Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NETO parte na ofensiva contra Rui e usa twitter como meio de difusão

No dia 24 de agosto, quinta-feira, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA)promoverá um evento em comemoração aos seus 42 anos
16/08/2017 às 19:32
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito ACM Neto (DEM) criticou hoje diretamente e forma bastante dura o governador Rui Costa (PT) diante da crescente onda de violência em Salvador e na Bahia, na ótica de Neto o gestor estadual assistindo de "braços cruzados" a um panorama crítico. Só no último final de semana na RMS foram 30 pessoas assassinadas e até uma cidade antes pacífica, como Coité, sofre com troca de tiros entre traficantes em 4 bairros, segundo relato ao BJÁ do deputado Aléx da Piatã (PSD), governista.

   2. O governador ainda não deu uma resposta direta a Neto, pelo menos até às 19h desta quarta, mas, certamente dará. Se não o fizer, respaldando-se apenas em nota da SPP ou fala de assessores, perde pontos. Afinal, o que se diz no meio político, é que Neto é o provável candidato a governador, em 2018. Portanto, não é um político qualquer.

   3. Evidente que o governo está fazendo um trabalho intenso no combate à violência e ao crime organizado. Só, hoje, na capital, foram presos 11 traficantes e apreendidas drogas, armas, dinheiro. A ação contra o crime é peramente e diária. E o governo tem investido em equipamentos, instalação de Desipes no interior e outras iniciativas.

  4. Mas, ao que se depreende, o crime se organizou mais, grupos sulistas poderosos chegaram ao Nordeste, há uma crise de valores na sociedade e uma outra econômica, e tudo isso faz com que a violência aumente. Além disso, as tais ações do Pacto pela Vida entre os três poderes do Estado não tem surtido tantos efeitos como se esperavam. A permivissidade continua grande. E leis estaduais mais duras para combater o crime não tramitam na ALBA.

  5. Evidente que a fala de Neto tem conteúdo político e supõe-se que o governador vai dar o troco no mesmo tom. Agora é aguardar para comentar os próximos passos. Neto, por ora, partiu na ofensiva e o usou o twitter onde tem 346.000 seguidores para difundir a noticia.
                                                                           *****
  6. Após o prefeito ACM Neto (DEM) criticar a segurança pública da Bahia e citar a demissão do secretário da SSP e do chefe da Polícia Militar, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) rebateu as acusações e disse que a prefeitura 'deveria fazer sua parte'. 

   7. “Sabemos de todo investimento do Governo do Estado para a segurança pública e do aumento de 231,8% no orçamento. Nós não somos os responsáveis pela truculência dos guardas municipais e nem pelo espancamento de vendedores ambulantes. Antes de criticar, o prefeito deveria fazer sua parte e conversar sua bancada a aprovar mudanças legislativas no Congresso para modernizar as leis penais e processuais. 

   8. Desta forma, iríamos evitar a sensação dos policiais e da sociedade de que estamos 'enxugando gelo'”, disse o deputado, ainda ressaltando o desempenho do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão. 

   9. “Temos um secretário preparado e um Comandante da PM que está sempre aberto ao diálogo e disposto a atuar ao lado das comunidades. A segurança pública da Bahia está muito bem representada e isso pode ser sentido pelos baianos e comprovado através de números”, afirmou.
                                                                         *****

   10. A Prefeitura de Lauro de Freitas agiliza parceria com o Tribunal de Justiça para a realização, no município, do Mutirão da Justiça. O assunto foi um dos temas da reunião da prefeita Moema Gramacho com o corregedor geral de Justiça, Oswaldo Bonfim, e o juiz Paulo Sérgio Barbosa, nesta segunda-feira (15). O Mutirão vai disponibilizar condições de negociação mais favoráveis para os contribuintes buscando reduzir o volume de processos encaminhados ao judiciário, hoje em torno de 41 mil.

   11. Na reunião, da qual participaram ainda o procurador do município Kivio Dias, o juiz Pedro Godinho, da 2ª Vara Cível, a juíza Maria Helena Lordelo, na Vara da Infância, a juíza Zandra Alvarez Parada, da Fazenda Pública, e o juiz Wilson Gomes, diretor do Fórum de Lauro de Freitas, foi tratada ainda a instalação de uma Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. 

   12. A distribuição de mudas de árvores frutíferas e espécies nativas da Mata Atlântica marcou a acolhida dos novos acadêmicos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, na noite da última segunda-feira (14), durante a abertura da Semana de Integração de Calouros 2017.2. 

   13. A programação teve início às 18 horas, com o Happy Hour , que levou ao Tablado Cultura da FTC o cantor Cristiano Costa.  A mudas de árvores foram doadas pelo Instituto Biofábrica de Cacau.

    14. Os novos alunos foram acolhidos no Auditório Gervásio Oliveira da FTC, onde tiveram a oportunidade de acompanhar a Aula Inaugural do primeiro semestre letivo na Faculdade, cuja temática versou sobre “O Ensino Superior, Gestão do Conhecimento e a Gestão da Carreira Acadêmica – Um Diálogo Necessário”, abordada pela professora Josefina Fontes. 

   15. Em seguida, o egresso do curso de Enfermagem da FTC Itabuna e hoje secretário de Saúde do município de Itajuipe, professor Adilson Ribeiro dos Santos, falou para os ingressantes da sua experiência na “Gestão do Conhecimento e da Carreira Profissional”.

   16. O Hospital São Rafael (HSR) foi novamente eleito para receber o prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, desta vez, com o case “Qualidade e Segurança”. Organizada pelo Grupo Mídia, a premiação reconhece personalidades, cases de sucesso, instituições e marcas mais lembradas, na área da saúde, e que mais se destacaram nestas regiões. O evento de entrega do troféu ocorrerá durante a Feira HospitalMed, que acontece em Recife, nesta quinta-feira (17).

   17. Para o deputado federal Bacelar ( Podemos-BA), o governo Temer não cumpriu o acordo feito com o Congresso Nacional durante a negociação para a aprovação da PEC que limita os gastos públicos. Bacelar lembrou que, na ocasião, o discurso de Temer era que se a PEC fosse aprovada, o Parlamento poderia priorizar determinada área para aplicação de recursos da União. 

   18. Segundo o parlamentar, o presidente quebrou o acordo no momento em que vetou a prioridade para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

   19. “Nós priorizamos a educação e, agora, recebemos a triste notícia do veto. O PNE é uma lei que foi construída e aprovada democraticamente, com a participação popular. A medida reabre a discussão do tema como se ainda tivesse em tramitação. O plano é o guia da educação brasileira. Cortar investimentos nesse momento representa um retrocesso, que irá prejudicar principalmente o filho do trabalhador”, disparou.

   20. Dezoito lava a jatos que funcionavam de forma irregular na Estrada do Curralinho, no trecho do Imbuí, foram notificados para interromperem as atividades. A ação foi feita por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na terça-feira (15), devido aos estabelecimentos se apropriarem do espaço público sem licença e pelo consumo indevido de água e luz por meio de ligações clandestinas. 

   21. A ação foi amparada pela Lei Municipal 5.503/99, que dita as normas sobre exploração de atividades em logradouros públicos.

   22. Os lava a jatos funcionavam em via pública, obstruindo, inclusive, a passagem de pedestres. "Trata-se de uma importante ação que acontece em conjunto com diversos órgãos da Prefeitura, com intenção de combater o uso irregular e criminoso da água e energia na região. Uso este que traz prejuízos aos cofres públicos, além de prejudicar o meio ambiente. São despejadas dezenas de litros de produtos químicos e óleos por dia na pista, prejudicado assim todo o meio ambiente daquela área", explica o secretário da Semop, Marcus Passos.

   23. No dia 24 de agosto, quinta-feira, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA)promoverá um evento em comemoração aos seus 42 anos. Com a presença de associados, parceiros, jornalistas, figuras públicas e autoridades, o evento acontecerá ao fim da tarde no Solar Cunha Guedes, no tradicional bairro da Vitória.
 
   24. Para a celebração, o Presidente Claudio Cunha preparou um momento de homenagem aos ex-presidentes da ADEMI-BA. A proposta é enaltecer mais um ano da Associação, que vem realizando ações de suma importância para o crescimento do setor imobiliário na Bahia.

   25. O dia 17 de agosto vai entrar para o calendário de luta dos trabalhadores de Salvador. Isto porque a data será celebrada pela APLB-Sindicato e o Sindseps como o Dia de Luta do Servidor Municipal, cuja concepção foi aprovada em assembleia pelos trabalhadores em Educação do município, no dia 1º de agosto, e pelos servidores da prefeitura de Salvador, no dia 10 de agosto. 

   26. A data será marcada por uma manifestação no centro da cidade, reunindo representantes das diversas classes trabalhadoras para exigir seus direitos previstos em lei, que não são concedidos pelo Executivo Municipal. O ato tem início às 8h, com concentração no Campo Grande, de onde os trabalhadores saem em caminhada até a Praça Municipal. 

   27. O objetivo do Dia de Luta é unificar as diferentes categorias profissionais em prol da valorização dos seus trabalhadores que, cada vez mais, têm seus direitos cerceados pelo ilegítimo Temer – por meio da Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência e da Terceirização.