Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LEÃO papou o Urubu no ninho (FLA 0x2 VITÓRIA

Vitória chega aos 19 pontos e vai enfrentar o Avaí
06/08/2017 às 19:28
Domingo, uma manhã de sol quase primaveril e o Ninho do Urubu, em Niterói/RJ, cheio de rubro-negros, baianos e cariocas. Última rodada do primeiro turno, a 19ª. O ‘Mengão’ buscando garantir espaço no G-4, o Leão da Barra no Z-4, tentando sair. 

- Flamengo: Diego Alves, Pará, Rever, Rodolpho e Trauco; W. Aarão, Geovânio (Berio), Diego e Éverton Ribeiro; Éwerton (Vinicius jr) e Vizeu. Treinador, Zé Ricardo.

- Vitória : Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace e Gefferson; Ramon, Felipe Souto e Yago (Patric); David, Tréllez e Neilton. Treinador, Mancini.
Na arbitragem, o paulista Rafael Clauss.

*
Bola rolando

O Flamengo começou em cima, bola no chão, impondo ritmo, e o Vitória fechadinho, encolhido, três zagueiros de área, marcando com 10 no seu campo, na espera. 

- A primeira chegada boa, do Fla, aos 9’; Vizeu recebeu na costas de Kanu e bateu de canhota para defesa de F Miguel, espalmando rente à trave. Aos 13’, Diego bateu falta próximo da meia lua e visou o canto, errando por pouco, o goleirão só espiando e torcendo. Sò aos 15’ o time baiano ameaçou, num chute cruzado e rasteiro que passou em branco. 

- Aos 22’, Vizeu furou na pequena área perdendo uma chance incrível de gol. Os cariocas rondando, tentando, criando e desperdiçando; os baianos se defendendo com bravura, competência e sorte, arriscando pouco, sem conseguir encaixar contragolpes. Só depois dos 30 minutos o time baiano soltou-se mais. 

- Gol ! 1 x 0 Vitória. Num erro de passe grosseiro de W Aarão, Yago agradeceu e, da linha da grande área acertou um foguete cruzado, no ângulo. 

Na maior parte do tempo pareceu um ataque contra defesa, o Flamengo mandando na partida, mas um erro foi fatal. Placar, Vitória 1 x 0 ; Uma estratégia - defender-se a todo custo e jogar por uma bola, uma falha do inimigo - que deu certo na primeira etapa. 
*

A segunda etapa começou com o mesmo panorama da primeira. Sò que com o rubro-negro baiano, de camiseta branca, combativo, pegador, bem postado e mais à vontade no gramado, o placar favorável. O ‘urubu’ trocando passes, com mais posse de bola, mais à frente, porém ... cadê a finalização? O tempo passando, o torcedor impaciente e o Mengão nada. 

- Aos 19 min, Rever disputou uma bola com Tréllez, ganhou e na área, na hora do arremate, caiu. O árbitro viu pênalti e marcou. 

- Gol ! 2 x 0 , Vitória. Neilton bateu a penalidade, com paradinha e classe, goleiro num canto e bola no outro. 20 minutos. 

- Só aos 32 o Flamengo conseguiu finalizar: Berio bateu de frente pra defesa de F Miguel. Aos 36’, Vinícius Jr tentou e também parou no goleirão. Aos 43’, Tréllez aproveitou-se de mais um vacilo da zaga carioca e meteu a canhota, acertando o travessão. 
Chocolate do Leão baiano, que fez uma segunda etapa com disciplina tática exemplar, superior coletivamente. E sobrou fisicamente, em vontade de vencer. 
**
Destaques:

Mancini de parabéns, é outra equipe com ele, determinada, sabendo que quer em campo. Grande atuação do garoto lateral direito Caíque Sá; soberbos os zagueiros Kanu, Wallace e Ramon. Bem Yago, Neílton ... David voando. Todos, pela aplicação. 

Um Flamengo apático, individualista, sem criatividade, sem saber como finalizar, envolvido coletivamente.
**
Na sequência, Vitória x Avaí, sábado, no Barradão, pela 20ª rodada, abrindo o returno. 

**
Bola cheia

Enfim, Neymar com a camisa do PSG, sua nova morada é Paris. Muito tititi em torno da grana absurda da transação (Barcelona/PSG) e de quanto vai ganhar o craque. Ora, futebol é negócio, pra quem tem grana e paixão, como é o caso do sheik árabe que bancou Neymar, o dono do Paris Saint Germain. Ele faz com a grana dele o que bem lhe aprouver, não é mesmo?

Escândalo e condenável, crime de verdade é usar o dinheiro do povo na corrupção, na compra de votos, no enriquecimento ilícito, para se perpetuar no poder ... isso que tanto temos visto neste nosso Brasil. 
No mais, só queremos que Neymar seja feliz e jogue sua bola, mostre sua arte, ponha uma boa imagem do Brasil no mundo. E seja feliz. 
**
Ouro feminino

O vôlei feminino do Brasil conquistou mais um título mundial, o Grand Prix 2017, disputado na China. No domingo pela manhã as meninas derrotaram as italianas na final por três sets a dois, um título que parecia improvável há uns dias, fruto de muita superação e garra.