Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ATO PÚBLICO vai levar documento à mesa da Câmara em defesa de Prisco

IGHB faz mesa redonda neste 22 para analisar a situação do Palácio Arquiepiscopal, abandonado no centro da cidade do Salvador
21/04/2014 às 23:21
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Segundo a assessoria de Imprensa do vereador Marcos Prisco, "familiares, amigos, eleitores, entidades de classe e demais admiradores do vereador soldado Prisco realizam ato público pacífico,  neste 22 de abril (terça-feira) , às 9 horas, em frente a Câmara Municipal de Salvador, Centro.

  2. O objetivo do ato é a entrega de documento na Câmara de Vereadores, solicitando intervenção da mesa diretora da Casa. Por temor quanto à segurança do vereador, custodiado em Presídio Federal, seus eleitores pedem que a CMV intervenha no sentido de que seja respeitado o direito constitucional dos edis de cumprirem prisão ou na Câmara dos Vereadores ou domiciliar.

  3. Diz a Ascom: "Lembramos que o ato pacífico é um apelo da sociedade civil como todo e os integrantes participam da ação trajando camisetas brancas e fita preta amarrada ao braço. As vestes são sinalizando o desejo de paz e ao mesmo tempo demonstrando a insatisfação quanto a prisão do vereador eleito com pelo menos 14 mil votos e que deveria, conforme Constituição Federal, ter prisão domiciliar ou na Câmara dos Vereadores.

  4. Reiteramos, que a Aspra, juntamente com todas outras cinco associações, manterão o compromisso com o Governo do Estado no sentido de orientar a tropa a trabalhar normalmente, em respeito a sociedade baiana. A entidade não quer paralisação da OM e pede a todos que cumpram suas escalas de plantão.  
                                                         **********
  5. No Dia do Descobrimento (22 de abril, às 15h), o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove uma mesa redonda sobre a História e a destinação do PALÁCIO ARQUIEPISCOPAL. 

   6. O evento contará com a palestra do professor e arquiteto Francisco Senna, e com os professores Consuelo Pondé de Sena e Luis Guilherme Pontes Tavares.

   7. Proposta pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a iniciativa inaugura o ciclo de debates “Três novos equipamentos de cultura” programado pela instituição para 2014, que prosseguirá nos dias 12 de agosto e 20 de novembro, com a mesas redondas sobre o Memorial da Resistência e Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MunCab).

   8. Para o debate do dia 22, a ABI convidou também o arcebispo-mor dom Murilo Krieger e o diretor-geral do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, mas ambos terão compromissos fora de Salvador na data do evento. 

   9. Diante da relevância e a magnitude do Palácio Arquiepiscopal, imóvel do século XVIII localizado na Praça da Sé, a ABI e o IGHB aguardam os pronunciamentos dos convidados numa próxima oportunidade, para abordarem a respeito da restauração e destinação do imóvel que está em processo de arruinamento a olhos vistos. 

   10. Em recente correspondência enviada a ABI, dom Krieger informou que a Arquidiocese encaminhou projeto e solicitação de recursos ao IPHAN, porém o órgão ainda não deliberou a respeito. Consta que o próximo PAC destinará recursos para restaurar o monumento.

   11. Saiba mais sobre o Palácio Arquepiscopal neste artigo da professora Consuelo Pondé de Sena, publicado no jornal Tribuna da Bahia do dia 11/04/2012, disponível no link http://www.tribunadabahia.com.br/2012/04/11/agoniza-o-palacio-arquiepiscopal-da-bahia]

   12. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia completa neste mês de abril 80 anos de fundação.  Em comemoração à data, o Crea-Ba será homenageado com uma Sessão Especial, que será realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, no próximo dia 23, às 9h30min. 

   13. O evento foi proposto pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), engenheiro de profissão.

   14. Mais do que fiscalizador do exercício profissional, o Crea faz parte da vida dos baianos. Criado em 23 de abril de 1934, o então Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia nasceu com a responsabilidade de acompanhar às demandas de três estados: Bahia, Alagoas e Sergipe.  Os arquitetos fundaram seu próprio conselho federal e a autarquia passou a ser denominada Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
  15. O Crea-Ba participou diretamente das grandes transformações urbanísticas de Salvador, acompanhando a evolução das construções influenciadas pela arquitetura europeia, na década de 30, nas construções do Comércio e no Jardim da Piedade e o surgimento de grandes avenidas como a Otávio Mangabeira, Vasco da Gama e Suburbana, entre as décadas de 50 e 70.

   16. Cabe ao Conselho a fiscalização do exercício profissional, mas este sempre foi além do seu papel. Segundo o presidente, engenheiro mecânico Marco Amigo, a autarquia é parceira da sociedade, presente em todos os momentos em que foi necessário acompanhar grandes eventos e como observador do desenvolvimento urbano.

   17. “O Crea é, sem dúvida, um instrumento da sociedade. Mais do que isso, cumprimos nosso papel social”. Marco Amigo acredita que o Crea-Ba chegou a esse nível de credibilidade no Estado por contar com profissionais comprometidos com a cidadania.

   18. Esrtranha-se o silêncio do PSDB nacional diante da prisão do vereador Prisco, do candidato a presidente Aécio Neves, do lider do partido Antonio Imbassahy, do deputado Jutahy Magalhães Jr, entre outros deputados de Brasília, e também os estaduais da Bahia.