Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EMBATE entre supermachistas e antirracistas nos EUA, deixa 3 mortos

Foi assinado contrato entre a Secretaria da Administração (Saeb) e o consórcio vencedor da licitação para a regularização de 156 imóveis públicos
12/08/2017 às 21:01
  MIUDINHAS GLOBAIS:
    
   1. Ao menos 3 mortos e pelo menos outras 33 feridos durante um confronto durante um protesto de supremacistas brancos na cidade universitária de Charlottesville, no Estado americano de Virgínia, segundo a CNN. Um homem atropelou um grupo de pessoas que protestava contra a marcha da extrema-direita dos EUA, que é contra negros, imigrantes, gays e judeus deste sábado (12).

   2. Segundo informações do Departamento de Polícia de Charlottesville, depois que os agentes dispersaram os manifestantes, um carro atingiu várias pessoas que estavam na rua. O motorista já teria sido preso, disseram testemunhas citadas pela imprensa americana.

   3. Imagem chocante (vide foto) mostra um carro furiosos atropelar uma multidão de anti-fascistas durante uma manifestação de extrema-direita hoje deixando um morto e vários feridos. Um helicóptero da polícia supostamente caiu. 

   4. Um oficial do estado confirmou que o motorista do Dodge Challenger foi preso. O Dodge bate na parte de trás de um Toyota sendo que um homem branco em uma mulher foram jogados em cima do veículo de fabricação japonesa, enquanto outros ligam amassado na rua gritando de dor.

   5. A cidade Charlottesville, que tem pouco mais de 50 mil habitantes, foi escolhida como palco dos protestos após anunciar que pretende retirar uma estátua do general confederado Robert E. Lee de um parque municipal, segundo a BBC.

   6. O general Lee foi o comandante das forças dos Estados Confederados da América, a união de seis estados separatistas do Sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil norte-americana (1861-1865). Os Estados Confederados, do sul americano buscaram a independência para impedir a abolição da escravatura. Mesmo após a derrota definitiva no conflito, Lee se tornou um símbolo dos movimentos de extrema-direita norte-americanos, que ainda hoje o lembram como um herói.

   7. A remoção da estátua de Lee foi considerada como uma afronta pelos grupos de direita, que decidiram protestar. Atualmente, várias cidades americanas vêm retirando homenagens a militares confederados - o que tem gerado alívio, de um lado, e fúria, de outro.
                                                                  ******
   8.   Foi assinado contrato entre a Secretaria da Administração (Saeb) e o consórcio vencedor da licitação para a regularização de 156 imóveis públicos. Lançado em 2016, o projeto abrange a atualização documental de casas, galpões, terrenos, lojas, usinas de asfalto, escritórios, dentre outros bens públicos, oriundos de empresas públicas e autarquias que foram extintas ou estão em processo de extinção.

   9. A execução do projeto será conduzida pelas empresas Control Consulting e GeoJÁ, ambas de São Paulo, dentro do prazo de doze meses, para que estes imóveis possam ser incorporados ao patrimônio do Estado. Os bens também serão inseridos no Sistema de Controle de Bens Imóveis (Simov), que é o programa informatizado utilizado pelo Governo da Bahia para o gerenciamento dos seus imóveis.

   10. De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, o projeto irá lançar as bases que virão a aprimorar a gestão patrimonial no Estado, já que se trata de “uma ação inovadora, que pode ser replicada”. Ainda segundo Góes, a Saeb vem empreendendo esforços em desenvolver boas práticas neste sentido, inclusive buscando a troca de expertise com outros estados.
    
   11. A redução do número de beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família deixou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) ainda mais indignado com o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Para Valmir, a questão reflete a postura do governo federal em punir a população mais pobre pelos problemas causados pelo grupo político de Temer e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, o hoje presidiário Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

   12. “É estarrecedor que depois de liberar dinheiro a deputados para arquivar uma denúncia contra si e de gastar R$ 14 bilhões para atender a interesses escusos, além de criar o bolsa-ruralista, o governo golpista de Michel Temer decida reduzir os programas sociais. Justamente o Bolsa Família que protege as famílias brasileiras mais pobres. As ‘bolsas’ concedidas em menos de seis meses pelo governo ilegítimo representam quase metade do Bolsa Família anual”, dispara Valmir.
 
   13. De acordo com dados apurados por Assunção, somente entre junho e julho de 2017, o número de beneficiários do Bolsa Família reduziu em 543 mil famílias, o maior corte desde o lançamento do programa no ano de 2003. 

   14. “Os golpistas querem culpar o governo Dilma por eles tirarem os pobres do orçamento deste país. Eles têm que assumir que não gostam de pobres, que foi por isso que tomaram o poder de uma presidenta honesta, e agora quererem jogar toda a culpa por sua ineficiência administrativa e ingerência com os recursos do país para cima dela”, dispara Valmir. “Fora os cortes, existe ainda uma demanda de mais de meio milhão de famílias na lista esperando para entrar no programa, e o pior é que não tem previsão”, completa. 
  
   15. Faleceu em Porto Alegre o ex-marido da ex-presidente Dilma Rousseff, ex-deputado Carlos Araújo, aos 79 anos de idade. Dilma compareceu ao velório.
 
    16. No Quênia, África, sobe para 11 o número de mortos diante protestos por possíveis fraudes nas eleições presidenciais.
  
   17. O prefeito de SP, João Doria, quer levar a política na base do marketing estilo deboche e anuncia doação de ovos depois da 'ovada' que levou em Salvador.
  
   18. CUT Bahia traz Julio Turra para debate com sindicatos filiados na Bahia.
 
   20. A Prefeitura SSA por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), realizará a primeira audiência pública para apresentação e discussão do Diagnóstico da Mobilidade Urbana em Salvador, na próxima quarta-feira (16), às 9h, na sede do Ministério Público, em Nazaré. 

   21. O evento acontece como parte da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador. Na ocasião, estarão presentes secretários municipais e representantes de associações e entidades ligadas à mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e da sociedade civil, além de especialistas e personalidades, sindicatos, órgãos públicos, conselhos de classe, universidades, entre outros.
 
   22. Durante o período de elaboração do plano, serão realizadas três audiências públicas. Nesta primeira será apresentado o Diagnóstico da Mobilidade Urbana de Salvador traçado a partir das análises dos documentos, estudos, pesquisas, escutas setoriais e do workshop realizado no mês de junho. 

   23. A segunda audiência ocorrerá no mês de outubro e a pauta será sobre o prognóstico e as propostas a serem contempladas. A terceira e última deverá ocorrer no mês de novembro, quando será realizada a apresentação do Plano.

  24. Em visita ao município de Conceição do Almeida, nesta sexta-feira (11, o governador Rui Costa entregou 1.128 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), que regularizam as famílias que vivem da agricultura familiar, e permitem que os produtores tenham acesso a linhas de crédito e outros benefícios. Rui também participou das inaugurações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Posto de Saúde da Família (PSF), e da entrega de uma ambulância.

   25. “A saúde também é uma das prioridades que temos no Governo. Conceição do Almeida agora tem 100% de cobertura de saúde, e esses investimentos são muito mais importantes que os hospitais, porque se a população tem acesso aos cuidados de prevenção, que é o que acontece nos postos de saúde, a gente consegue evitar que as pessoas fiquem doentes. Saúde pública é mais do que curar os doentes, é cuidar da saúde antes, para que cada vez menos se precise de hospital. Esse daqui em especial, é o primeiro que eu vejo que conta ainda com uma horta com plantas naturais que podem ajudar os pacientes. Isso é promover, na cidade, a cultura de cuidar das pessoas”, destacou.

     26.  (SALVADOR): Os programas de habitação popular, aí inclusos a entrega de casas por meio do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em parceria com o governo federal, a concessão de títulos de propriedade e a requalificação de imóveis precários em regiões insalubres da cidade já beneficiaram pouco mais de 25 mil famílias em Salvador. 

   27. Tocados pela Seinfra, as iniciativas já foram implementadas em diversas localidades da capital baiana, a exemplo do Morar Melhor, iniciativa que propicia a melhoria das habitações em comunidades carentes e já atingiu moradores de 48 bairros de Salvador.