Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASPRA confiante que o STF vai libertar soldado Prisco da prisão em BSB

Repercussão da prisão do soldado Prisco é nacional
19/04/2014 às 09:45
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. No final da tarde deste sábado, os autos do processo do vereador soldado Prisco, com pedido de habeus corpus, saíram do Tribunal Regional Federal (TRF 1) e foram levados ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a apreciação do ministro-presidente, Joaquim Barbosa. A equipe jurídica da Aspra acompanha o encaminhamento. 

   2.  "Nossas expectativas são as melhores possíveis", disse o advogado Vivaldo Amaral. A equipe jurídica da Aspra continua orientando a tropa a se manter calma, trabalhando e voltando pensamentos positivos e orações ao soldado Prisco.

   3. O pedido de Habeas Corpus foi encaminhado inicialmente, na tarde deste sábado, 19,  ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, mas o desembargador José Amílcar Machado, magistrado de plantão, decidiu que não é competência da corte analisar o pedido e o encaminhou ao STF.

   4. O ministro de plantão no Supremo Tribunal Federal (STF) neste feriadão é o próprio presidente da casa, Joaquim Barbosa, e é quem vai julgar o pedido. O advogado Vivaldo Amaral, que defende o líder da greve da PM, aguarda que o STF receba o documento, em Brasília.

   5. A depender da decisão de Barbosa, Prisco poderá ser solto ainda neste sábado. O advogado Amaral comentou com representantes da Associação de Soldados, Bombeiros e seus Familiares (Aspra) que o vereador está preocupado com a família (esposa e três filhos), que estavam com ele no instante em que foi preso.
                                                      **************
   6. Evangélicos compareceram ao estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador para acompanhar o culto de louvor ao Dia Mundial da Mulher Universal. 

   7. Sob o comando do Bispo Gonçalves, os fiés participaram de oração, louvor e ainda ouviram mensagens que elevam a estima. As mulheres e os homens que compareceram ficaram satisfeitos e agradeceram pelo dia. 

   8. Presente ao evento, a vereadora de Salvador Tia Eron – PRB destacou o poder da mulher de frente a tantas batalhas diárias que estressa e toma o tempo destas batalhadoras, mas “colocando Deus em primeiro lugar a vitória é certa e a mulher conquista seus ideais”. 

   9. Segundo o deputado Targino Machadoi (DEM) a greves da Polícia Militar foi inconvenientes, apesar de reconhecer que, por vezes, é o derradeiro instrumento recursal.
   
   10. - De igual modo inconveniente a decisão atribuída ao Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal de decretar a prisão preventiva de Marco Prisco, líder da greve da PM. Torna-se ainda mais inconveniente pelo fato de não existir uma só criança na Bahia que desconheça ter sido o governador Jaques Wagner o artífice desta prisão.
11. Em nota, Targino diz que "a greve da PM ocorrida em 2012 foi suspensa após o Governo do Estado assumir um rol de compromissos com a categoria. Após dois anos somente 20% deles foram atendidos. Portanto, o comando da greve foi bastante razoável em voltar a aceitar a palavra do governador e suspender a paralisação na última quinta-feira (17).

   12. - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, trouxe a solidariedade ao seu companheiro de PT, ocupante do Palácio de Ondina. Rapidamente, juntos, devem ter tramado a prisão do líder da multicitada greve numa verdadeira trapalhada de políticos acometidos de um pecado capital: a soberba.

   13. - As circunstâncias, sem dúvida, tendem a submeter o Marco Prisco a um martírio. Traído e preso justo na Sexta-feira da Paixão, e com requintes de sadismo, enviar o moço para a prisão da Papuda, em Brasília, talvez para hospedá-lo junto a José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares e etc.

   14.  O risco para a sociedade, a partir daí, seria iminente, imaginem se a encomenda se concretizasse: transformar o valoroso líder de classe em companheiro mensaleiro. Deus proteja o Prisco, ninguém merece, prefiro-o com os defeitos velhos.