Saúde

Lauro: Hospital Jorge Novis implementa atendimento para dor crônica

Hopital comemora dois anos com implementação de atendimento ambulatorial para dor crônica
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 16/08/2019 às 19:15
Dois anos do HMJN
Foto: Edgar Copque
Usuários, servidores e gestores do Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMDJN), na Itinga, comemoraram nesta sexta-feira (16) dois anos de reabertura da unidade com o marco de 50 mil procedimentos realizados e a implementação do atendimento ambulatorial para dor crônica, mais um serviço pioneiro na rede pública municipal de Lauro de Freitas.
Agora, o equipamento que realiza diariamente cerca de 10 a 12 procedimentos cirúrgicos sem nenhum caso de infecção hospitalar neste período, contará com o tratamento de bloqueio, acupuntura, fisioterapia e aurículoterapia para o tratamento de dores crônicas que são os motivos mais recorrentes de afastamento laboral.
A prefeita Moema Gramacho comemorou os resultados do Jorge Novis que foi encontrado fechado, no início de 2017, e com a estrutura física comprometida. “Foi um desafio, mas que a todo o momento sabíamos que iria dar certo e o êxito veio logo no primeiro ano, quando no mutirão de cirurgias, em parceria com o governo estadual, em apenas 56 dias realizamos mais de 1000 cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), e histerectomia (útero), um recorde no estado. Em 2018 repetimos a ação com 453 procedimentos e em 2019 não foi necessário por conta da redução da demanda, ou seja, nós conseguimos atender a população nestes procedimentos”, afirmou.
O diretor médico do HMDJN, Rogério Medrado, frisou que o equipamento em 2018 passou a levar seus serviços até a comunidade com o programa “Jorge Novis Itinerante - O Jorge vai até você”. A proposta já realizou edições nos bairros do Quingoma e em regiões mais distantes da Itinga colocando a disposição da população médicos clínicos, exames preventivos, planejamento familiar e exames do equipamento como ultrasson e ecocardiograma.
“Nós atendemos priorizando o serviço humanizado com acolhimento”, disse. O HMDJN também integra o Prefeitura em Ação -  programa que engloba serviços de todas as pastas da gestão e que acontece um vez no mês em localidades diferentes do município. “A unidade é responsável pela realização dos exames”, destacou.
Ao lado da coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) Elisa Daltro, o secretário Vidigal Cafezeiro pontuou os avanços da saúde nos últimos anos em Lauro de Freitas e dos equipamentos que devem ser entregues ainda este ano.
“Nós estamos atualmente com 75% de cobertura na Atenção Básica (AB) e vamos entregar mais postos de Saúde, como o Pronto Atendimento do Centro, a unidade mista de Areia Branca e em parceria com o governo do estado o Hospital Metropolitano e Policlínica Metro Recôncavo Norte. A meta é atingirmos 100% de cobertura da Atenção Básica”, disse.