Shows

Julio Caldas e Daniel Neto fazem homenagem ao Movimento Armorial

Dia 15 de junho
Flávia Maciel , Salvador | 13/06/2019 às 16:23
Julio Caldas e Daniel Neto fazem homenagem ao Movimento Armorial
Foto: divulgação
A Colina Sagrada será palco de uma apresentação especial dos músicos Julio Caldas e Daniel Neto, em homenagem ao Movimento Armorial. O show acontece neste sábado (15/06), a partir das 19 horas, e integra a programação musical da Mostra “Santos Juninos na Colina Sagrada”, promovida pelo projeto Vila Criativa, que está em exposição na Casa dos Romeiros, ao lado da Basílica do Bomfim.
No duo, os músicos Julio Caldas e Daniel Neto destacam como elementos sonoros da cultura popular do Nordeste podem ser apresentados de forma erudita, utilizando variados formatos de violas brasileiras e sanfona para valorizar ritmos, improvisos e composições nordestinas.
Júlio Caldas é multi-instrumentista e pesquisa as violas brasileiras há mais de vinte anos. Atuou como produtor musical do disco “Terreiros”, de Roque Ferreira, indicado ao Prêmio de Música Brasileira, na categoria Samba (2016); como arranjador do álbum “Abre caminho”, da cantora Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música (2005), na categoria Melhor Disco Regional; e do CD “Lua Bonita”, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira (2012), também na categoria Música Regional. Ele também assina os projetos Circuito Guitarra Baiana, Mostra de Guitarra Baiana e Trio de Guitarra Baiana. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015, e indicado ao Troféu Caymmi como artista revelação.
Daniel Neto é acordeonista, arranjador e compositor, formado em Composição pela UFBA. Integra as bandas Toco Y Me Voy, RevoTrio  e se apresenta ao lado de artistas como Luis Caldas, Saulo Fernandes, Magary Lord, Juliana Leite e Alexandra Pessoa. Também já atuou nos conjuntos musicais Grupo Casa Verde, Zefa di Zeca, Xiboquinha, Duo Traz a Presença e EstOutros. Também já atuou como músico nos espetáculos teatrais Labirintos, Na Outra Margem e Alice no Sertão das Maravilhas e fez pesquisas musicais pela América Latina e Itália. A qualidade do seu trabalho vem sendo reconhecida pela crítica e público, tendo sido agraciado com os prêmios de Júri Popular, 2o Lugar na categoria Sanfona Acima de 8 Baixos e Menção Honrosa do Júri Técnico no Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana de 2012 e com o 3o Lugar na Categoria Sanfona Acima de 8 baixos no mesmo Festival, em 2018, com o Prêmio de Melhor Música Instrumental no Troféu Caymmi e, com a Quadrilha Junina Asa Branca, conquistou o 1º lugar no 8º Concurso Nacional de Quadrilhas e nos concursos promovidos pelas cidades de Dias D’Ávila e Lauro de Freitas, 2º lugar no 5º Campeonato Estadual Bahiatursa e o 3º lugar no Arraiá do Galinho.
Santos Juninos na Colina Sagrada – A Mostra presta uma homenagem a Ariano Vilar Suassuna - dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor brasileiro e criador do movimento Armorial, em Pernambuco. A exposição segue aberta até o dia 07 de julho, destacando o trabalho de treze artistas contemplados na exposição, entre eles, Rosalvo Santana (de Maragogipinho/BA), Luiz Paixão, Jairson Rocha, Xenia Pinheiro, Dila Soidan, Irlânia Mercês, Neia Estevan, Prentice, Jean Marcos e outros e conta, também, com Reza Cantada de Santo Antônio. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 8h às 19h.
O público que visitar a mostra poderá contribuir com a manutenção do Projeto Social Bom Samaritano, uma obra de misericórdia da Basílica Santuário do Senhor do Bomfim.

 

SERVIÇO:

O quê: Duo Armorial com Julio caldas e Daniel Neto

Quando: 15 de junho (sábados), às 19 horas

Onde:  Vila Criativa - Casa dos Romeiros, nº 33, ao lado da Basílica do Bonfim

Entrada: Gratuita