Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE STF diz que não questiona fala Temer sobre possível escuta

Presidente Michel Temer se disse vítima de denúncias "artificiais e montadas" e afirmou que instituições públicas que cometem ilícitos aproximam o país da ditadura
12/06/2017 às 19:26
   MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse nesta segunda-feira (12) que não adotará qualquer providência sobre notícias veiculadas no fim de semana que apontaram haver escuta ou medida irregular contra ministros do Supremo. "O tema está, por ora, esgotado", afirmou a ministra ao revelar que o presidente da República garantiu não ter ordenado qualquer medida nesse sentido. 

   2. “Não há o que questionar quanto à palavra do Presidente da República”, ressaltou a presidente do Supremo.

   3. Cármen Lúcia voltou a frisar, contudo, que “qualquer irregularidade vinda de qualquer órgão estatal, de qualquer dos poderes da República ou da Procuradoria Geral da República contra qualquer cidadão não será tolerada, por contrariar a Constituição Federal”.
    
   4. O ministro Dias Toffoli encerrou a audiência pública realizada nesta segunda-feira (12), no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a aplicabilidade do direito ao esquecimento na esfera civil. Ele agradeceu a todos os palestrantes pelas contribuições, bem como aos servidores da Casa que permitiram a realização do evento.

   5. Pouco antes do encerramento, o representante do Ministério Público Federal, Odin Brandão Ferreira, disse que a tarefa que o Supremo terá de julgar o caso, e a PGR também, de emitir parecer, foi muito facilitada pelo levantamento extenso de todos os tópicos jurídicos relativos ao tema, apresentados durante o encontro.

   6. Durante todo o dia, diversos especialistas expuseram seus pontos de vista sobre a matéria. No início do encontro, o ministro revelou que todo material produzido na audiência será encaminhado aos ministros do Supremo, antes de a matéria ser levada a Plenário.
                                                                       *****
   7. Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ter encerrado na última sexta-feira (9), as 126 unidades básicas de saúde da capital baiana vão continuar imunizando a população que ainda não se protegem contra a doença até acabar o estoque. A estimativa é que cerca de 140 mil doses ainda estão à disposição dos cidadãos soteropolitanos. O atendimento nas salas de vacina ocorre das 08h às 17h.

   8. "Encerramos a campanha e nesse momento estamos fazendo o consolidado geral de indivíduos que aderiram à estratégia em Salvador. No entanto, vamos deixar as doses excedentes nas salas de vacina do município para aquelas pessoas que tiverem interesse. É mais uma oportunidade de inibirmos a circulação dos vírus da influenza em nossa cidade a partir da ampliação do bloqueio vacinal", afirmou Doiane Lemos, subcoordenadora de Imunização de Salvador.  
  
    8. Juiz Sérgio Moro manda PF devolver iPads aos netos de Lula.
    
    9. No último final de semana aconteceram 6 assassinatos em Feira de Santana.
    
   10. A deputada Luiza Maia (PT) eligou as ações do governo Rui Costa na antiga estrada da Cetrel.
    
   11. O vereador Maurício Trindade (DEM) comemora a decisão da Prefeitura em realizar obras que irão modificar o trânsito da Orla, na região do Jardim dos Namorados. A construção de nova pista sobre o estacionamento que atende ao Colégio Integral foi uma solicitação feita pelo edil ao prefeito ACM Neto, em abril deste ano.

    12. A nova pista vai impedir o grande congestionamento que se forma no local. “A nossa gestão está trabalhando para diminuir os focos de retenções em Salvador. Queremos desafogar o tráfego da segunda maior zona de engarrafamento da cidade. 

   13. O problema ocorre na frente do Colégio Integral, confluindo com a Magalhães Neto, causando imenso engarrafamento tanto na Magalhães Neto, quanto Otávio Mangabeira, e amplificado pelo já congestionado tráfego na frente do Colégio Anchieta nos horários de embarque e desembarque de alunos”, explicou Maurício Trindade.

    14. Em decorrência das últimas manifestações ocorridas no Estado, o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia prorrogaram as inscrições para o CURSO HISTÓRIA DA BAHIA - especial FEIRA DE SANTANA. 

   15. Agora, as aulas serão realizadas de 31 de julho a 4 de agosto,  em duas turmas (matutino e vespertino), na Associação Comercial e Empresarial de Feira (Acefs - bairro Kalilândia). O curso será ministrado pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes, com carga horária de 20 horas. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Centro de Cultura Amélio Amorim, Acefs, Uefs, UFBA e Uneb.
    
    16. O secretário Jorge Portugal apresenta as ações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) em audiência pública que será realizada nesta terça-feira, a partir das 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alba).

   17. O Carnaval 2017 (Ouro Negro/ Pelô e Pipoca), os investimentos do Fundo de Cultura e Fazcultura, além de outras ações de continuidade, como os Pontos de Cultura e os Espaços Culturais estarão entre as iniciativas abordadas por Portugal, além da tríade Municípios Culturais, Escolas Culturais e Estações Culturais, assim como a Concha Negra, Bahia Filmes e Casa de Caymmi. 
 
  18. O presidente Michel Temer se disse vítima de denúncias "artificiais e montadas" e afirmou que instituições públicas que cometem ilícitos aproximam o país da ditadura. Em vídeo publicado na internet nesta segunda-feira, o peemedebista disse que não permitiu nem permitirá "intromissão" entre Poderes. 
   
   19. A fala de Temer vem depois de a revista "Veja" publicar que o presidente acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar o ministro do Supremo Tribunal Edson Fachin, relator da Lava-Jato na Corte. Temer é investigado no STF por corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa.

   20. — O Estado democrático de Direito não admite que as instituições públicas e seus responsáveis cometam ilegalidades sob quaisquer justificativas. O caminho que conduz da Justiça aos justiceiros é o mesmo caminho trágico que conduz da democracia à ditadura — declarou Temer, que afirmou que atribuíram ao governo denúncias "artificiais e montadas".