Shows

NEOJIBÁ: Orquestras do Núcleo Trancoso realizam concerto gratuito, 2

Sexta, dia 2, 19h, na Igreja do Quadrado, Trancoso
Neojibá , Salvador | 01/12/2016 às 08:29
Núcleo Trancoso da Neojibá
Foto:

Nesta sexta-feira (2), crianças, adolescentes e jovens do Núcleo Trancoso realizam último concerto do ano, às 19h, na Igreja São João Batista (Igreja do Quadrado), no distrito de Trancoso, Porto Seguro. A apresentação gratuita marca a estreia da Orquestra Sinfônica Escola e terá a participação da Orquestra Infantojuvenil e da Orquestra Jovem de Trancoso – os três grupos são formações musicais desse Núcleo de Prática Orquestral do NEOJIBA, que conta com o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura. O repertório traz obras de compositores consagrados como Schubert, Vivaldi e Tchaikovsky. 
 
A Orquestra Sinfônica Escola foi criada em agosto deste ano e vai se apresentar pela primeira vez. “Os integrantes estão bastante eufóricos. Esta é a primeira formação do gênero em Trancoso, então está todo mundo ansioso para ver como vai ser”, conta Luis Felipe, regente da orquestra e coordenador do Núcleo Trancoso. 
 
Sob a regência do maestro convidado, Marcos Rangel, a Orquestra Jovem de Trancoso - principal formação do Núcleo - toca a Serenata para Cordas, de Tchaikovsky. “É um desafio para a Orquestra, pois este é um repertório extremamente difícil. Os músicos da Orquestra Jovem sonham se tornar músicos profissionais e esta obra os estimula e os impulsiona a seguir nesta busca”, acredita o coordenador. No concerto, Luis Felipe e Verônica Sales atuam como solistas no Concerto para dois Violoncelos e Orquestra, de Vivaldi.
 
“Os músicos se dedicaram bastante e estão loucos para mostrar o trabalho que desenvolveram neste último trimestre”, conta o coordenador do Núcleo. De acordo com Luis Felipe, os planos para 2017 envolvem a ampliação da Orquestra Sinfônica Escola e a criação do naipe de percussão. “A intenção é continuar as atividades que já vêm sendo desenvolvidas e fazer com que cada criança receba o melhor ensino possível”, conta.
 
Sobre o Núcleo Trancoso

Criado em março de 2011, o Núcleo Trancoso é o resultado da parceria entre o programa NEOJIBA e o Instituto Trancoso. Este Núcleo de Prática Orquestral atende cerca de 55 crianças e jovens, com idades entre 8 a 17 anos. São jovens moradores do distrito de Trancoso, pertencente ao município de Porto Seguro. O Núcleo conta com duas orquestras de cordas, uma turma de música de câmera e tem como destaque a Orquestra Jovem de Trancoso - grupo orquestral que realiza concertos por toda região sul da Bahia.
 
SERVIÇO
CONCERTO – Núcleo Trancoso
Orquestra Sinfônica Escola, Orquestra Infantojuvenil e Orquestra Jovem de Trancoso
Regência: Marcos Rangel e Luiz Felipe Prado
Solistas: Luiz Felipe Prado e Verônica Sales
2 de dezembro de 2016 (sexta), às 19h
Igreja São João Batista (Igreja do Quadrado), Trancoso – Bahia
Entrada Gratuita
 

 
PROGRAMA
Tomahawky – R.Matesky (Arranjo: Luís Mauricio Carneiro)
A fazenda Feliz – R. Shumann (Arranjo: Marcos Rangel)
Coro dos Caçadores – C.M. Von Weber
Marcha Militar – Franz Schubert  (Arranjo: W. Fischhoff)
Concerto Duplo para Dois Violoncelos e Orquestra em Sol menor – A.Vivaldi
Serenata para Cordas em Do maior – P.Tchaikovsky