Shows

‘JK: Um Reencontro com o Brasil’ terá apresentações populares no TCA

Dias 20 e 21 de agosto
Jamil Moreira Castro , Salvador | 07/08/2019 às 11:56
Glaucia Nasser em cena no JK Um reencontro com o Brasil
Foto: divulgação
A trajetória do País no século XX e a vida do presidente Juscelino Kubitschek vem encantando todo o País no espetáculo musical JK Um reencontro com o Brasil, uma obra da Fundação Brasil meu Amor, que combina música popular brasileira, teatro e cinema. Aplaudido durante lotação esgotada no Teatro do ISBA, em setembro passado e por mais de 20 mil pessoas na turnê pelas principais capitais e cidades do Brasil, o espetáculo está de volta para duas apresentações populares, nos dias 20 e 21 de agosto, às 20 horas, no Teatro Castro Alves.

ESTUDANTES GRÁTIS E PREÇOS POPULARES

Na terça-feira (20/08), a entrada será franca para estudantes do ensino médio, através de escolas credenciadas pela produção. Já na quarta-feira (21/08), o ingresso será popular no valor de R$2,00. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do TCA ou pelo Site: https://site.ingressorapido.com.br/tca/

MÚSICA – TEATRO

Em cena, a cantora Glaucia Nasser, acompanhada de uma grande orquestra popular, conta a trajetória desta era de transformação e modernização do País, por meio de canções autorais e de compositores nacionais, pontuada com imagens exibidas em telão que ocupa todo o palco. O espetáculo busca resgatar a autoestima do povo brasileiro, cantando e contando um dos momentos mais importantes da história recente do País.
“É muito mais que um espetáculo. É uma aula de história e uma injeção de brasilidade. “Este é o momento para discutirmos a verdadeira história do Brasil, para que possamos construir um futuro decente. O musical nos faz refletir o quanto podemos realizar e mudar a nossa nação, como protagonistas da nossa própria história. Afinal, aqui é o nosso País”, conta Glaucia Nasser, solista do espetáculo e cofundadora da FBMA.
Sob a direção geral da FBMA, o espetáculo conta com os talentos do Diretor Artístico e Técnico Júlio Cesarini e do Maestro Paulinho Dáfilin. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).

AUDIOVISUAL

Além de um repertório musical bem vasto, o espetáculo conta ainda com um telão que ocupa todo o palco. Enquanto Glaucia Nasser canta e narra a história de JK, imagens do Brasil são projetadas numa combinação de som e imagem, ampliando – ou multiplicando – a sensação de tridimensionalidade da apresentação. O trabalho de construção do roteiro e das imagens utilizadas contou com a participação de uma equipe de 135 pessoas, incluindo doutorandos da USP, que realizaram uma vasta pesquisa histórica para nos contar sobre esse outro Brasil e algumas de suas verdades.

JUSCELINO KUBITSCHEK

A escolha por retratar a vida de JK surgiu não só pela sua importância histórica, mas também pela sua biografia. No seu mandato, correspondente aos anos dourados do País, o Brasil floresceu em todas as áreas: nas artes, na economia, na arquitetura e nos esportes, entre outras. De origem humilde, Juscelino Kubitschek construiu uma carreira muito respeitada na política nacional e chegou à presidência da república, sendo lembrado como o responsável pela construção de uma era. 
No espetáculo, a história de JK é contada desde a infância no interior de Minas Gerais e revisita vários momentos importantes da sua trajetória. Com ênfase para a construção de Brasília, o intuito é de compreender o reflexo desta história nos dias de hoje e de promover a valorização deste personagem fundamental para a construção de uma identidade e de uma imagem positiva do País.

UNESCO

O conjunto urbano de Brasília é o único bem contemporâneo reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO. Esta distinção assegura o legado recebido no passado e que vivemos no presente, possa ser transmitido às futuras gerações. Nesse sentido, a FBMA tem como parceiro o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que há 82 anos preserva e promove o patrimônio cultural do Brasil.

SERVIÇO

JK um Reencontro com o Brasil

Entrada franca (20 de agosto): apenas para escolas credenciadas

Ingresso popular (21 de agosto): R$ 2,00

Onde comprar: Bilheteria do TCA – de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e domingo, das 9 às 21 horas.

Site: https://site.ingressorapido.com.br/tca/

Hora: 20 horas

Onde: Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande

Classificação Livre