Shows

XXI Festival de Música Instrumental apresenta Grafilds, na quinta, 30

Samba, choro e gafieira agitam o Festival de Música Instrumental da Bahia
Secult , Salvador | 27/06/2016 às 18:29
Grupo Grafilds
Foto: DIV
A segunda etapa do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia conta com muita música e astronomia. Na próxima quinta (30) é o grupo Gafilds que alegra a noite do Museu Náutico, no Farol da Barra, às 19h. Em seguida, Fernando Munaretto realiza a palestra Identificando as Constelações, levando ao público seu conhecimento astronômico.
 
Integrado ao calendário de eventos culturais do Estado, com a curadoria do maestro Zeca Freitas e do pianista e ator Fernando Marinho, o XXI Festival de Música Instrumental da Bahia é uma realização da Associação Instrumental da Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 
 
O encontro entre música e astronomia continua também nas quintas-feiras de julho, até dia 21. A primeira etapa do Festival aconteceu de 9 a 12 de junho, no Teatro Castro Alves. As próximas apresentações contam com ACordaOSopro Duo (7/7), Hermógenes Araújo, 14/7, e  Grupo Ventarolla, 21/7.
 
Gafilds - Samba, Choro e Gafieira - Criado em 2015, o grupo  Gafilds, além do seu repertório autoral, toca  grandes sucessos do Samba, Choro e da Gafieira, com nova roupagem e inspirados em nomes como Pixinguinha, Chico Buarque, Cartola, Chiquinha Gonzaga, entre outros. O Gafilds  é formado por Thim Vieira (trombone), Javan Pacífico (trompete), Rodrigo Soares (violão sete cordas) e Marcelo Silva ( percussão). O nome Gafilds foi uma invenção de Thim Vieira,  idealizador do grupo, onde ele quis se referir ao estilo Gafieira e fazer uma ligação com os gatos, que são animais, segundo histórias conhecidas, que gostam de sair à noite, característica parecida com a dos músicos, que saem muito à noite para tocar. 
 
Fernando Munaretto - Paranaense radicado na Bahia, Fernando Munaretto vem desenvolvendo trabalhos voltados ao ensino e à divulgação da astronomia em parceria com escolas  e outras instituições. Atua com educação e divulgação da astronomia, ministrando palestras e observações do céu ao ar livre na Chapada Diamantina, em sessões na cúpula do Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e em sítios históricos de Salvador, como o Forte Santo Antônio da Barra, sede do Museu Náutico (Farol da Barra). Escreve para o blog O Guardador de Estrelas, do portal iBahia, e participa pelo segundo ano da programação cultural do Festival de Música Instrumental da Bahia.
 
Mais informações para imprensa: João Saldanha
98808-9179 (Oi) 99285-3046 (Tim)
 
SERVIÇO:
XXI Festival de Música Instrumental da Bahia - Segunda Etapa
Gafilds e Palestra com Fernando Munaretto
Quando: 30 de junho, 19h
Quanto: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)
Produção: Mil Produções
Realização: Associação Instrumental da Bahia