Saúde

LAURO: Saúde avalia conhecimento dos jovens sobre prevenção a AIDS

Independe do sexo, orientação sexual e classe social, atualmente é a população mais vulnerável”, disse Franklin.
Da Redação , Salvador | 10/09/2019 às 09:28
Conhecimento sobre prevenção
Foto:
Jovens com idade entre 15 e 19 anos foram o público alvo do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (Sesa) no último domingo (9). Eles responderam ao Questionário para Avaliação e Conhecimento de Métodos de Prevenção nas Relações Sexuais. A ação foi realizada no estacionamento do Restaurante Popular, onde o público assistia a apresentações musicais automotivas.

Os jovens responderam perguntas referentes ao uso de preservativos, informações sobre a PEP - medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV - e se conheciam o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) localizado na Avenida Beira Rio.  “Esse questionário servirá de base para a apresentação do boletim epidemiológico no final deste ano”, salientou Franklin Silva, coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Sesa.

Além do questionário, foram distribuídos 1.350 preservativos femininos e masculinos, 600 gel lubrificantes e realizados testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites. “Estamos abordando os jovens e adolescentes. Essa faixa etária é a que mais tem registrado notificações de infecções sexualmente transmissíveis. Independe do sexo, orientação sexual e classe social, atualmente é a população mais vulnerável”, disse Franklin.