Shows

As muitas faces do maestro Fred Dantas em show instrumental

Dia 23 de abril
Doris Pinheiro , Salvador | 17/04/2019 às 18:50
Fred Dantas
Foto: divulgação

Na terça-feira, 23.04, às 20h, a Varanda do Teatro do SESI, no Rio Vermelho será o palco para o novo e instigante trabalho do maestro Fred Dantas : um show de música instrumental, com composições próprias e de vários períodos de sua carreira.

Acompanhado de Nilton Azevedo (sax alto e flauta), Alana Rana (trompete), Estevam Dantas (piano elétrico), Reinam Proença (contrabaixo) e Lucas Paulo (bateria), Fred Dantas estará ao trombone tocando composições dos tempos do efervescente Movimento de Música Instrumental, que fez surgir grupos importantes para a música baiana, como Sexteto do Beco, Raposa Velha e Garagem.

Também de outra fase, intermediária, que corresponde ao  surgimento da Oficina de Frevos e Dobrados e sucessos ligados ao movimento da Nova Música da Bahia, quando ele foi o primeiro maestro/arranjador a incluir no repertório orquestral a chamada Axé Music, quebrando preconceitos.  

Em “Fred Dantas Autoral” o artista procura também resgatar composições que permaneciam esquecidas no panorama dos trabalhos que o maestro tem apresentado nas diversas formações em que se apresenta, como “Não Cortem as Árvores” e “Não Matem os Índios”, compostas em 1988, em protesto contra o desmatamento e o massacre de Índios Tikunas, no Pará.

E sua série de composições dedicadas aos peixes da Bahia: “Caramuru” (levada do Pelô), “Budião Azul”  (samba-reggae), “Vermelho” (reggae), “Mero” (alujá)  e “Cação” (samba-duro), cada uma com um ritmo característico da musicalidade de origem afro-baiana.

Tudo com a paixão que é marca da trajetória artística do maestro, arranjador, compositor, trombonista e professor Fred Dantas.