Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR JÁ TEM SEU PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL


jornalistasl ganharam um tempo extra para participar da edição 2018 do Prêmio Estácio de Jornalismo. As reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2017 e 2 de julho de 2018
04/07/2018 às 12:54
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Câmara dos Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei nº 79/2018, que institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador. Encaminhado pela Prefeitura ao legislativo municipal, o instrumento estabelece os princípios, diretrizes, objetivos gerais e estratégicos para a mobilidade urbana em Salvador e institucionaliza as determinações do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador (PlanMob). Com a aprovação da lei, o referido plano será regulamentado via decreto pelo prefeito ACM Neto.

 2. Salvador passa por grandes transformações na área de mobilidade, decorrentes de mudanças estruturais que estão em curso ou planejadas, nos sistemas viário e de transporte. Logo, fez-se necessário desenvolver políticas e ações capazes de propiciar a realização do deslocamento populacional da capital baiana de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social.

 3. O PlanMob prevê projetos que já estão consolidados e assegurados financeiramente. Como exemplos estão as linhas do sistema metroviário, a implantação de sete linhas de BRT (uma delas já em fase inicial de obras), o VLT do Subúrbio, além de outras propostas de impacto para melhorar a conectividade viária, priorizando pedestres e ciclistas, por exemplo.

 4. Para elaboração do documento, foram realizadas 26 reuniões de escutas setoriais, que envolveu a participação de mais de 60 entidades, organizações não governamentais, sociedade civil e especialistas, dois workshops com especialistas, uma reunião do Conselho Municipal de Transportes, dez oficinas populares nas Prefeituras-Bairro, além de três audiências públicas e debates em universidades. A intenção é que o conjunto de propostas contemplado pelo PlanMob seja implantado até 2049, quando a capital baiana completará 500 anos.

 5. O plano ainda abarca a construção de novas vias e soluções de pontos críticos de tráfego na cidade, bem como a implantação de novos planos inclinados, teleféricos e escadarias. São propostas que atendem ao critério de acessibilidade e ao crescimento populacional que a cidade terá nos próximos anos.  Três vertentes foram consideradas para balizar a produção do PlanMob: transporte coletivo, transporte individual e transporte ativo, que também é chamado de não motorizado (pedestres e ciclistas).

 6. Também foi proposta a implantação de equipamentos para o transporte vertical, como escadas rolantes, elevadores, ascensores e teleféricos, visto que a cidade necessita de meios de transporte para facilitar o deslocamento nas subidas de morros e de terrenos elevados. A preocupação com o estado das calçadas da cidade é outra marca do plano. Uma série de intervenções foi pensada para melhorar, de modo geral, a caminhabilidade dos passeios, no intuito de estimular o transporte ativo pelo pedestre.

7. Salvador é uma das poucas cidades brasileiras que passarão a contar, até o momento, com um plano próprio de mobilidade. De acordo com dados da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos e do Ministério das Cidades, mais de 70% das cidades com mais de 500 mil habitantes e 67% das capitais não possuem plano de mobilidade. O prazo final para a elaboração do documento é abril de 2019 e o município que não apresentar o plano no prazo ficará impedido de receber recursos orçamentários federais na área.
                                                               *****
8.O primeiro Serviço Móvel de Atendimento de Urgência Veterinário da Bahia, o SamuVET, completou dois anos de atuação em Salvador com mais de seis mil resgates realizados. Inaugurado em junho de 2016, o equipamento realiza uma média de dez atendimentos diários, principalmente, a animais de rua vítimas de atropelo e episódios de violência.

9. Apesar do período de atuação e do número significativo de ocorrências atendidas, o serviço gratuito ainda não é conhecido por uma parcela dos soteropolitanos.

10. "Este é o primeiro serviço do gênero funcionando em Salvador, voltado exclusivamente para atendimento de urgência a animais. Estamos muito felizes com a aceitação dessa iniciativa, bancada exclusivamente com recursos próprios. Estamos investindo ainda mais na divulgação do serviço para ampliar cada vez mais o alcance do equipamento", comemorou o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), idealizador do SamuVET.

11. Em função do jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica pela Copa do Mundo, marcado para esta sexta-feira (06), às 15h, alguns espaços culturais geridos pelo município terão horário de funcionamento alterado. O memorial do casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai, a Casa do Rio Vermelho, situada na Rua Alagoinhas, no Rio Vermelho, funcionará das 10h às 14h, por exemplo.

12. Já os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana, situados nos fortes São Diogo e Santa Maria, na Barra, estarão abertos para visitação das 11h às 14h. A Casa do Benin, localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, no Pelourinho, abre como de costume às 9h, e encerra as atividades do dia às 12h.

13. Já o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos (Centro) não abrem na sexta, mas mantém a rotina de visitação normalmente a partir do sábado. 

14. Repetindo o que aconteceu nos jogos do Brasil nas fases anteriores, a Prefeitura montou um esquema especial de funcionamento para esta sexta-feira (6), quando acontece o jogo entre Brasil e Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. O expediente dos órgãos municipais será das 8h às 13h.  

15. Vale lembrar que os serviços essenciais da Prefeitura, a exemplo daqueles da área de saúde e Defesa Civil, continuarão de plantão normalmente mesmo durante o jogo. O decreto que altera o funcionamento das repartições públicas sairá publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (05).

16.- Jornalistas de todo o Brasil ganharam um tempo extra para participar da edição 2018 do Prêmio Estácio de Jornalismo. As reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2017 e 2 de julho de 2018, que tenham o Ensino Superior como tema central, poderão ser enviadas até o dia 20 de julho de 2018. Cada concorrente poderá inscrever até 5 (cinco) reportagens. A premiação irá distribuir R$ 125 mil para as melhores matérias do ano produzidas sobre o tema.
 
  17. As reportagens poderão ser inscritas por meio do site oficial do prêmio. Além de cadastrar as informações sobre as matérias, é possível fazer o upload dos arquivos das reportagens pela plataforma de inscrição online. O processo é seguro e rápido.

  18. O prêmio é hoje o mais importante e tradicional dedicado exclusivamente à temática. Desde a sua criação, a coordenação do prêmio vem percebendo que, além do crescimento do número de reportagens inscritas, há um aumento expressivo da qualidade e da diversidade de temas propostos. Matérias cada vez mais elaboradas e estruturadas mostram que os jornalistas estão se dedicando e se aprofundando para produzir mais trabalhos de “fôlego” sobre o ensino superior. A Estácio acredita que as boas produções podem contribuir e trazer para sociedade mais conhecimento e mostrar a real missão do ensino superior e como ele pode transformar vidas.