Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DILMA chega ao debate da Globo como o Cruzeiro, pra cumprir tabela

Dilma abre vantagem acima da margem de erra contra Aécio e debate da Globo não será mais decisivo para os candidatos
23/10/2014 às 10:16
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As pesquisas divulgadas hoje pelo Ibope e DataFolha deixam a presidente Dilma Rousseff (PT) confortável para enfrentar o candidato do PSDB, Aécio Neves, no debate da Rede Globo que acontece na sexta-feira. 

   2. Como Dilma avançou além da margem de erro, 8 pontos à frente de Aécio no Ibope; e 6 pontos no DataFolha, a seguir essa tendência até a hora do debate, este por mais que Dilma possa deslizar, o que parece improvável porque ela foi melhor do que Aécio na TV Record, não daria mais para reverter essa posição.

   3. Outro dado significativo na pesquisa Ibope é que Dilma amplia a diferença de votação no Nordeste, onde já atinge 68% dos votos válidos abrindo uma diferença enorme para Aécio. A tendência, nesta região, com o xenofobismo que se instalou é de uma "surra" de votos ainda maior. 

   4. Ademais, Dilma se aproxima de Aécio no Sudeste (47% x 39%), onde a marca de Aécio já chegou a ser superior a 50%. Isso significa dizer que, o debate, visto como uma última cartada para o "tucano" desde que se estabeleceu a virada inicial 52%x48%, ao que tudo indica, não influenciará no pleito como imaginavam.

   5. Ora, quem vai a um debate na frente fica mais solto, mais espirituoso, organiza as respostas apenas para contemplar seu eleitorado cativo, não arrisca, daí que, como se diz no futebol, joga apenas para cumprir a tabela. 

   6. Ao participante que está em desvantagem cabe arriscar, buscar o gol, ainda que possa levar um contra-ataque fatal ou contra-ataques que façam com que, suas investidas tenha efeito nulo.

   7. Aécio perdeu a parada na corrida sucessória após o debate do SBT quando Dilma foi parcialmente nocauteada. Bambeou, mas, não caiu. O "tucano" fustigou a adversária fortemente e veio a reação com Lula e a fala em Minas sobre as mulheres x o agressor. 

   8. Aécio não soube responder a Lula e colocou Aloisio Nunes, com resposta fraca. A seca piorou em SP e tome mais reação da "quase nocauteada". Alckmin demorou pra responder, ficou na defensiva.

   9. Veio o debate da Record e a "quase nocauteada" equilibou o jogo e venceu Aécio por pontos. Os indecisos e outros eleitores do Sudeste disseram assim: "Não, ele não é o cara" e bandearam para Dilma. 

   10. A presidente aproveitou que venceu a Aécio por pontos no debate da Recoord e foi pra cima. Ou seja, o que Aécio não fez após o debate do SBT com ela, ela fez com Aécio. E aí, ao que tudo indica pelos números das pesquisas, acertou em cheio no "tucano". 

   11. Resta o debate da Globo, mas, ontem em comentário, disse que poderia ser um efeito devastador para um dos candidatos. Hoje, digo que Dilma vai cumprir a tabela, tal como vem fazendo o Cruzeiro, por sinal, cujo mascote é a matreira raposa, comuma vantagem muito grande.
                                                                  *****
   12. (Salvador) Para dar mais serviços aos cidadãos que participarão do segundo turno das eleições, no próximo domingo (26), a Prefeitura vai reforçar os serviços essenciais prestados pelos órgãos municipais. 

   13. A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), por exemplo, vai reforçar a atuação em dois períodos - às 7h e a partir das 17h - em diversos pontos da cidade. A ação contará com agentes de varrição, coleta e lavagem, além de equipamentos como carros de apoio, compactadores, caminhões, carros-pipa e caçambas.

   14. Já a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) vai garantir o transporte dos cidadãos com frota de 2,5 mil ônibus, além do acréscimo de mais três veículos em cada estação (Mussurunga, Lapa e Pirajá). 

   15. Cerca de 120 fiscais de transportes estarão nas ruas trabalhando, distribuídos nas estações de transbordo, nos terminais da Ribeira, Barroquinha e Fazenda Grande do Retiro, e nos aquaviários da Ribeira, Base Naval e Orla.

   16. O trânsito também será monitorado nas principais avenidas e nos locais onde estão os maiores colégios eleitorais da cidade. As denúncias sobre problemas tanto relativas ao trânsito como ao transporte coletivo devem ser encaminhadas através do telefone 118.

   17. Uma caminhada pelas ruas do centro da cidade vai marcar o encerramento da campanha da presidente Dilma Roussef em Alagoinhas. Ao lado do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), parlamentar mais votado do partido na região, o governador eleito Rui Costa (PT), o senador Otto Alencar (PSD) e a senadora Lídice da Matta (PSB) desembarcam no município nesta sexta-feira (24) para reforçar a campanha da petista. 

   18. O evento está agendado para 15h, com concentração na Praça Rui Barbosa, e vai mobilizar prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. O objetivo é ampliar a votação de Dilma na Bahia, onde teve 61% dos votos válidos. Em Alagoinhas, a candidata à reeleição também foi a mais votada.

   19. A construção e implantação de uma escola de ensino médio em Barra de Pojuca movimentou a sessão ordinária desta quinta-feira (23/10), na Câmara Municipal de Camaçari. Segundo o autor da indicação, vereador Falcão (DEM), a proposta é uma tentativa de garantir mais conforto, comodidade e segurança para os alunos.

   20. Para ele, a escola existente lá não oferece condições adequadas para professores e alunos, já que funciona em duas residências alugadas. "Alguns alunos, para acessarem suas salas de aula, precisam interromper aula de outras turmas para poder passar", pontuou.

   21. Duas iniciativas empreendidas pela Secretaria da Administração (Saeb) e voltadas ao servidor público – o Clube de Desconto e o Balcão Previdenciário – farão parte da programação do II Encontro de Integração Administrativa do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que acontece na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), de 28 a 30 de outubro. 

   22. O evento é voltados para servidores do MP-BA tanto da capital quanto do interior do estado.

   23. No estande do Clube de Desconto, serão fornecidas informações sobre todos os benefícios que a iniciativa oferece aos servidores ativos - efetivos e temporários, inativos e pensionistas. 

   24. Regulamentado pela Lei 11.568, o Clube conta com 233 empresas parceiras distribuídas entre 28 segmentos diferentes, tais como academias, salões de beleza, livrarias, cursos de idiomas, escolas, faculdades, lojas de varejo, agências de viagens, restaurantes, locadoras, entre outros.

   25. Para usufruir de descontos especiais em todos os estabelecimentos, basta apresentar o contracheque juntamente com o documento de identidade ou o crachá funcional. A lista completa dos parceiros está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

   26. Bahia e Vitória estão "casadinhos" na zona de rebaixamento. Situação muito complicada. O próximo jogo do Bahia é contra o Internacional, time gaúcho que está na boca para disputar a Libertadores das Américas, em partida no Beira Rio. Vê-se, pois, a pedreira que pegará o tricolor.

   27. Já o Vitória vai jogar com o Criciuma, o lanterna, no Barradão. Detalhe é que o Vitória adora perder para um lanterna. 

   28. O comício de Dilma em Petrolina, PE, teve milhares de pessoas. Diz-se que, só da região do Sisal/BA partiram 20 ônibus de petistas.

   29. Os prêmios que os jornalistas credenciados na Assembleia conferem aos 5 melhores deputados do ano por seus desempenhos no plenário e nas comissões técnicas deveria ser suspenso, em 2014. Pois, como a Assembleia não funcionou além de 10% a 15%, não dá pra escolher ninguém. Da mesma forma, os deputados não podem escolher os jornalistas (as melhores coberturas) porque lá poucos apareceram.

   30. O pessoal do Joseph Goebbels estaria numa vibração enorme.

   31. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) não conseguiu à sua reeleição e se queixou da falta de recursos. Hoje, no entanto, foi o único parlamentar a colocar um comercial em A Tarde pedindo votos para Dilma. Portanto, algum dinheiro há.

    32. O deputado Isidório (PSC), segundo mais votado na Assembleia, diz que sua candidatura a presidência da Casa pertence a Deus ou seria uma vontade de Deus. É, pode ser.

   33. O governador Wagner caminha para o salão pra fazer cabelo, barba e bigode.

   34. Como encerramento das atividades da Semana de Mobilização da Doença Falciforme, acontece no próximo sábado (25) a caminhada “O Amor Está no Sangue”. 

   35. A ação, que é realizada pela Secretária Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF), em parceria com a Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal), tem concentração marcada para às 8h, no Porto do Barra, de onde os participantes seguem até o Farol. O evento é gratuito e aberto ao público.
  36. Até o dia 14 de dezembro, a Associação de Amigos Autistas da Bahia - AMA, com apoio social da Central de Outdoor, expõe camisas autografadas por jogadores do Vitória, do Bahia e do Bayern de Munique, doada pelo zagueiro da Seleção Brasileira, e também jogador do time, Dante. 

   37. A iniciativa faz parte da campanha Vista a Camisa, que angaria fundos para a construção do Centro Pedagógico e Saúde do Autista, nova sede da AMA.

   38. Para ajudar na campanha e ter a chance de ganhar uma das camisas, basta adquirir um bilhete por R$ 20, num dos stands de exposição no Salvador Shopping ou Salvador Norte Shopping, que será sorteado pela Loteria Federal no dia 17/12.

   39. A AMA atua em Salvador desde 2003, sem fins lucrativos, e funciona atualmente numa casa alugada. A partir de suas campanhas, pretende arrecadar recursos para a construção da nova sede em um terreno localizado no Stiep, que foi doado em 2008.