Shows

Roda de samba do Grupo Botequim homenageia as mulheres

Dia 22 de março
Tatiane Freitas , Salvador | 21/03/2019 às 12:20
Grupo Botequim
Foto: divulgação

A passagem pelo mês de março inspira o tema da roda de samba que o  Grupo Botequim realiza amanhã (22) no Pátio da Igreja do Santo Antonio Além do Carmo, a partir das 21h.  A proposta é reverenciar as mulheres através de canções de grandes sambistas do universo feminino que deixaram sua marca na história do gênero musical. A noite conta com as participações das baianas Soninha, Kika Bastos e a sambadeira Dona Salvadora, três vozes femininas fortes para fazer jus ao tema da noite. Ingresso: R$ 15.

Para os músicos do grupo, homenagear as mulheres é mais uma forma de reconhecer a grande contribuição delas para a música brasileira. “Já é praxe a noite ser recheada de canções de grandes compositoras, mas na roda comemorativa desta sexta-feira o repertório vai se debruçar com carinho nessas vozes que nos acolhem e nos inspiram, como a de Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Claudete Macêdo, Alcione, Clementina de Jesus e outras”, comenta Roberto Ribeiro, cavaquinista e um dos fundadores do grupo.

Se tirar pelas convidadas da roda, os talentos femininos do samba estarão muito bem representados.  Uma delas é Soninha, que tem sua trajetória ligada à famosa Barraca Raízes, em Itapuã, e hoje, no mesmo bairro, pilota o Recanto da Soninha, local que virou reduto de importantes rodas de samba da cidade. Com família de violeiros e sambistas e desde pequena inserida nesse universo musical, também dá o ar da graça a baiana Kika Bastos, tocadora de pandeiro e percussão.

Já a terceira convidada é Dona Salvadora, compositora e sambadeira de voz forte, recitadora de versos populares em seus shows, autêntica na sua presença entusiasmada, deixando sempre a marca da alegria nos locais por onde se apresenta.  Traduz em suas composições a vida real do povo da roça do interior nordestino, sacramentando o samba raiz. Entre as composições autorais, estão “Acorda Mamãe”, “Abaeté”, “Morena”, “Amor Ingrato’, “Carro de Boi” e “Jovelina”.

O encontro mensal do Grupo Botequim no Pátio da Igreja do Santo Antônio leva hoje o carimbo de um dos programas mais badalados e charmosos da cidade, sempre reunindo um público heterogêneo que comparece para dançar, se divertir e admirar um repertório recheado de grandes sambas, autorais e clássicos.

Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim também é respeitado pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país, sendo formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Mestre Bira (surdo), Lalá Evangelista (percussão) Washington Rodrigues (Violão 7 cordas) e Everton Marco (percussão e voz).


SERVIÇO:

Grupo Botequim – Roda em homenagem ao Mês da Mulher

Participação: Dona Salvadora, Kika Bastos e Soninha

Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo -: Largo Santo Antônio Além do Carmo

Data: Amanhã (22)

Horário: 21h      

Ingressos: R$15,00