Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRUMP condena conflitos raciais que incentivou durante a campanha

O prefeito Fernando Gomes decretou, após um encontro com representantes do poder legislativo, da Câmara de Diretores Lojistas e da OAB, o fim da Zona Azul em Itabuna
13/08/2017 às 19:30
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Donald Trump culpou “vários lados” pela violência em Charlottesville, Virgínia, após a manifestação, gerando reações de políticos. Democratas e republicanos pediram que o presidente denunciasse a supremacia branca e o ódio racial nominalmente. Já o vice-presidente Mike Pence apoiou o discurso e um site da supremacia branca elogiou os comentários.

   2. Trump disse: “Nós condenamos, nos termos mais fortes possíveis, esta exibição flagrante de ódio, fanatismo e violência de muitos lados, de muitos lados”, disse Trump. “Tem acontecido há um longo tempo em nosso país. Não é Donald Trump. Não é Barack Obama. Está acontecendo por um longo, longo 
Para o prefeito de Charlottesville, o democrata Michael Signer, afirmou que o presidente americano colaborou com a situação atual ao estimular o preconceito racial durante sua campanha presidencial no ano passado. “Eu coloco a culpa em um monte de coisas que estão acontecendo na América hoje mesmo, na porta da Casa Branca e nas pessoas ao redor do presidente”, disse.

  3. O dia seguinte ao maior confronto racial dos EUA no governo de Donald Trump foi marcado por novos protestos em Charlottesville, no estado da Virgínia, que viveu casos de intolerância e violência na sexta-feira e sábado. Líderes do movimento Supremacia Branca, que provocou todos os incidentes com sua marcha, foi impedido por gritos de "vergonha" da maioria das pessoas que o esperavam diante da prefeitura da cidade.

   4. Milhares de pessoas de movimentos antiracistas e a favor dos negros impediram a entrevista coletiva que Richard Spencer, que organizou o evento "Unir a Direita", que gerou a onda de protestos, faria na cidade. Organizadores do protesto pró-supremacistas, Jason Kessler foi derrubado por uma mulher quando tentava falar em frente à prefeitura.

   5. A mãe de Heather Heyer, Susan Bro, disse ao Huffington Post que a morte da filha será um "grito de guerra para a justiça social." Afirmou: "Heather não estava olhando para a frente, Heather estava sobre a parada de ódio. Heather estava trazendo um fim à injustiça.

    6. "Eu não quero a sua morte para ser um foco para mais ódio, eu quero a sua morte para ser um grito de guerra para a justiça e igualdade e justiça e compaixão."

  8. Neste domingo homenagens emocionais online sobre a morte de Heather destacando que muitos morreram lutando contra o racismo, como ela era retratado pela primeira vez. Um usuário do Twitter disse: "Seu nome era Heather Heyer. Matador por uma covarde no sangue frio. Obrigado por seu heroísmo Heather. Você não será esquecido. #Charlottesville".
                                                            
                                                                       ******
   9. Nesta segunda-feira (14), às 9h30, em Lauro de Freitas, o governador Rui Costa participa do lançamento do Programa PELC Bahia - Esporte, Diversão e Lazer para Você. Durante o evento, haverá exibição de vídeo e anúncio da implantação de 100 núcleos do programa destinados a 78 municípios. 

   10. O PELC-Bahia tem o objetivo de oferecer a prática de atividades físicas, culturais e de lazer a 40 mil pessoas de todas as faixas etárias. O curso contempla atividades de alongamento, caminhada, ginástica; vôlei, handebol, basquete, futebol e futsal; karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação e canoagem; música, coral teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil e brinquedoteca; recreação, dama e xadrez.

   11. Participarão do evento, que ocorre no Centro Panamericano de Judô, localizado na Praia de Ipitanga, cerca de 400 pessoas, entre coordenadores, agentes dos núcleos, prefeitos, secretários e diretores dos municípios que compõem o PELC Bahia. 

   12. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará um leilão presencial e on-line para venda de carros apreendidos pelo órgão. O leilão ocorrerá no dia 30 de agosto, às 10h, e os veículos arrematados em estado conservado serão entregues ao novo proprietário sem pendências ou ônus de donos antigos. 

   13. Já os lotes considerados como sucatas terão baixa no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e não poderão mais ser licenciados ou registrados, com circulação proibida em vias públicas.

   14. Para participar do leilão online, o individuo deverá se cadastrar no portal www.hastaleiloes.com, observando as regras estabelecidas e aceitando as condições de venda. Este cadastro deverá ser efetuado com, pelo menos, 48 horas de antecedência, para análise dos dados e liberação de participação. Já de forma presencial, o individuo deverá comparecer na data estabelecida no auditório do Edifício Salvador Prime, Itercity Premium, na Avenida Tancredo Neves, nº 2.227, Caminho das Árvores e sinalizar oferta ao leiloeiro.

   15. Os interessados em avaliar os veículos antes de ofertar o lance poderão comparecer à visitação pública para análise, que estará disponível entre os dias 26 e 29 de agosto, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. Será considerada vencedora a maior oferta de valor para o lote. 

   16. O pagamento do bem deverá ser realizado integralmente por transferência ou deposito bancário para os lotes arrematados de forma online. Já para o bem adquirido de forma presencial, o arrematante deverá pagar boleto bancário de forma integral, e a nota fiscal de aquisição do bem só será emitida após compensação bancária do mesmo.

   17. A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado aprovou nesta semana a ampliação do prazo para o uso de dados de Internet móvel no país. 

   18. Pelo novo projeto, o consumidor poderá acumular e usar, em até dois meses, o saldo do seu pacote mensal que não tenha sido consumido em sua totalidade dentro do prazo. Pelo modelo atual, o saldo restante de Internet dos celulares dos brasileiros é descartado pelas operadoras ao final de cada mês.

   19. Autor da proposta, o senador Dário Berger (PMDB-SC) diz que o PL busca corrigir uma “distorção” existente nos planos atuais que pune o consumidor “duplamente”. Entre outras coisas, o PL determina que as operadoras não poderão mais estabelecer livremente os limites de franquia e as condições após a sua utilização.

   20. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 110/2017 agora segue para votação na Câmara, caso não haja pedido de análise de recurso em Plenário.

   21. O prefeito Fernando Gomes decretou, após um encontro com representantes do poder legislativo, da Câmara de Diretores Lojistas e da OAB, a revogação do decreto que normatiza o serviço da Zona Azul em Itabuna, extinguindo o serviço que não pode mais cobrar tarifas de estacionamento. 

   22. Também determinou a criação de uma comissão para revisão da concessão, além da realização de uma auditoria para dimensionar o faturamento da empresa e verificar se há uma possível sonegação de tributos.

    23. Na agenda do encontro foram relacionadas as queixas da população com relação à cobrança do estacionamento com o dobro do valor (R$ 4,00), a aplicação de multas de R$ 195,00 (que não são de competência da concessionária do serviço) e ainda quanto a perda de cinco pontos na carteira para o presumível infrator. Também foi sugerido que a empresa publicasse um novo panfleto corrigido informações divulgadas de forma errada para os usuários do serviço.

   24. O presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Alex da Piatã (PSD), apresentou projeto de lei na Casa com o objetivo da criação de uma campanha educativa, visando conscientizar as mulheres das vantagens da prática de atividades físicas adequadas, durante o período de gestação, instituindo o programa “Grávidas Ativas” no Estado da Bahia.
 
   25. A proposta consiste em realizar atividades físicas com gestantes após o 1° trimestre de gestação; oferecer atividades físicas, palestras sobre gestação e dicas para a hora do parto, integração entre grávidas e atividades em datas comemorativas; caminhadas e ações de ginástica, além da elaboração de guia com boas práticas de atividade física na gravidez.

   26. O Território Quilombola Morro Redondo teve Portaria de Reconhecimento do Incra publicada no Diário Oficial da União (DOU).  A publicação beneficia as 67 famílias que vivem no território de 5.068 hectares, localizado no município de Seabra, na Chapada Diamantina.

   27. A portaria de reconhecimento consolida o território e dá legitimidade ao conteúdo do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), que teve a última retificação publicada em 2015. 

   28. O técnico de reforma e desenvolvimento agrário, Claudio Bonfim, que atua na área, conta que o território é composto por uma grande área devoluta que já é usada pelas famílias.