Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AÉCIO deseja que seu pedido de prisão seja julgado pelo pleno do STF

País em crise! Em Salvador, desde ontem não funciona a Prefeitura, órgãos do governo do Estado, TJ. MP e afins. Na próxima semana, a partir do S João a mesma coisa.
16/06/2017 às 20:11
   MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. A defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o pedido de prisão contra ele seja julgado por todos os 11 integrantes do STF no plenário da Corte, e não pela Primeira Turma, composta por cinco ministros, conforme previsto.

   2. Caso o pedido de Aécio não seja acolhido pelo relator, Marco Aurélio Mello, o colegiado formado por Mello, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Alexandre de Moraes julgará, na terça-feira, dois recursos: um do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pede a prisão preventiva de Aécio, e outro, do próprio tucano, para que sua liberdade seja assegurada.
                                                                           ****
   3. O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) participou, na última terça-feira (13), de audiência na Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o coronel Nilton, juntamente com o prefeito de Mucuri, Dr. Carlos. O objetivo do encontro foi discutir a atual situação do município, que está sofrendo com o mar. “A água está derrubando diversas estruturas de casas e pousadas, por exemplo. Isso é muito grave!”, ressaltou o parlamentar.

   4. Após levar o problema para a Defesa Civil, o secretário garantiu que será feita uma visita para investigar a situação e com a finalidade de fazer um muro, além de realizar uma análise a longo prazo para evitar problemas futuros. “É fundamental que aconteça uma ação o quanto antes para garantir a segurança da população de Mucuri. É necessário reparar o dano e realizar um trabalho de prevenção. Estou muito satisfeito com o posicionamento da Defesa Civil”, salientou. 

   5. Neste sábado (17), em Banzaê, o governador Rui Costa realiza uma série de ações que irá beneficiar a população da região. O primeiro compromisso do governador é no Povoado de Tamburiu, onde, às 10h, inaugura a Escola Espaço Educativo João Bitencourt Paiva. Em seguida, Rui segue para a sede municipal, onde entrega recuperados os 28,40 quilômetros da Rodovia BA-388, no trecho do entroncamento da BR-110 e Banzaê, em Campo de Brito.

   6. O governador também assina ordem de serviço para pavimentação do trecho do entroncamento da BR-410 a Vila Operária, em Ribeira do Pombal, e o convênio do projeto Reniva, para multiplicação e distribuição de manivas. 

   7. Durante a solenidade, que ocorre na Praça Nossa Senhora da Conceição, Rui inaugura obras de urbanização de vias e o Sistema de Abastecimento de Água do Povoado Queimada Grande, além de entregar uma ambulância para o município de Banzaê.

   8. Quarenta mulheres foram certificadas em diferentes cursos pelo Movimento de Ação e Inclusão Social (Mais) na última quarta-feira (14), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ação aconteceu no espaço da Igreja Presbiteriana onde as mulheres capacitadas receberam o certificado de qualificação em costura artesanal, modelagem, moda íntima e alimentação em preparo de doces, salgados e massas.
 
   9. Segundo a presidente do Mais, Cláudia Oliveira, essas ações reafirmam o compromisso social do movimento junto às mulheres em situação de vulnerabilidade social do bairro de São Cristóvão e adjacências. “Estamos dando qualificação para que elas enfrentem o mercado de trabalho ou até mesmo produzam e comercializem por conta própria”, salienta.
 
   10. Para tratar do  metrô, principalmente no que diz respeito à sua integração com o sistema rodoviário, a Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano (CEDUrb) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBa, presidida pela deputada estadual Maria del Carmen (PT), vai realizar, na próxima quarta-feira (21), às 09h30, no Plenarinho da ALBa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana, a audiência Pública “Mobilidade Urbana: o Metrô de Salvador”.

   11. Foram convidados para a atividade representantes da Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-Ba), movimentos sociais organizados, membros de universidades, dentre outras representações.

   12. Jovens baianos com idades entre 15 e 29 anos, que estejam cadastrados e atualizados no CadÚnico, já podem ter acesso a benefícios como gratuidade do transporte interestadual de linha convencional e meia-entrada em eventos culturais e esportivos. 

   13. Para isso, precisam efetuar cadastro gratuito no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), lançado na Bahia nesta quarta-feira (14), durante evento no Cine Teatro de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

   14. “É, sem sombra de dúvidas, um grande avanço para as políticas de juventude do nosso estado. Quando estamos garantindo ao jovem o acesso à arte, ao esporte e à locomoção, obviamente, estamos potencializando as oportunidades da educação para além das escolas e universidade. Isso é inclusão social, direito de todos”, destacou o secretário de Justiça, Carlos Martins.
 
   15. O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira o fim do acordo de reaproximação com Cuba adotada por seu antecessor, Barack Obama. “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração”, afirmou Trump em pronunciamento em Miami.

   16. O republicano se mostrou disposto a negociar “um acordo melhor” com a ilha, mas apenas se houver avanços “concretos” para a realização de “eleições livres” e a liberdade de “prisioneiros políticos”.

   17. “Quando os cubanos derem passos concretos, estaremos prontos, preparados e capazes de voltar à mesa para negociar esse acordo, que será muito melhor”, disse Trump.
  
  18. O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, pediu demissão ao presidente Michel Temer nesta sexta-feira. À frente da pasta desde que o ex-ministro Roberto Freire (PPS) deixou o governo, há pouco mais de um mês, Andrade alega na carta entregue à presidência “desinteresse em ser efetivado como ministro”.

   19. Apaga a luz e pronto.

   19. Nesta sexta-feira (16), o termo de estudo técnico para viabilizar a inclusão da profissão de baiana de acarajé na lista de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi assinado na sede da Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia (SRTE), em Salvador-BA. O pleito foi trabalhado em ação conjunta pelo deputado federal (PTB-BA), Benito Gama, o Ministério do Trabalho, a SRTE e a secretária de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador – SPMJ.

   20. “O nosso objetivo é garantir a formalização e o reconhecimento da profissão. Hoje, com a assinatura de compromisso reativamos este pleito junto ao Ministério do Trabalho que irá viabilizar o que estava parado, agora, em curto prazo dando uma resposta positiva ao processo”, informou o deputado Benito Gama.

    21. Já no próximo mês, dia 3 de julho, será realizada uma reunião conjunta com técnicos do MT e da Universidade de São Paulo – USP-SP, em Salvador-BA, para fazer um levantamento técnico da profissão. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do Ministério do Trabalho, (MT), Antonio Correia durante a reunião. 

   22. “O encontro ocorrerá com cerca de dez representantes baianas de acarajé que tenham mais de 5 anos de experiência profissional. Isso porque, elas vão descrever para os técnicos a atividade para que eles possam colocar no currículo delas. A partir daí começará o processo de formalização definitiva e oficial  do reconhecimento da atividade”, explicou.