Shows

Juliana Ribeiro apresenta show inédito no projeto Domingo no TCA

Dia 19 de janeiro
Viva Interativa , Salvador | 06/01/2020 às 13:11
Juliana Ribeiro
Foto: Dora Almeida
A pulsação musical da artista Juliana Ribeiro ganha os palcos do Teatro Castro Alves (TCA) próximo dia 19 (domingo), 11h, com a alquimia única de um momento duplamente fértil. A gravidez de cinco meses se mistura à gestação do um novo álbum, isso tudo no início do ano em que a cantora e compositora completa 20 anos de carreira. O show inédito, Preta Brasileira, é a primeira atração de 2020 do projeto Domingo no TCA, e marca o pré-lançamento de álbum homônimo, terceiro registro fonográfico de sua carreira.
Quem acompanha a trajetória da artista sabe que Preta Brasileira é o nome do show com o qual Juliana vem circulando por diversos palcos – de Pernambuco à Filadélfia - desde 2015, numa referência à música homônima composta por ela. Agora o show tem repertório inteiramente novo, baseado nas faixas do novo disco, mas o nome foi mantido pelo fato de Preta Brasileira ser a faixa que abre e batiza o CD. “Trata-se de uma música que celebra a mulher contemporânea, compositora e empoderada dentro do universo da música popular”, realça.
No álbum Preta Brasileira, Juliana assina quatro canções. Além da faixa de trabalho, são criações da artista Ella – recentemente lançada nas plataformas digitais -, Dragão de Gaudí e Rainha Ginga, esta última uma parceria com Lia Chaves em homenagem a Clementina de Jesus. “O lugar de fala como musicista traz este lugar de pertença, de tocar as pessoas através da melodia  não só do discurso. Bonito ver quando a plateia se apropria da música e ela deixa de ser minha e passa a ser nossa “ diz.
O certo é que pré-lançamento de Preta Brasileira resulta num espetáculo dançante e contagiante. “Pensante e pulsante”, como Juliana gosta de definir. O momento romântico da artista será conhecido em Dragão de Gaudí, uma surpresa boa para o público , além do samba e das claves da diáspora africana instigando a interação do público com a tão já aplaudida performance de palco da artista. O repertório conta com as nove faixas do novo álbum, além de músicas escolhidas a dedo pela cantora, algumas que serão executadas com músicos e artistas convidados.
No álbum e no palco, estão, duas canções inéditas feitas por Roque Ferreira para Juliana. São elas Lindomar, uma chula amarrada, e Mulher: Pessoa que Fala, com piano gravado por Fernando Marinho, que também acompanhará ela no show. Do baú do icônico Riachão, a artista traz Panela no Fogo num arranjo brincante de coco e maracatu, tendo a honra de ser a primeira intérprete a gravar a canção. Já Carcará (João do Vale e José Cândido) ganhou arranjos em claves cubanas, fazendo uma homenagem ao show Opinião. A nona faixa do CD é Bela Oxum, presente de Gerônimo para Juliana, já lançada online.
Especialmente para o show, ela escolheu Zé do Caroço (Lecy Brandão), Pra Matar o Preconceito (Marina Iris e Nina Rosa), Rebento (Gilberto Gil) Motivo (Cecília Meireles), num total de 17 canções. Márcia Short canta uma faixa surpresa no espetáculo, que também conta com a participação do cantor e compositor César Batista, marido de Juliana, mostrando Sonora, canção inédita composta por ele para a filha do casal que vai nascer no próximo mês de maio. Nos violões, o músico e arranjador Duarte Veloso acompanha a artista nas canções Zé do Caroço e Carcará.
No palco com a artista estarão Lorena Martins na bateria, Bolota e Ricardo Costa nas percussões, Vinícius Freitas no sax e flautas , Fabrício Cyem no baixo e Dinho Reis na sanfona e piano. A direção musical é de Marcos Bezerra e a direção artística de Hebe Alves. A luz tem assinatura de Fernanda Paquelet e a Canjere Produções assina o backstage. A produção de arte é de Renato Carneiro, que assina o figurino da Katuka Africanidades .
“O momento é de gestação dupla, engravidei enquanto eu gravava o CD, agora ainda estou gravando e gestando criança. É uma coisa dentro da outra, sai do ensaio e segue para o ultrassom, coloca voz numa música e depois sai para comprar o berço”, diverte-se ela.

 

Serviço:

O QUE: DOMINGO NO TCA | Juliana Ribeiro – Preta Brasileira

QUANDO: 19/01/2020, 11h

ONDE: Sala Principal do Teatro Castro Alves

QUANTO: R$1 (inteira), R$ 0,50 (meia)

* Vendas apenas no dia do evento, a partir das 9h, com acesso imediato à plateia do teatro