Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ALBA e CÂMARA se unem para levar comunicação televisiva à população

Nesta terça-feira (8), às 9h, o governador Rui Costa participa da abertura da 1ª Feira de Soluções para a Saúde – Zika e Síndromes Congênitas e Seminário Internacional ZiKa, promovidos pela Unicef,
07/08/2017 às 19:53
 MIUDINGAS GLOBAIS:

   1. A promoção de intercâmbio para troca de conteúdos jornalísticos, educativos e culturais, de interesse mútuo, que tenham como foco a melhoria da qualidade de suas grades de programação, com vista a torná-las mais atrativas aos olhos da população. 

   2. Acordo de Cooperação Técnica e Científica, nesse sentido, foi firmado na manhã desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Salvador, entre a Fundação Paulo Jackson (administradora da TV ALBA) e a Fundação Cosme de Farias (gestora da TV Câmara Municipal do Salvador).

   3. O Convênio nº 001/2017 foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD) e o presidente do Legislativo municipal, vereador Leo Prates (DEM). Foram signatários também do documento o presidente da Paulo Jackson, Igor Dominguez, e Osvaldo Almeida Lyra, que preside a Cosme de Farias.

   4. Participaram ainda da solenidade de assinatura o prefeito da capital em exercício, Bruno Reis, além dos vereadores Atanázio Júlio, Isnard Araújo, Felipe Lucas e Kiki Bispo. O convênio tem duração de 12 meses, prorrogável por mais 12, chegando ao limite de 60 meses, mediante Termo Aditivo, observando o disposto no artigo 140, inciso II, da Lei nº 9.433/05.

   5. O acordo permite ainda o compartilhamento e a disponibilização de imagens e informativos, visando a veiculação recíproca de programas e documentários para difusão entre as duas emissoras. Prevê também a cessão de espaços e estruturas físicas para a instalação de atividades próprias dos convenentes.
                                                                            *****
   6. Em Feira de Santana 48.561 pessoas com idade entre 15 e 29 anos estão aptas ao ID Jovem, programa do Governo Federal que oferece diversos benefícios para a população de baixa renda. Entretanto o número de beneficiários chega somente a 235 pessoas, conforme a última atualização da Secretaria Nacional de Juventude. Um percentual de apenas 0,48% da população apta ao benefício. 

   7. Com o objetivo de reverter esse quadro no município, o consultor nacional do ID Jovem na Bahia, Laudecio Silva, está divulgando o programa federal na cidade, através de visitas aos veículos de imprensa. "É fundamental que a população que tem direito a este benefício tenha conhecimento", pontua.

   8. O ID Jovem é destinado a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Entre os benefícios, estão o direito ao pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e o direito a desconto de até 50% no valor das passagens interestaduais. Em Feira de Santana a iniciativa conta com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.  

   9. Presidida por Paulo Magalhães Júnior (PV), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Salvador superou os números da legislatura anterior e já deu parecer em 934 proposições e 97 emendas. Dos 934 pareceres, 726 foram relatados por Paulo Magalhães, bem como 77 das 97 emendas. 

   10. Após mais uma reunião da CCJ, na tarde desta segunda-feira (7), Magalhães comemorou o feito: "Estamos em sintonia com o ritmo de trabalho da própria Casa. Chegar a esse recorde na CCJ aumenta ainda mais nossa responsabilidade com a população de Salvador. Todas as proposições que passam pela CCJ são analisadas com critério e rigor, e assim vai continuar sendo. É mais uma vitória dessa legislatura comandada pelo vereador Leo Prates", disse.

   11. Bola de CristaL: o deputado Marquinho Viana (PV) disse no plenário da ALBA que o governador Rui Costa será reeleito no 1º turno.

   12. A deputada Luiza Maia (PT) também na tribuna da Assembleia nesta segunda pregou a violência contra Temer: "É preciso radicalizar, partir para o pau".

   13. O deputado Hildécio Meireles (PMDB) diz que o governo do Estado insiste em fazer propaganda do Metrô sem citar o governo federal, "grande patrocionador da obra".

   14. O deputado Marcell Moraes (PV) diz que a violência na Bahia está tão disseminada que, "daqui a pouco todos teremos de andar em blindados, ou em helicóptero como o governador Rui".

   15. “O mediador é um terceiro imparcial que auxilia as partes a identificar os seus conflitos e interesses, e a construir, em conjunto, alternativas de solução, visando o consenso e a realização do acordo”, destacou a instrutora Elizabeth Brandão nesta segunda-feira (7), durante a finalização da Capacitação em Mediação para os servidores da Prefeitura de Lauro de Freitas (PMLF), que atuam nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejuscs) – Balcão de Justiça. 

   16. A ação faz parte da restruturação e ampliação do serviço desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas.

   17. Já começou a contagem regressiva para a Campus Party Bahia 2017! O evento será realizado pela primeira vez em Salvador, entre os dias 9 e 13 de agosto, na Fonte Nova, e promete ser um grande festival para o público interessado em inovações tecnológicas, criatividade, ciências e empreendedorismo. Uma das patrocinadoras do evento, a Embasa lançará um desafio para os que vão acampar no evento (campuseiros): um Hackathon, uma espécie de maratona para se chegar em soluções inovadoras envolvendo o tema Água - Sustentabilidade e Cidadania.

   18. O objetivo é o desenvolvimento de soluções tecnológicas (aplicativos, softwares, hardwares, painéis de monitoramento, etc.), visando atender ao 6º objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

   19. Nesta terça-feira (8), às 9h, o governador Rui Costa participa da abertura da 1ª Feira de Soluções para a Saúde – Zika e Síndromes Congênitas e Seminário Internacional ZiKa, promovidos pela Unicef, que acontecerá no Senai-Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã.  A feira ocorre entre 8 e 10 de agosto e, durante o evento, serão apresentados produtos, serviços e ações voltadas para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya.

    20. A Bahia foi escolhida para sediar o evento por concentrar experiências exitosas sobre o tema, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico das três doenças, que são produzidos e distribuídos pelo laboratório do Estado, a Bahiafarma, para todo o Brasil, permitindo, assim, o diagnóstico em até 20 minutos. Trata-se do primeiro evento do gênero no País com a expectativa de reunir 800 participantes por dia.

   21. Uma nova Ucsal para um novo mundo. Esta é a proposta lançada, nesta segunda-feira (7), pela Universidade Católica do Salvador que em outubro completa 56 anos. Com a marca "Nova Ucsal", a universidade abriu suas portas para o segundo semestre a seus alunos com novidades, dando início a uma nova fase, com a revitalização de suas instalações, transformações na metodologia de ensino, capacitação contínua do corpo docente, e o treinamento de seus funcionários para melhorar os serviços prestados.
 
   22. Além de uma página especial (http://www.ucsal.br/novaucsal/), os alunos também poderão acompanhar e sugerir mudanças através de urnas instaladas nos dois campi em Pituaçu e na Federação. 

   23. O novo projeto, que será trabalhado ao longo do semestre, tem como objetivo assumir um compromisso público com seus alunos e à sociedade soteropolitana de acompanhar as novas tecnologias e transformações que o mundo digital pede. E, já como ponto de partida, a Nova Ucsal estará presente no Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que acontece a partir desta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova.
 
   24. Apoiapoiadores do presidente Nicolás Maduro fizeram uma passeata em Caracas nesta segunda-feira (7) a favor da Assembleia Constituinte, após hackers invadirem dezenas de sites estatais para mostrar apoio à uma investida armada contra uma base militar no dia anterior.

   25. O grupo que atacou a base militar próxima à cidade de Valencia disse que a "Operação Davi", em referência à história bíblica de Davi e Golias, tinha objetivo de começar uma insurgência contra o impopular Maduro. Mas nenhuma outra investida foi feita após isto e protestos anti-governo em Valencia foram rapidamente controlados com uso de gás lacrimogêneo.

    26. O grupo que atacou a base militar próxima à cidade de Valencia disse que a "Operação Davi", em referência à história bíblica de Davi e Golias, tinha objetivo de começar uma insurgência contra o impopular Maduro. Mas nenhuma outra investida foi feita após isto e protestos anti-governo em Valencia foram rapidamente controlados com uso de gás lacrimogêneo.