Shows

RODA DE SAMBA do Grupo Botequim tem Juliana Ribeiro e Bule-Bule

Sto Antonio Além Carmo, 14, 21h
Da Redação , Salvador | 13/09/2018 às 12:37
Juliana Ribeiro
Foto: Dôra Almeida


Só mesmo uma boa rima – bem ao estilo do Mestre Bule-Bule – poderia fazer um anúncio à altura do que promete ser a roda de samba que o Grupo Botequim prepara para amanhã (14) no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. Basta dizer que estarão lá ele, o grande Mestre Bule-Bule, o maior repentista da Bahia, e a cantora e compositora Juliana Ribeiro, que de samba entende muito bem, sendo ela autora de importante pesquisa sobre os ritmos que originaram o samba. Horário: 21h. Ingresso: R$ 15.

Se os convidados são ilustres, os anfitriões não vão deixar barato. Grupo dos mais respeitados hoje na cena do samba tradicional da Bahia e do Brasil, o Botequim vai mostrar um repertório de grandes clássicos do samba e também canções novas autorais que acabaram de sair do forno. No próximo mês de outubro, o Grupo Botequim completa 12 anos de estrada, com muita música para cantar e história pra contar.

Entre os grandes feitos do grupo nessa caminhada, está o fato de ter sido o responsável por ampliar a vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador, sendo o provocador de uma renovação da cena de entretenimento em torno da roda de samba. Além disso, o Botequim se destaca pelas parcerias ao longo da sua trajetória, sempre valorizando e difundindo os grandes mestres da velha guarda do samba e, também, a nova geração do samba da Bahia.

MESTRE BULE-BULE - Mestre da cultura popular nordestina dos mais renomados do Brasil, Antônio Ribeiro da Conceição, o respeitado Mestre Bule-Bule é conhecido como o maior repentista da Bahia, e também um excelente cordelista, com diversos títulos publicados, destacando sua elogiada obra Orixás em Cordel. Também é um exímio sambador e tiraneiro, e um forrozeiro de grande valor. Tem oito discos e dois DVDs gravados em seus 50 anos de carreira. Na sua trajetória estão shows de grande sucesso em diversos estados brasileiros dividindo o palco com figuras renomadas como Gilberto Gil, Beth Carvalho, Gabriel o Pensador e Tom Zé.

JULIANA RIBEIRO - Juliana Ribeiro é uma artista expoente no cenário da música brasileira. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz, Juliana também é compositora e surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba. Por ela, a origem do samba é narrada através da própria música. Na sua apresentação, não faltam ritmos como lundu, maxixe e jongo, tudo apresentado com muito carisma e talento.

GRUPO BOTEQUIM - Além da movimentação que promovem em torno do gênero musical, o Grupo Botequim também é respeitado pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país. Na sua formação, Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Mestre Bira (surdo), Lalá Evangelista (percussão) Washington Rodrigues (Violão 7 cordas) e Everton Marco (percussão e voz).

SERVIÇO:

Roda de Samba do Grupo Botequim

Participações: Juliana Ribeiro e Mestre Bule-Bule

Data: Amanhã, 14 (sexta-feira)

Horário: 21h

Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo -: Largo Santo Antônio Além do Carmo

Ingressos: R$15,00