Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO LANÇA O CONCHA NEGRA! A cidade do SSA é plural e mestiça.

Abertas inscrições para as equipes que desejam participar da Copa Dente de Leite e seguem até 25 de agosto
14/08/2017 às 19:43
MIUDINHAS GLOBAIS:
    
  1. Nesta terça-feira (15), o governador Rui Costa lança o projeto Concha Negra. A solenidade será realizada, às 16h15min, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo. O objetivo do projeto, que tem início no dia 3 de setembro com os Filhos de Gandhy, é dar visibilidade à música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica do Complexo do Teatro Castro Alves, maior equipamento cultural do estado.

    2. Na sua primeira etapa, que segue até fevereiro de 2018, seis entidades foram convidadas a compor a programação. A lista das atrações principais com seus respectivos artistas convidados será divulgada no evento desta terça. Os shows acontecerão sempre em dias de domingo, às 18h, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

   3. O governador precisa ter cuidado com essas adjetivações porque Salvador é uma cidade plural, mestiça em sua maioria, e não comporta esse tipo de rótulo, o Concha Negra. Se o governo tem o objetivo de presigiar os grupos afrobaianos nada justo, pero, não precisa rotular e discrimnar os outros segmentos da sociedade. 

   4. Já pensou colocar uma programação do tipo TCA Branco ou Parque Costa Azul Mestiço? Não dá. O governo pode muito bem manter o nome da Concha e seu programa para os grupos afrobaianos e não abrir precedentes no momento em que a igualdade é o que mais se discute no país.
                                                                       ******
     4. Do deputado estadual Zé Raimundo (PT) ao destacar ações do governador Rui Costa na capital baiana, que - segundo ele - estariam incomodando e atrapalhando os planos eleitorais do prefeito ACM Neto para 2018: “Se o prefeito não atrapalhar, já estará fazendo grande coisa”, disse hoje no plenário.

   5. Argumentou que o importante é trabalhar pelo benefício da população, como o governador está fazendo em Salvador, com intervenções para melhorar a mobilidade, assim como em todo o estado, com recuperação de estradas, serviços de saúde, abastecimento de água e outras. Inclusive ele aconselhou que os adversários façam o mesmo:

   6.  “Trabalhem”.  E acrescentou: “Enquanto a oposição está preocupada com eleições, o governador segue trabalhando, investindo, destacando a Bahia como o estado que mais investe, enquanto governos do PSDB e do PMDB estão em estado de calamidade”, disparou.

    7.  Uma das mais tradicionais competições de futebol realizadas em Salvador está com as inscrições abertas. Com o lema "Bom de Bola, Bom na Escola", a Copa de Futebol Dente de Leite é realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) em parceria com a Federação Bahiana de Futebol. São 480 crianças e adolescentes de 12 a 14 anos, devidamente matriculadas na escola, que vão competir em rodadas de 52 jogos.

    8. As inscrições seguem até o dia 25 de agosto. São 24 equipes e cada uma pode inscrever 20 atletas. Os jogos vão acontecer em campos da capital como Fazendão, 19BC e Parque Santiago, entre outros. Para se inscrever na Copa Dente de Leite, os responsáveis pelas equipes devem comparecer à sede da Semtel, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, localizada na Ladeira do Boqueirão, nº1, Santo Antônio Além do Carmo.
   
   9. A Prefeitura Municipal de Ilhéus não funciona terça (15), feriado municipal. As repartições estarão fechadas por conta das comemorações alusivas à padroeira do município, Nossa Senhora das Vitórias. O funcionamento ao público retorna à normalidade na quarta (16).

   10. O evento, comemorado pela comunidade católica de Ilhéus, terá suas comemorações intensificadas na zona sul, no bairro que homenageia a santa, e na Igreja da Vitória, no bairro Teresópolis. Todos os anos a data 15 de agosto é lembrada como o Dia da Assunção de Maria, mãe de Jesus.

   11. Com o objetivo de oferecer mais vantagens aos beneficiários da assistência médica, a gerente geral do Plano Ambulatorial Boa Saúde, Raquel Marques, firmou parceria com a Drogaria São Paulo. Os clientes vão poder desfrutar de até 30% de desconto nos produtos do estabelecimento. É só apresentar a carteirinha e um documento com foto.

   12. Durante sessão ordinária, nesta segunda-feira (14), Pablo Roberto Gonçalves (PHSfoi empossado vereador da Câmara Municipal de Feira de Santana em virtude do falecimento do presidente da Casa, vereador Reinaldo Miranda- Ronny (PHS), na noite da última quinta-feira (10).

   13. Obedecendo ao Regimento Interno da Casa, Pablo Roberto, que estava à frente da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e era o primeiro suplente da coligação “Pra Frente Feira”, formada pelos partidos PTB, PRP, PV,PEN e PHS, assumiu a vaga fazendo juramento comprometendo-se a exercer com dignidade e dedicação o mandato popular que lhe foi confiado, observando as Constituições Federal, Estadual e a Lei Orgânica Municipal, bem como as Leis Nacionais e Municipais trabalhando para o engrandecimento e o bem geral do povo.

   14. Em seguida, foi aprovado por maioria dos presentes, com voto contrário da vereadora Cíntia Machado (PSC), um requerimento assinado por vários edis cancelando a sessão ordinária desta segunda-feira em homenagem ao vereador Ronny. A referida vereadora justificou seu voto argumentando que apenas um dia é insuficiente para prestar homenagem ao presidente Ronny.
   
   15. Uma pensadora de seu tempo, que discorre sobre as incongruências do feminismo, a sexualidade, a política, a religião, a estética e a cultura pop, entre tantos outros assuntos, sem evitar a contradição. Assim é Camille Paglia, conhecida pelas obras Personas sexuais e Sexo, arte e cultura americana. 

   16. Mas no livro mais recente lançado no Brasil a intelectual retorna aos seus estudos de origem: em Imagens cintilantes, destaca a história das artes plásticas a partir de 29 obras representativas de estilos e contextos sociais, do túmulo da Rainha Nefertari do Egito ao cinema norte-americano de George Lucas. Na obra, Camille afirma, com certa decepção, que os jovens trocaram a pintura e a escultura pela tecnologia e o design industrial, gerando consequências. 

   17. “O olho sofre com anúncios piscando na rede. Para se defender, o cérebro fecha avenidas inteiras de observação e intuição. A experiência digital é chamada interativa, mas o que eu vejo como professora é uma crescente passividade dos jovens, bombardeados com os estímulos caóticos de seus aparelhos digitais. 

   18. Pior: eles se tornam tão dependentes da comunicação textual e do correio eletrônico que estão perdendo a linguagem do corpo.” A conferência ocorre no dia 15 de agosto, às 20h30, no Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/nº). Vendas: www.ingressorapido.com.br. Informações no site www.fronteiras.com/salvador ou pelo fone 4020-2050.

   19. Conhecer as diferenças físicas e psíquicas entre homens e mulheres e debater sobre a sexualidade e os principais inimigos do relacionamento e o perdão. Estes são alguns temas que serão abordados no “Seminário Imperfeitos e Felizes”, que acontece terça (15), em Ilhéus, às 10 horas. O evento terá como sede a Igreja Batista Memorial, localizada na avenida ACM, no Malhado e a entrada está condicionada à doação de 1Kg de Alimento não perecível.

   20. Para debater sobre o tema foram convidados os pastores Hermes Júnior (autor das mensagens Gotas de Sabedoria) e Mac Anderson que, aos 22 anos iniciou o ministério com a palavra lecionando na Escola Bíblica Dominical. Mac Anderson formou-se em teologia no IBCAMP (Instituto Bíblico de Campinas) e é pastor na Assembleia de Deus Campo de Campinas em Goiânia.