Saúde

COVID; MELBOURNE ADOTA LOKDOWN E 5 MILHÕES PESSOAS FICARÃO CONFINADAS

Melbourne detetou 191 novos casos da doença em 24 horas, e Andrews revelou que agora há muitas infeções que têm de ser rastreadas.(Com DN e ABC)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/07/2020 às 11:19
Police vai fiscalizar os australianos
Foto: ABC
  Mais de cinco milhões de habitantes de Melbourne ficarão confinados por seis semanas depois de ter sido detetado um surto de novos casos de covid-19 naquela que é a segunda maior cidade australiana, anunciaram as autoridades esta terça-feira.

  O primeiro-ministro, Daniel Andrews, disse que o novo confinamento tem início à meia-noite de quarta-feira e durará pelo menos seis semanas. "Não podemos fingir" que a crise do novo coronavírus acabou", disse o responsável aos habitantes.

Melbourne detetou 191 novos casos da doença em 24 horas, e Andrews revelou que agora há muitas infeções que têm de ser rastreadas.

"Estes são números insustentáveis",afirmou. "Ninguém queria estar nesta posição. Sei que haverá enormes quantidades de danos. Será muito desafiante" , acrescentou o primeiro-ministro da Austrália.

A maioria dos estudantes irá regressar ao ensino remoto, enquanto os restaurantes e cafés estarão limitados a servir apenas take-away. A alternativa ao confinamento seria o surgimento de "milhares e milhares de casos", frisou Andrews.

Embora este novo lockdown cubra a área metropolitana de Melbourne, todo o estado de Victoria ficará isolado do resto do país a partir desta terça-feira à meia-noite, quando as fronteiras do estado forem encerradas.

A polícia e os militares estão a patrulhar dezenas de passagens na fronteira e a usar drones e aviões para vigiar a vasta fronteira com outros estados onde a covid-19 foi contido com sucesso.

Na semana passada, as autoridades de saúde já tinham "fechado" cerca de 300.000 moradores de Melbourne até ao final de julho, mas essa proibição vai agora além dos limites de cada bairro.

VICTORIA

Se você é residente em NSW em Victoria, pode voltar para casa, mas precisará se auto-isolar por duas semanas. Os residentes de NSW que retornam de um hotspot de Melbourne já precisam fazer isso.

Se você não é um residente de NSW e deseja entrar no estado a partir de Victoria, precisa solicitar uma isenção através do Serviço NSW. As isenções em si serão fornecidas pela NSW Health e aplicadas pela polícia de NSW.

O governo de NSW não disse exatamente quem será elegível para uma permissão, mas que muitos deles não serão entregues.

Eles só seriam concedidos em circunstâncias excepcionais, disse o ministro da Saúde, Brad Hazzard.