Shows

Héloa apresenta documentário e pocket-show em Salvador,a Tropos

Sábado, 21, 20h, Tropos
Da Redação , Salvador | 17/07/2018 às 12:24
Héloa
Foto:
A cantora Héloa apresenta neste sábado (21), às 20h, na Tropos, no Rio Vermelho, o documentário Eu, Oxum e um pocket-show. A entrada custa R$ 10. Acompanhada ao violão por Ian Lasserre, Héloa traz canções do seu primeiro disco, intitulado Eu, e outras que estarão no seu segundo disco, que está em fase inicial de produção.


É Héloa quem está à frente da direção e roteiro do documentário Eu, Oxum, ao lado da Yalaxé e cientista social, Martha Sales, também sua mãe. Produzido de maneira independente, o trabalho conta a história de cinco mulheres que são filhas de Oxum, orixá que representa a força das águas doces, e suas conexões com a fé. A direção de arte e fotografia ficaram por conta de Gabriel Barreto e Marcolino Joe. 

Ao todo, são 15 minutos de imagens e memórias do processo individual – e diferenciado – de cada uma dessas mulheres em idade, tempo de inserção na religião e na casa, relações de parentesco e as funções que ocupam dentro desse espaço sagrado, onde Héloa emergiu e se encontrou em sua busca de espiritualidade, força ancestral e reafirmação da mulher negra e sergipana que é. 

A trilha sonora, assinada por Vinícius Bigjohn e Klaus Sena, é totalmente dedicada à Oxum e apresenta o retrato do sagrado feminino, da natureza dos rios e mares. 

Entre as participações de destaque, a Yalorixá Maria José de Santana, responsável pelo "Ilê Axé Omin Mafé".  Conhecida como “Mãe Bequinha”, ela também conta sua história, como a mais antiga "filha de Oxum" do município de Riachuelo, localizado na região do Vale do Cotinguiba, interior do Sergipe.