Saúde

Idosos e pessoas com deficiência curtem em camarotes acessíveis

Os três camarotes têm capacidade para receber 850 pessoas ao longo da folia
Secom Salvador , Salvador | 22/02/2020 às 13:41
Idosos e pessoas com deficiência curtem o Carnaval em camarotes acessíveis
Foto: Romildo de Jesus/Secom

Idosos com idade a partir de 60 anos e pessoas com deficiência já começaram a curtir o Carnaval nos camarotes acessíveis montados pela Prefeitura nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Avenida) e Batatinha (Pelourinho). Por meio das estruturas, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) busca deixar a festa cada vez mais inclusiva.

  No início da tarde desta quinta-feira (21), o camarote acessível do Campo Grande recebeu 22 pessoas. As três irmãs Jamile Nadier, 70, Delvair Nadier, 72, e Maria Júlia, 74, aproveitaram a passagem dos trios em grande estilo. Fantasiadas com colar de havaiana e de Mulher Maravilha, elas dançavam a cada apresentação que passava. “Gostei muito. Estou achando tudo excelente, a estrutura, a recepção e as apresentações”, disse.

  Regina Bortolo, de 61 anos, aproveitou a tranquilidade do Circuito Osmar para dar um passeio e acompanhar as atrações de perto. “Eu estou muito feliz, sempre gostei muito do carnaval, e o camarote acessível nos possibilita brincar em segurança. Ontem eu estive no camarote acessível de Ondina e vi grandes atrações como Claudinha e Carlinhos Brown. Foi fantástico”.

  “Quando falamos em fazer o maior Carnaval de todos os tempos, passa por fazer uma festa inclusiva e com respeito às diferenças. O Carnaval de Salvador é uma das festas mais democráticas do mundo e a ideia do camarote acessível vem nesse sentido de fazer um Carnaval para todos, sem distinção e com muita alegria, amor e respeito”, afirma a titular da Sempre, Ana Paula Matos.

  Funcionamento – Os três camarotes têm capacidade para receber 850 pessoas ao longo da folia. Para ter acesso, é preciso estar previamente cadastrado pelo site camaroteacessivel. salvador. ba. gov. br. O camarote situado no Campo Grande tem capacidade para 50 pessoas por dia e está disponível a partir de hoje (21), das 12h às 20h.  

  O da Piedade tem 100 vagas por dia apenas para pessoas com deficiência e também começou a funcionar hoje, no horário das 13h às 21h. Já o camarote acessível de Ondina conta com 100 vagas mistas por dia, tanto para pessoas com deficiência como para idosos, e está em funcionamento desde ontem (20), das 16h às 2h.