Saúde

Salvador recebe 60 respiradores para atendimento a pacientes com COVID

A apresentação dos equipamentos foi feita pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (10)
Secom Salvador , Salvador | 10/06/2020 às 19:30
Salvador recebe 60 respiradores para atendimento a pacientes com COVID
Foto: Max Haack/Secom

Salvador ficará ainda mais preparada para atender pacientes infectados pelo coronavírus, com os 60 novos respiradores doados pelo Ministério da Saúde e que chegaram à capital baiana no início desta semana. A apresentação dos equipamentos foi feita pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (10), na Central de Logística do Município, na Estrada Campinas de Pirajá, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Saúde, Léo Prates, e imprensa.

 

Os novos respiradores são fundamentais para a ampliação do número de leitos na cidade e serão distribuídos em três unidades de saúde. Vinte deles serão destinados para a segunda tenda do hospital de campanha  do Wet’n Wild, na Avenida Paralela - vale lembrar que a instalação já conta com 50 leitos de UTI e 40 clínicos funcionando. A projeção é que a nova estrutura, que contará com mais 100 vagas - sendo que 80 para atendimentos clínicos e 20 de terapia intensiva - seja inaugurada na próxima semana.

 

Mais 20 respiradores irão para o Hospital Sagrada Família, no Bonfim. A unidade foi contratualizada pela Prefeitura para receber pacientes com Covid-19 e já tinha 20 leitos de UTI disponíveis. Com a entrega dos novos respiradores, portanto, a capacidade de atendimento de terapia intensiva dobrará no local.

 

Os demais 20 aparelhos serão instalados no Hospital Salvador, na Federação. De acordo com o prefeito, a partir deste final de semana, o espaço vai se incorporar ao sistema de assistência à saúde do município. Atualmente, o local possui dez leitos de UTI com equipamentos do próprio hospital.

 

“Desde o princípio da pandemia, nosso maior objetivo tem sido oferecer um número crescente de leitos para internamento hospitalar, voltados para tratar casos de coronavírus. Por conta disso, não tivemos saturação do sistema de saúde e estamos assegurando internamento de todos os pacientes que demandam nossa rede”, disse ACM Neto. Ele acrescentou, ainda, que Salvador tem recebido pessoas infectadas de outras cidades do interior baiano.

 

Evitando o colapso – Também foi destacado o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o governo do Estado, tanto na soma de esforços para zerar a fila de espera na regulação quanto na oferta de vagas. “A meta é reduzir de maneira expressiva a taxa de ocupação de leitos e assegurar que não exista filas nas UPAs e emergências. Só a partir daí, teremos uma perspectiva concreta e segura para adotar medidas de flexibilização e retomada de atividades que estão paralisadas”, disse o prefeito.

 

Para o gestor, não é possível afastar a possibilidade do colapso do sistema de saúde no município. O índice de ocupação tem se mantido um pouco acima dos 70%, sendo que o ideal é que esse volume esteja abaixo dos 60%.

 

“Ninguém pode dizer que não há risco de saturação. Ontem (9), a rede particular da cidade bateu 83% de ocupação. Têm hospitais particulares que não estão atendendo mais pacientes e a consequência é aumento da demanda na rede pública. Porém, nossas perspectivas são cada vez melhores. A esperança é muito grande de não ter colapso nem em junho nem em julho”, acrescentou ACM Neto.

 

Apelo – O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, fez um apelo para a população continuar seguindo as medidas de proteção. “Temos conseguido baixar a taxa de ocupação de leitos de UTI por expansão, ou seja, por um esforço entre os governos municipal e estadual. Mas precisamos diminuir a demanda e, para isso, é necessária a colaboração das pessoas, adotando isolamento social, ficando em casa e, se precisar sair para trabalhar, usar máscara.”