Shows

BANDA "NA PEGADA DA LÔRA" animou a Parada Gay de Ilhéus

Aconteceu no último domingo, 25
Decom , Ilhéus | 27/09/2016 às 12:27
Parada Gay de Ilhéus
Foto: ML Fotografias
Muitas pessoas compareceram à Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, para celebrar a 12ª Parada LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) realizada na cidade, no último domingo, 25. Organizado pelos grupos Gay e Lesbos locais, o evento teve como tema “Fora Homofobia, Fora Lesbofobia”, e atraiu centenas de simpatizantes da causa na região, inclusive com a presença do grupo Humanus de Itabuna. 

Como acontece anualmente, a Parada contou com a parceria da Prefeitura Municipal, através das Secretárias de Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Social (SDS), e também da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), que isolou parte de uma das pistas da Avenida para a manifestação. O esquema de segurança contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia. 

Durante a Parada, o Centro de Prevenção de DST-AIDS da Sesau, núcleo parceiro dos grupos organizadores do evento, montou um estande, em frente à Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, na praça Castro Alves, para atender ao público. Foram realizados 100 testes rápidos para detecção de HIV e de Sífilis, sendo 50 diagnósticos para cada patologia. Também foram distribuídos 500 preservativos femininos e 1728 masculinos.

A ação de prevenção e saúde envolveu quatro profissionais da área, entre eles, enfermeiros, psicólogo e assistente social. Ainda contou com o apoio de um motorista com veículo. De acordo com a enfermeira Edilene Cardoso, “a aceitação dos testes teve o resultado melhor que o esperado. Muitas pessoas realizaram pela primeira vez e não demonstraram resistência ou receio durante o procedimento”. 

Para Diala Magalhães, coordenadora da Parada LGBT, em Ilhéus, o movimento tem um papel importante para o respeito às diversidades e os cuidados com a saúde. "O evento é importante porque conscientiza o público sobre os direitos dos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Também o respeito às diversidades. E principalmente o alerta e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, destacou. 

A 12ª edição da Parada LGBT teve como madrinha Dean Brito, esposa do vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá). A animação da festa, contou com artistas locais e a transformista do Aisha Pink de Porto Seguro. As bandas Os Xavequeiros e Na Pegada da Lôra fizeram muita animação e ainda teve o som dos DJs Primus e Rodrigo Lima.