bairros. E continuamos trabalhando muito para melhorar o sistema”, diz o secretário.

   23. Em vez de questionar deveria melhorar o transporte.

   24. Por onde tem andado, o pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo, tem escutado reclamações sobre a fila da Regulação. Em muitos locais, a espera por exames e internação é chamada de “fila da morte”, justamente pelo fato de já terem ocorrido óbitos de pessoas que aguardavam o atendimento. 

   25. O quadro de dificuldade é comprovado pelo levantamento realizado pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde, que aponta a redução de 1,9 mil leitos de internação pública nos últimos oito anos na Bahia.

   26. “A maior de todas as pesquisas é a que fazemos ouvindo diretamente a população que reclama aguardar até quatro meses por uma vaga na fila da regulação. Não é um simples problema. Estamos lidando com vidas humanas. Com pessoas que sempre pagaram seus impostos, cumpriram suas obrigações com o estado e não têm o retorno quando é necessário”, denunciou José Ronaldo. O ex-prefeito de Feira de Santana declarou em diversas entrevistas que, caso eleito em 7 de outubro, acabar com a longa espera será prioridade dos primeiros dias do seu governo.

    27. “Em janeiro, de imediato, já vamos zerar essa fila contratando os serviços de hospitais e clínicas particulares. O objetivo é acabar a espera e melhorar a gestão dos serviços públicos de saúde. O estado não pode ficar de braços cruzados vendo a fila só crescer e ainda reduzindo o número de leitos. Tem que fazer alguma coisa e urgente”. Segundo o levantamento, em 2010, a Bahia tinha 25,1 mil leitos para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde. Em 2018, esse número caiu para 23,2 mil.

   28. Ao contrário do estado, Salvador é a quarta capital do país em oferta de novos leitos, crescendo de 5,2 mil, em 2010, para 5,5 mil, em 2018. “O prefeito ACM Neto investiu recentemente no Hospital Municipal, o primeiro da cidade, incorporando mais 210 leitos aos números do próprio estado. Quer dizer, não tivesse a capital inaugurado um novo hospital público, a realidade do estado seria ainda pior”, salientou o democrata.

+++