Shows

Concerto gratuito tem participação internacional de Matias Pinto

Dia 22 de março
Companhia Comunicação , Salvador | 18/03/2019 às 19:05
Matias Pinto
Foto: divulgação

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, às 19 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, a Orquestra Sinfônica da UFBA realizará o Concerto de Abertura da Temporada 2019, tendo como solista convidado o renomado violoncelista Matias Pinto, radicado na Alemanha. Será a estréia baiana da obra Cavalo Marinho para Cello e Cordas, do compositor baiano de música contemporânea Paulo Costa Lima. A entrada é franca

Completam o programa o Concerto para Cello e Orquestra No. 1 em dó maior de F. J. Haydn e a Sinfonia No 41, "Jupiter" de W. A. Mozart. A Osufba, regida pelo maestro José Maurício Brandão, é um laboratório vivo e dinâmico de formação acadêmica e artística, de experimentação criativa e vinculo da UFBA.

 

Matias Pinto é natural de São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais. Em1980, mudou-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Na Europa estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt, de Budapeste.Pedagogo muito solicitado, é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster e dá Master Classes em muitos países. Já realizou tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, Europa e Ásia, além de Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais. Em duo com a pianista Viviane Taliberti, apresenta-se regularmente como violoncelista do Modern Art Sextet Berlin e Turmalin Trio.